10 carros brasileiros com pinturas polêmicas

Como não se lembrar do famoso Fiat Uno marca texto ou do Ford Ka creme, entre outras cores incomuns
Diego Dias
Por
27.09.2024 às 10:43
Compartilhe:
Como não se lembrar do famoso Fiat Uno marca texto ou do Ford Ka creme, entre outras cores incomuns

O mercado de carros no Brasil ainda é dominado por modelos com pinturas sóbrias, basta reparar pelas ruas do país onde prata, branco, preto e cinza ainda prevalecem. Mas de fato as fabricantes tentam sempre emplacar mais cores vivas, principalmente em lançamentos, embora o mercado ainda seja dominado por tons mais neutros. A questão é que, junto dessas cores mais vivas, sempre têm aquelas mais polêmicas.

Exemplos não faltam no mercado automotivo atual, mas Mobiauto elencou 10 carros que trouxeram para terras tupiniquins cores um tanto polêmicas e que são lembradas até hoje. São cores de gosto duvidoso, ou mesmo aquelas no melhor esquema “ame ou odeie”, já que gosto por cores é um tanto subjetivo, tal qual como o design.

Você também pode se interessar por:

Confira abaixo 10 carros com pinturas polêmicas que tivemos no mercado nacional.

VW Voyage Verde Alámo

Lançado em 1982, o VW Voyage deu as caras no mercado brasileiro pouco tempo depois do saudoso Gol, que fez sua estreia em 1980. Apesar de estarmos diante de um período de 40 anos atrás, época na qual era mais comum esses tons pastéis, a cor Verde Alámo famosa no Voyage quadrado clássico não é das mais felizes da indústria automotiva nacional. Não é um cinza propriamente dito, nem mesmo um verde sólido autêntico – fica literalmente no meio do caminho entre os dois tons. O que podemos dizer é que a Volkswagen tem uma cor relativamente próxima hoje chamada de Cinza Moonstone, sim, aquele famoso tom cinza sólido apelidado carinhosamente pelos brasileiros de “cinza portão” ou “durepóxi”.

Fiat Uno Amarelo Citrus

Como não se lembrar da segunda geração do Fiat Uno, que foi lançada em 2010 com a propaganda “Uno-duni-tê” muito lembrada até hoje, principalmente pelas cores mostradas para o hatch compacto, que tinha um catálogo extenso de opções para a carroceria. Mas a mais polêmica e lembrada delas é a cor tipo “caneta marca texto”, tom chamado de Amarelo Citrus pela marca. Sem dúvidas você não passará despercebido caso ande em um Fiat Uno nesta tonalidade, é impossível ser discreto.

Ford Ka Branco Vanilla

Foi quase unanimidade na redação da Mobiauto que a cor creme do Ford Ka de terceira geração é uma das mais esquisitas. É verdade que ela passaria despercebida em um veículo lançado na década de 1970 ou 1980, mas em um modelo que estreava em 2014 a chamada cor Branco Vanilla era um tanto incomum. Convenhamos que parece mais um tom de bege claro, mas no documento o hatch da marca do oval azul era caracterizado de branco mesmo. Além disso, não combinava nada com as linhas esguias e mais modernas do Ford Ka.

Chevrolet Agile Amarelo Carman

Vendido no Brasil entre 2009 e 2016, o Chevrolet Agile não foi exatamente um sucesso para a marca da gravata dourada, mas foi um hatch de transição naqueles tempos até a chegada do Onix – este um sucesso absoluto. O que não ajudava o Agile era que seu design passou longe do conceito Arara Azul, pois estreou com grade e faróis enormes que não conversavam com restante da carroceria, sem contar que a cor de lançamento Amarelo Carman, num tom metálico, evidenciava ainda mais suas linhas, digamos, pouco inspiradas.

Ford Fiesta 1997 Verde Jamaica

Esse também um modelo mais antigo na lista, mas que não pode passar despercebido: Ford Fiesta de 1997, o famoso Fiesta tristonho que tinha como uma das principais cores no catálogo o tal Verde Jamaica. Era uma tonalidade metálica e que não combinava tanto com o hatch compacto, sobretudo quando vinha com para-choques sem pintura, o que deixava seu estilo ainda mais esquisito. Sem dúvida os anos 1990 também foram marcantes para apostas em cores vibrantes.

Peugeot 206 SW Escapade Amarelo Persépolis

Nos anos 2000 o mercado de automóveis ainda contava com as saudosas peruas, sendo que a Peugeot 206 SW Escapade era uma das mais interessantes disponíveis. A versão Escapade tinha proposta aventureira e, para se destacar frente a Fiat Palio Weekend Adventure na época, a Peugeot resolveu colocar a cor Amarelo Persépolis nesta configuração. É uma tonalidade que lembra a usada no Agile, ou seja, tão polêmica quanto e que acabou sendo mais utilizada para ilustrar os materiais de divulgação naqueles tempos.

Hyundai ix35 laranja Launching Edition

Em meados de 2015 o Hyundai ix35 era um dos SUVs médios mais vendidos do mercado brasileiro e assim ganhava a famosa atualização de meia-vida. Junto do facelift promovido na dianteira com grade e para-choques, além de faróis com novo arranjo interno, o utilitário teve a versão Launching Edition para marcar essa atualização. O detalhe era que ela era a única num tom extravagante laranja metálico, que destoava do gosto do segmento, que tinha preferência por tons como preto e prata.

Chevrolet Spin Azul Macaw

Presente no mercado brasileiro há 12 anos, a Chevrolet Spin sofreu grandes reestilizações ao longo desse tempo, sendo a primeira em 2018 como linha 2019. É verdade que a Spin ganhou design muito mais bem acertado do que a versão original, mas a cor de lançamento não era exatamente a que acabamos vendo nas ruas, pois a cor batizada de Azul Old Blue Eyes era um tanto chamativa, o que acabava destoando da proposta de um carro familiar, geralmente em tons mais sóbrios.

VW Crossfox Laranja Atacama

“Olha o carro da Telesp aí”. Caso você tenha menos de 25 anos, provavelmente não vai lembrar dos carros de serviço da Telesp (Telecomunicações de São Paulo), companhia telefônica estatal do estado de São Paulo que contava com frota de carros laranja. A cor do VW Crossfox de 2009, aquele modelo já reestilizado, contava com a chamativa cor sólida chamada de Laranja Atacama, que sem dúvidas buscava continuar a tradição do modelo anterior que tinha a cor amarela, que acabou caindo no gosto do público. Algo que não ocorreu com o segundo Crossfox, seja pela cor chamativa e menos usual ou por sua precificação, já que à época tinha os SUVs tradicionais para brigar.

Renault Twingo Azul Bleu Outremer

Apesar dessa cor estar mais próxima do roxo do que para o azul, o Renault Twingo que foi comercializado no Brasil entre 1994 e 2002 tinha a oferta no catálogo de cores (que era um tanto alegre, vale dizer) a chamada cor Bleu Outremer, ou Azul Ultramarino traduzido do francês. O subcompacto tinha design chamativo e um catálogo de cores que brincava com tons chamativos, fazendo tais combinações inclusive com os revestimentos dos bancos e painéis de portas da cabine.

Foto VW Voyage: Fontana Veículos

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários