Por que o Jeep Renegade T270 é mais lento que o Commander com o mesmo motor?
O 0 100 km/h mais rápido do Commander 1.3 turbo em relação ao irmão menor explica por que nem ele nem o Compass ganharam versão turboflex 4x4
Provavelmente a Stellantis não esperava que esse pequeno detalhe viesse à tona tão cedo. Parece até inacreditável, mas o Jeep Commander T270 flex é 2 décimos de segundo mais rápido no 0 a 100 km/h que o novo Renegade equipado com o mesmo motor 1.3 turboflex de 180/185 cv (G/E) e 27,5 kgfm.
A diferença é mínima, mas não deixa de surpreender. Enquanto o novo Renegade Trailhawk T270 AT9 4x4, que será lançado no primeiro trimestre do ano que vem, vai de 0 a 100 km/h em 9,7/9,9 segundos (E/G), o Commander Limited AT6 4x2 precisa de 9,5/10,4 s (E/G) para fazer o mesmo. A desvantagem, portanto, se dá com etanol.
Como isso é possível, especialmente se a confirmação de que todas as versões do Jeep Renegade serão equipadas com o motor 1.3 turboflex já usado nos irmãos Compass e Commander chega como uma agradável notícia para os interessados pelo modelo e entusiastas do setor?
Quem já testou o Renegade com o novo motor sabe como ele está mais entusiasmante do que nunca, com todo respeito ao velho motor 2.0 MultiJet turbodiesel. Quem ainda não colocou o novo Renegade à prova, mas já ouviu da boa fama do T270 no Compass e no Commander, acredita que no SUV de entrada o resultado será ainda melhor, por ser um modelo menor.
Um raciocínio aparentemente óbvio, mas superficial. Você e eu sabemos que o desempenho de um modelo vai muito além do porte e quantidade de cavalos do motor. E isso se comprova com os irmãos da Jeep.
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Em relação ao Renegade atual, o novo T270 4X4 AT9 está mais rápido. O velho motor 1.8 E.torQ aspirado o levava de 0 a 100 km/h em mais de 11 segundos, enquanto o 2.0 MultiJet fazia o mesmo em 9,9 segundos. Isso é uma boa notícia.
Porém, ver o novo Renegade com números de aceleração tão próximos aos do Commander T270 soa como embasbacante. Estamos falando de um SUV compacto contra outro médio de sete lugares.
Agora, se você se atentou ao nome das versões acima, já deve ter matado metade da charada. Então, vamos por partes, ou melhor, por tópicos, para te ajudar a entender essa façanha.
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3 Motivos que fazem o Commander mais que rápido que o Renegade
1. Peso: se você se atentou à configuração do conjunto motriz, viu que, enquanto o Renegade citado acima é da versão Trailhawk e possui tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas, o Commander T270 conta com uma caixa mais compacta, de seis velocidades, e tração dianteira.
E a versão em questão do Commander é a Limited, de entrada e mais leve da linha. Ela pesa 1.685 kg. Já o novo Renegade Trailhawk pesará 1.643 kg, diferença de meros 42 kg. Isso resulta em uma relação peso/potência e peso/torque muito próximas:
Jeep Renegade Trailhawk AT9 4x4
Peso/potência: 8,8 kg/cv
Peso/torque: 59,7 kg/kgfm
Jeep Commander Limited T270 AT6 4x2
Peso/potência: 9,3 kg/cv
Peso/torque: 62,4 kg/kgfm
Por que o Renegade é quase tão pesado quanto um Commander nesta configuração? 1) Porque o câmbio de nove marchas da ZF é bem maior do que o de seis velocidades da Aisin. 2) Porque o diferencial traseiro acrescenta peso extra à suspensão.
Mas se o Jeep Renegade ainda tem uma melhor relação peso/potência e peso/torque, como o Commander ainda conseguiu ser mais rápido? Vamos para o próximo tópico.
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2. Relações de transmissão: o câmbio de nove velocidades da ZF deveria dar mais agilidade ao Renegade, por causa das trocas mais curtas, mas na prática não é bem assim. Como a primeira marcha do câmbio funciona como reduzida, o SUV praticamente inicia suas acelerações pulando para a segunda, o que compromete o 0 a 100 km/h.
Não bastasse isso, a transmissão ainda segue com a calibração que tinha quando era acoplada ao motor 2.0 Multijet turbodiesel. Com exceção da relação do diferencial, as demais foram todas mantidas sem receber um ajuste mais apropriado para o motor T270, que entrega consideráveis 8,2 kgfm de torque a menos que o TD350. Veja abaixo as relações de transmissão:
1ª – 4,700
2ª – 2,840
3ª – 1,910
4ª – 1,380
5ª – 1,000
6ª – 0,810
7ª – 0,700
8ª – 0,580
9ª – 0,480
Diferencial T270: 3,867
Diferencial diesel: 3,136
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3. Aerodinâmica: a Jeep não divulgou o coeficiente aerodinâmico do Jeep Renegade testado. Mas esse é mais um dos fatores que podem ter impactado na performance do carro. O visual quadradinho do Renegade, que nós adoramos, torna sua aerodinâmica muito ruim, de forma que o Commander, mesmo maior, tem uma aerodinâmica melhor, devido à carroceria mais curvilínea.
Veredicto
Isso também explica a Jeep ter deixado essa inédita combinação do motor 1.3 turboflex com câmbio automático de nove marchas e tração 4x4 só para o Renegade. Afinal, como os irmãos Compass e Commander são mais pesados, poderia acabar comprometendo o desempenho resultando em um 0 a 100 km/h não tão interessante.
E o 0 a 100 km/h que hoje é possível abaixo dos dez segundos, facilmente passaria dos 12 a depender do peso da versão. Por isso, no caso dos SUVs maiores, o câmbio AT9 com tração 4x4 ficaram apenas para o motor a diesel, que compensa no torque.
Para completar, estamos ansiosos mesmo para conhecer os atributos de aceleração do novo Renegade 1.3 turboflex com tração 4x2 e câmbio AT6. Com esse conjunto, mais leve, é bem possível que seu 0 a 100 km/h fique bem próximo ou até abaixo de 9 s. Aí, sim, a fama de manco ficará totalmente no passado.
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