Como a Honda preparou os motores de HR-V e City para o Proconve em 2025
Dupla é equipada com dois dos principais motores da montadora no Brasil
Os dois modelos de maior volume da Honda no Brasil são Honda HR-V e Honda City - nas carrocerias hatchback e sedan. No caso do SUV, são duas opções de motorização: aspirada e turbo, enquanto na família City vai somente a aspirada.
O 1.5 aspirado flex equipa toda a linha City e as versões mais básicas do HR-V, nas versões EX e EXL. Esse trem de força oferta até 126 cavalos de potência e 15,8 kgfm de torque. Já as versões Advance e Touring do SUV médio recebem o 1.5 turbo flex, que entrega 177 cv e 24,5 kgfm de torque.
Você também pode se interessar por:
- Próxima norma de emissões vai obrigar carros a serem híbridos no Brasil
- Como o Proconve L8 poderá afetar o rodízio de carros dentro de São Paulo
- Programa Mover: descarbonização e R$ 19 Bilhões de incentivo fiscal
- Programa Mover: substituto do Rota 2030 tem como foco os veículos híbridos flex
Ambos já estão aptos para venda, mesmo com emissões da oitava fase do Proconve, que inicia em 2025. Isso quer dizer que a Honda já se movimentou para deixar seus motores 1.5 com o nível de emissões suficientes para passar no PL8.
O que é o Proconve?
Instituído em 1986, o Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) é mais antigo do que parece, mas foi nos últimos anos que as regras de emissões de poluentes mexeram de fato com o mercado brasileiro.
O PL8 citado acima inicia em 2025, mas terá novas fases em 2027 e 2029. Até o PL7, os carros de passeio precisavam cumprir um teto de 80 mg/km de Nmog + Nox no caso de carros de passeio; 140 mg/km para comerciais leves flex, como picapes, vans e furgões; 320 mg/km para utilitários a diesel.
Para traduzir essas siglas, Nmog significa “gases orgânicos não metanos” (tradução livre), enquanto o Nox é óxidos de nitrogênio.
Já o PL8 traz essas exigências para 50 mg/km para automóveis e 140 mg/km para comerciais leves flex e diesel.
Como ficam Honda HR-V e City?
A Honda lançou recentemente uma leve atualização dos City Hatch e Sedan. Como os modelos são linha 2025, a Mobiauto questionou a montadora sobre possível alterações nos motores.
“Tanto os motores do City Hatch quanto Sedan já estão adequados ao PL8. Na verdade, desde 2021, [o motor] já tinha o nível de especificação para atender o Proconve PL8”, revelou Ariel Mogór, gerente de Marketing da Honda.
O que chamou atenção também foram as alterações de consumo de combustível da linha City. Mesmo assim, Mogór afirmou que “não é mudança de especificação”, mas sim nos processos de testes da Honda, que fizeram o produto ter leves alterações no consumo de combustivel.
Sendo assim, o City manteve o conjunto mecânico de antes da atualização. Assim, as versões de entrada do HR-V já estão garantidas dos entraves do PL8, segundo a marca.
Quanto as versões 1.5 turbo do HR-V, o executivo contou que serão feitas pequenas alterações, já que a usina não está preparada para o PL8. “Já estão sendo trabalhadas para atender a vigência [do PL8]”, resumiu o gerente.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp