Antigo Chevrolet Cobalt é vendido zero km por R$ 50 mil bem longe daqui
Sedan que saiu de linha no Brasil há quatro anos é alternativa ao país impedido de importar veículos novos
O Chevrolet Cobalt saiu de linha no Brasil em 2020, para dar lugar ao Onix Plus, mas segue firme e forte no Uzbequistão, onde é fabricado pela empresa estatal UzAuto Motors. No país, que fez parte da antiga União Soviética, o sedan é chamado de Ravon R4 e ainda conserva o visual anterior à reestilização que o Cobalt brasileiro recebeu em 2017.
Você pode se interessar por:
- Chevrolet Tracker Premier 2025: o que você deve saber antes de comprar um
- Por que o Chevrolet Equinox elétrico chegou tão caro?
- Chevrolet Equinox terá versão híbrida para peitar o BYD Song Plus
- Chevrolet Zafira 0km é vendida a preço de VW Nivus Comfortline
Desde 2012, o Cobalt é fabricado na cidade uzbeque de Asaka pela joint venture formada pela estatal UzAvtoSanoat (75% de participação) com a General Motors (25%). No entanto, essa parceria começou a ser desfeita para a formação da UzAuto Motors, em 2015, quando o sedan passou a ser comercializado com o logotipo da nova marca, a Ravon.
Embora seja vendido no Uzbequistão há mais de uma década, o Cobalt nunca sofreu atualizações. O motor, aliás, é diferente do modelo brasileiro: no lugar dos 1.4 (106 cv) e 1.8 (111 cv) de 8 válvulas flex, o sedan é movido por um 1.5 de 16 válvulas a gasolina de 106 cv de potência e 13,7 kgfm de torque, combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
A Ravon informa que o modelo tem consumo médio de 9,6 km/l na cidade e acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos.
Para comprar um Ravon R4 no Uzbequistão, o cidadão precisa preencher um formulário no site da fabricante, escolher as configurações do carro e aceitar os termos do contrato para entrar em uma fila de espera. O processo demora cerca de três meses para ser finalizado até o consumidor ir a uma concessionária concretizar a compra do veículo.
Os carros da UzAuto Motors têm sido uma alternativa para os russos que ficaram impedidos de comprar veículos importados novos devido ao embargo imposto ao país pelo Ocidente após o início da guerra contra a Ucrânia. A Kazakhstani Keles Distribution, que importa os carros da UzAuto Motors semidesmontados para finalizá-los no Cazaquistão, aproveita o acordo de livre-comércio para enviá-los à Rússia.
O preço sugerido do Ravon R4 na Rússia é de 851 mil rublos, valor equivalente a R$ 50.100 em conversão direta na cotação atual.
No site da marca, há uma lista com 11 opções de cores, incluindo uma chamativa tonalidade amarela. Já o interior tem aparência mais sóbria, com bancos de tecido e acabamento em tons de cinza. No lugar da central multimídia que equipava o Cobalt brasileiro, o Ravon R4 possui um simples rádio AM/FM com toca CDs.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp