Novo Jeep Renegade: o que esperar do SUV na linha 2022
Jeep Renegade se renova, fica mais potente nas versões 4x2 e troca o diesel pelo flex nas 4x4. Será esta a sua melhor faceta?
A chegada do novo Jeep Renegade é um dos lançamentos mais esperados, quiçá mais importantes, de 2022. Depois de apresentar as novidades do SUV a conta-gotas, como de costume, a Stellantis finalmente marcou a data de apresentação: 10 de fevereiro, conforme antecipado em primeira mão pela Mobiauto.
Por enquanto, a fabricante tem mostrado muita assertividade nas apostas para a linha 2022 do Renegade. Foi cirúrgica nas mudanças no visual externo, um dos principais responsáveis pelo sucesso do modelo - o SUV mais vendido em 2021. Por outro lado, talvez tenha sido muito econômica nas mudanças internas.
As principais mudanças do segundo facelift do modelo - que já recebeu um tapinha no visual em 2018 - estarão na motorização, que mudará por completo.
Sai o contestado motor 1.8 E.torQ aspirado flex e entra no lugar o 1.3 GSE turboflex, na configuração que já conhecemos de Compass, Commander e Fiat Toro: com tração 4x2 dianteira (dotada de bloqueio eletrônico do diferencial) e câmbio automático de seis marchas da Aisin. Até aí, tudo dentro das expectativas.
A grande novidade estará na troca do propulsor 2.0 MultiJet turbodiesel pelo mesmo 1.3 GSE, dotado de injeção direta e sistema MultiAir III, que promove a variação inteligente das válvulas de admissão. Neste caso, o turboflex será usado numa inédita configuração com tração 4x4 e caixa automática de nove marchas da ZF.
Tudo parece fazer muito sentido, afinal a Stellantis que aglutinar a faixa de preços do Renegade para não brigar nem com os Fiat Pulse e Fastback, nem com o Compass. Agora, a Stellantis só precisa acertar a mão nas etiquetas.
O que esperar do novo Jeep Renegade 2023?
O primeiro contato que a nossa reportagem teve com o Renegade 2022 foi em dezembro do ano passado. Viajamos até Curvelo (MG) para um teste off-road com a estreante configuração T270 4x4.
Na ocasião, o SUV estava camuflado, pois o seu novo visual ainda era um segredo que a marca queria guardar por mais tempo. Toda a apresentação se restringiu ao desempenho.
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Como em todas as versões o novo Renegade será empurrado pelo motor 1.3 turboflex quatro-cilindros 16V, a potência será sempre de 180/185 cv (G/E) e o torque, de 27,5 kgfm, seja na configuração 4x2 AT6 ou 4x4 AT9.
Embora o motor 1.8 aspirado tenha sido alvo de muitas críticas e piadas, ele era o responsável pela grande maioria das vendas do Jeep Renegade, enquanto o tão desejado motor a diesel tinha uma participação entre 8% e 9% nas vendas.
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O motor 1.3 GSE T4 promete ser uma aposta segura para o SUV, considerando que tem um desempenho incontestavelmente mais esperto que o do antigo motor aspirado, e com potencial para conquistar os fãs do 4x4 nas configurações de topo.
Em nosso teste, colocamos o SUV à prova em terrenos completamente desnivelados e com pouca aderência, por conta da lama, a ponto de uma das rodas perder contato com o chão. Passamos, ainda, por descidas com inclinação de 45º e subidas com inclinação de 40º, além de um lago com 40 cm de altura para completar a emoção.
Na avaliação do Jeep Renegade Trailhawk T270 4x4 fica constatado que o Renegade 4x4 não perdeu bravura ao trocar o motor a diesel pelo flex. Agora já chega de spoiler, para saber realmente do que ele é capaz só dando o play.
Visual novo, mas nem tanto
Depois da nossa aventura a bordo do Jeep Renegade, o canal no YouTube Mundo Drive antecipou um vídeo-teaser em baixa qualidade do novo design da versão Trailhawk T270 4x4, que provavelmente foi vazado no WhatsApp.
Com o fim do mistério, a fabricante compartilhou no dia seguinte o teaser oficial do novo Renegade, dessa vez em alta resolução, exibindo detalhes do visual renovado. Porém, as mudanças estéticas serão leves tanto por dentro quanto por fora.
O para-choque e a grade dianteira foram sutilmente redesenhados. Os faróis passaram a ser full-LED e as lanternas em LED ganharam uma nova assinatura em X. Espera-se que o para-choque dianteiro mantenha o mesmo ângulo de ataque nas configurações 4x2 e 4x4.
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No habitáculo, as mudanças foram mais pontuais ainda, concentrando-se no quadro de instrumentos 100% digital (que deve ser usado apenas nas versões de topo) e no volante, ambos herdados do Compass e Commander.
Também não foi desta vez que o Renegade ganhou central multimídia flutuante: ela continuará posicionada no centro do painel. Inclusive, o painel e o console central continuam com todos os detalhes de antes intactos. Como se pode ver, as novidades mais radicais se encontram mesmo sob o capô.
Novo Jeep Renegade: prováveis versões, itens e preços
Com visual e conjunto mecânico revelados, as versões, preços e alguns itens de série são as únicas informações que ainda correm em segredo. Mas é claro que já temos algumas pistas, que compartilhamos com os nossos leitores aqui.
A linha 2022 do Jeep Renegade terá mais versões que atualmente e uma configuração inédita, que deverá se chamar S. Outra informação privilegiada que nossa redação obteve é que as versões de entrada ficarão mais caras, para se descolar do Fiat Pulse. Assim, os preços da configuração 4x2 AT6 devem ficar entre R$ 120.000 e R$ 150.000.
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Em compensação, as versões 4x4 terão valor mais atrativo que o atual, entre R$ 150.000 e R$ 160.000. Por isso, a Stellantis aposta em uma democratização da tração nas quatro rodas, com maior participação nas vendas do Renegade 2022.
Pode parecer improvável, mas é justificável. Como o motor 2.0 turbodiesel era importado e o 1.3 turbo é nacional, isso contribuirá significativamente para um Renegade 4x4 mais barato. Além do mais, veículos com motores flex pagam um IPI menor do que aqueles a diesel.
Parece que já temos uma boa noção de como será o último capítulo dessa novela, mas claro que a Jeep pode se inspirar nos roteiristas e diretores para surpreender o público e não dar o gostinho dos especuladores descobrirem tudo antes do fim.
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