Carros que comprávamos há 3 anos por R$ 100.000 e o que compramos hoje
Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada
Nos últimos três anos, consumidores de autos sofreram com os reajustes agressivos nos preços dos automóveis. Analisando os valores dos carros em 2020, e a realidade atual, temos cenários completamente diferentes.
Se atualmente com R$ 100.000 fica difícil conseguir algo além do modelo de entrada de marcas populares, há três anos era possível levar a versão intermediária ou topo de linha de SUVs, como: VW T-Cross, Nissan Kicks e Honda HR-V.
Agora com o mesmo valor, o único SUV que é possível comprar é o Fiat Pulse e vale ressaltar que é na versão de entrada. Ou um Chevrolet Onix em uma versão intermediária ou uma das configurações mais básicas do Hyundai HB20S.
Você também pode se interessar por:
· Os 10 SUVs zero-quilômetro mais baratos do Brasil em 2023
· Os carros mais vendidos no Brasil em fevereiro de 2023
· Acredite: a marca do seu carro pode determinar o nível do seu QI
Não há sequer um sedan médio zero-quilômetro abaixo da casa dos seis dígitos. Outra mudança que chama atenção era a quantidade de SUVs abaixo dos R$ 100.000 há três anos. Só listados aqui abaixo temos sete.
Quem quer um carro zero-quilômetro nesta faixa também precisará se contentar com modelos menos potentes.
Se em 2020 era possível arrebatar um Caoa Chery Tiggo 7 com motor 1.5 turbo de 150 cv, agora o melhor que temos, considerando os parâmetros de preço desse comparativo, é o Hyundai HB20 com motor 1.0 turbo de 120 cv.
É normal que os valores de carros zero-quilômetro fiquem mais caros com o passar do tempo, mas devido a pandemia, as marcas inflaram os preços mais do que o esperado e mais do que a maioria dos brasileiros estava preparado para bancar.
Abaixo, separamos dez modelos que custavam R$ 100.000 há três anos e alguns modelos que temos nessa faixa de valor atualmente. Muito mais explicativo do que qualquer dissertação sobre o assunto é de fato ver o que o seu dinheiro era capaz de comprar e o que é possível pagar hoje.
10 Carros que custavam R$ 100.000 3 anos atrás
Volkswagen T-Cross Highline AT
Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 8,5 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada com etanol, e 12,2 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina
Volkswagen Virtus Highline AT
Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 7,8 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada com etanol, e 11,2 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada com gasolina
Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo AT
Desempenho: 116 cv e 16,3 kgfm
Consumo: 8,2 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol, e 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada com gasolina
Caoa Chery Tiggo 7 1.5 T DCT 2020
Desempenho: 150 cv (etanol) / 147 cv (gasolina) e 21,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 6,6 km/litro na cidade e 7,6 km/litro na estrada com etanol, e 9,7 km/litro na cidade e 10,9 km/litro na estrada com gasolina
Volkswagen Nivus Highline AT
Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 8,5 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada com etanol, e 12,2 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina
Caoa Chery Arrizo 6 GSX 1.5 Turbo CVT
Desempenho: 150 cv (etanol) / 147 cv (gasolina) e 21,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 7,6 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada com etanol, e 11 km/litro na cidade e 13,3 km/litro na estrada com gasolina.
Honda HR-V 1.8 LX AT
Desempenho: 139/140 cv a 6.300 rpm 17,3/17,4 kgfm de torque a 5.000 rpm
Consumo: 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol / 11 km/litro na cidade e 12,3 km/litro na estrada com gasolina
Nissan Kicks 1.6 SV Pack Plus
Desempenho: 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm de torque 4.000 rpm
Consumo: 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol e 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina
Jeep Renegade Spor 1.8 AT
Desempenho: 139 cv / 135 cv a 5.750 rpm e 19,2/18,7 kgfm a 3.750 rpm
Consumo: 6,9 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol, e 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina
Chevrolet Cruze 1.4 Turbo LT AT
Desempenho: 150/153 a 5.200 rpm e 24/24,5 kgfm de torque a 2.000 rpm
Consumo: 7,8 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada com etanol / 11,3 km/litro na cidade e 14 km/litro na estrada
Carros 2023 na faixa de R$ 100.000 em 2023
Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Preço: R$ 98.990
Desempenho: 98/107 cv a 6.250 rpm 13,2/13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm
Consumo: 9,2 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na cidade; 10,4 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina
Leia também: Avaliação: Fiat Pulse 1.3 CVT, o SUV automático mais barato do Brasil
Toyota Yaris Hatch 1.5 XL CVT
Preço: R$ 96.550
Desempenho: 105/110 cv (G/E) a 5.600 rpm e 14,3/14,9 (G/E) kgfm de torque a 4.000 rpm
Consumo: 8,7 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada com etanol / 12,2 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina
Leia também: Toyota Yaris 2023: tudo sobre a família de hatch e sedan
Toyota Yaris Sedan 1.5 XL CVT
Preço: R$ 96.490
Desempenho: 105/110 cv (G/E) a 5.600 rpm e 14,3/14,9 (G/E) kgfm de torque a 4.000 rpm
Consumo: 9 km/litro na cidade e 10,6 km/litro na estrada com etanol / 13 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina
Leia também: Toyota Yaris hatch e sedan: os principais problemas, segundo os donos
Peugeot 208 Style 1.0 MT
Preço: R$ 96.590
Desempenho: 71/75 (G/A) cv a 6.000 rpm e 10/10,7 kgfm a 3.250 rpm
Consumo: 9,6 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol / 13,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina
Leia também: Peugeot 208 Style: quem disse que carro 1.0 não pode ser estiloso?
Hyundai HB20 1.0 TGDI Comfort MT
Preço: R$ 96.490
Desempenho: 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm
Consumo: 9,4 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol / 13,4 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina
Leia também: Hyundai HB20 2023: 5 motivos para comprar e 5 motivos para não comprar
Hyundai HB20S 1.0 1 Limited MT
Preço: R$ 94.290
Desempenho: 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm
Consumo: 9,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol / 13,2 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina
Leia também: Avaliação: Hyundai HB20S, o que é bom e o que poderia ser melhor
Fiat Argo Trekking 1.3 AT
Preço: R$ 96.990
Desempenho: 107/98 cv a 6.250 rpm e 13,2/13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm
Consumo: 8,9 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol / 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina
Leia também: Fiat Argo 2023 CVT é o novo carro automático mais barato do Brasil
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Preço: R$ 97.990
Desempenho: 113/120 cv a 5.750 rpm e 15,4/15,7 kgfm a 4.000 rpm
Consumo: 7,2 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol e 10,3 km/litro na cidade e 12,4 km/litro com gasolina
Leia também: Avaliação: novo Citroën C3 é o resgate do carro popular “raiz”
Fiat Cronos Drive 1.3 CVT
Preço: R$ 98.990
Desempenho: 107/98 cv a 6.250 rpm e 13,2/13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm
Consumo: 9,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol e 13,3 km/litro na cidade e 5 km/litro com gasolina
Leia também: Avaliação: Fiat Cronos 1.0 2023 consegue ser mais que sedan de Uber?
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT MT
Preço: R$ 99.250
Desempenho: 116 cv a 5.500 rpm e 16,3/16,8 kgfm de torque a 2.000 rpm
Consumo: 8,4 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com etanol e 12,3 km/litro na cidade e 16,8 km/litro com gasolina
Leia também: Avaliação: Chevrolet Onix tem cacife para voltar a ser líder de vendas?
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT AT
Preço: R$ 99.990
Desempenho: 116 cv a 5.500 rpm e 16,3/16,8 kgfm de torque a 2.000 rpm
Consumo: 8,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 11,8 km/litro na cidade e 14,9 km/litro com gasolina
Leia também: Avaliação: por que o Chevrolet Onix Plus é um sedan tão bom de venda?
VW Saveiro Cabine Simples Trendline
Preço: R$ 96.780
Desempenho: 116/106 cv a 5.750 rpm e 16,1/15,4 kgfm a 4.000 rpm
Consumo: 7,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol e 10,8 km/litro na cidade e 12,4 km/litro com gasolina
Leia também: VW Saveiro 2024: Mudanças serão suficientes contra Strada e Montana?