Como a Honda preparou os motores de HR-V e City para o Proconve em 2025

Dupla é equipada com dois dos principais motores da montadora no Brasil

Vinicius Moreira
Por
06.11.2024 às 13:16

Os dois modelos de maior volume da Honda no Brasil são Honda HR-V e Honda City - nas carrocerias hatchback e sedan. No caso do SUV, são duas opções de motorização: aspirada e turbo, enquanto na família City vai somente a aspirada.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

O 1.5 aspirado flex equipa toda a linha City e as versões mais básicas do HR-V, nas versões EX e EXL. Esse trem de força oferta até 126 cavalos de potência e 15,8 kgfm de torque. Já as versões Advance e Touring do SUV médio recebem o 1.5 turbo flex, que entrega 177 cv e 24,5 kgfm de torque.

Você também pode se interessar por:

Ambos já estão aptos para venda, mesmo com emissões da oitava fase do Proconve, que inicia em 2025. Isso quer dizer que a Honda já se movimentou para deixar seus motores 1.5 com o nível de emissões suficientes para passar no PL8.

O que é o Proconve?

Instituído em 1986, o Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) é mais antigo do que parece, mas foi nos últimos anos que as regras de emissões de poluentes mexeram de fato com o mercado brasileiro.

O PL8 citado acima inicia em 2025, mas terá novas fases em 2027 e 2029. Até o PL7, os carros de passeio precisavam cumprir um teto de 80 mg/km de Nmog + Nox no caso de carros de passeio; 140 mg/km para comerciais leves flex, como picapes, vans e furgões; 320 mg/km para utilitários a diesel.

Para traduzir essas siglas, Nmog significa “gases orgânicos não metanos” (tradução livre), enquanto o Nox é óxidos de nitrogênio.

Já o PL8 traz essas exigências para 50 mg/km para automóveis e 140 mg/km para comerciais leves flex e diesel.

Como ficam Honda HR-V e City?

A Honda lançou recentemente uma leve atualização dos City Hatch e Sedan. Como os modelos são linha 2025, a Mobiauto questionou a montadora sobre possível alterações nos motores.

“Tanto os motores do City Hatch quanto Sedan já estão adequados ao PL8. Na verdade, desde 2021, [o motor] já tinha o nível de especificação para atender o Proconve PL8”, revelou Ariel Mogór, gerente de Marketing da Honda.

O que chamou atenção também foram as alterações de consumo de combustível da linha City. Mesmo assim, Mogór afirmou que “não é mudança de especificação”, mas sim nos processos de testes da Honda, que fizeram o produto ter leves alterações no consumo de combustivel.

Sendo assim, o City manteve o conjunto mecânico de antes da atualização. Assim, as versões de entrada do HR-V já estão garantidas dos entraves do PL8, segundo a marca.

Quanto as versões 1.5 turbo do HR-V, o executivo contou que serão feitas pequenas alterações, já que a usina não está preparada para o PL8. “Já estão sendo trabalhadas para atender a vigência [do PL8]”, resumiu o gerente.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade