Primeiro SUV da Ferrari tinha doses de Jeep e foi renegado por Enzo
Milionário americano levou ideia de um veículo 4x4 para o fundador da marca italiana, mas foi rejeitado e construiu SUV com as próprias mãos
A Ferrari também vai entrar na onda dos SUVs e já testa o Purosangue na Europa, ainda que sob forte camuflagem. A ideia da marca italiana em partir para um novo segmento não agradou os mais puristas, mas não será a primeira vez que haverá um Ferrari altinho rodando por aí.
Na década de 1970, o milionário americano Bill Harrah, que foi um famoso colecionador de carros e dono de cassinos nos Estados Unidos, teve a ideia de construir um SUV da Ferrari. Mais tarde, ficou conhecido como Jerrari - leia até o final para entender.
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Na verdade, o tal projeto começou de forma ocasional, quando o mecânico de Harrah bateu o esportivo 365 GT 1969 de quatro lugares durante uma tempestade de neve na cidade de Reno, em Nevada (EUA).
Assustado com o acidente, o milionário começou a pensar em soluções para o veículo enfrentar o gelo sem escorregar na pista, até que chegou a conclusão de que um carro 4x4 não lhe traria mais apuros.
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Confiante, Harrah levou a ideia até Enzo Ferrari, dono da fabricante, que já tinha o histórico de não aceitar críticas e nem sugestões sobre seus produtos. O resultado não foi nada positivo: a proposta de um Ferrari 4x4 foi rejeitada.
Mas o empresário estava certo de que sua ideia era realmente inovadora e decidiu tocar o projeto sozinho. Seus mecânicos pegaram a Ferrari batida, cortaram-na ao meio, aproveitaram a dianteira e a uniram com a traseira de um Jeep Wagoneer 1969.
O motor V12 de 365 cv foi mantido na dianteira e passou a ser gerenciado pela caixa manual de três marchas do Jeep, que garantiu o sistema de tração 4x4 ao veículo.
Depois de receber o acabamento e a pintura verde metálica, característica das Ferrari da época, ali estava o Jerrari - com “J” de Jeep -, que seria o primeiro SUV da marca italiana.
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O veículo ainda ganhou um novo motor V8 de Buick de 5.9 litros e 320 cv anos depois, quando seu motor V12 foi transplantado para outro Jeep Wagoneer - Jerrari 2 - também do empresário.
Com a morte de Bill Harrah em 1978, logo sua coleção com 1.500 carros foi desfeita e o Jerrari 1 foi parar na Alemanha em 2008. Agora o veículo está à venda no site alemão Classic Driver, onde é anunciado como “o primeiro SUV do mundo”, mas não tem preço especificado.
Imagens Jerrari: Classic Driver / Imagens Ferrari 365 GT e Jeep Wagoneer: Bring a trailer
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