Jeep Renegade turbo de 185 cv será bicolor e terá novas lanternas
Flagra cedido pela página Mundo Drive mostra protótipo do SUV ostentando teto todo em preto brilhante e lanternas com novo desenho interno. Versões a diesel serão extintas
A Stellantis vem aproveitando as dificuldades enfrentadas pela concorrência na pandemia para expandir sua liderança no mercado brasileiro e acelerar a renovação de seus produtos. Uma das novidades é o novo Jeep Renegade, já mostrado em primeira mão pela Mobiauto.
O SUV mais popular do país receberá mais um “tapinha no visual” no início do ano que vem, o segundo facelift para a atual geração (lançada em 2015 e atualizada em 2018). O objetivo será marcar a substituição do velho propulsor 1.8 E-torQ pelos propulsores T3 e T4 da família GSE.
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Segundo o site Autos Segredos, o Renegade 2023 terá sob o capô as duas variantes turboflex: 1.0 três-cilindros com cerca de 130 cv e 21 kgfm com etanol nas versões de entrada; 1.3 quatro-cilindros de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm (qualquer combustível) nas de topo.
A maior surpresa, porém, de acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, será a extinção da configuração 2.0 MultiJet turbodiesel 4x4. No lugar dela, a Stellantis deve oferecer o novo Renegade 1.3 turboflex com tração 4x4 simplificada (sem reduzida) opcionalmente.
Pode parecer uma notícia impactante, mas faz mais sentido quando observamos que as versões a diesel respondem, atualmente, por pouco mais de 15% dos emplacamentos do SUV compacto. Assim, a Stellantis focará o uso dessa motorização nos modelos de maior valor agregado: Compass, Commander e Fiat Toro.
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Agora, um flagra gentilmente cedido pela página @mundodrive mostra um protótipo do novo Renegade parcialmente camuflado rodando à noite pelas redondezas da fábrica de Goiana (PE). Se a pintura básica da carroceria se encontrava escondida sob um envelopamento zebrado, o teto bicolor em preto brilhante estava totalmente exposto.
Isso significa que o SUV enfim terá pintura bicolor a partir da linha 2023, Ela não estará presente apenas o centro do teto, como atualmente, mas será uma “saia-e-blusa” mais legítima, com toda a parte da carroceria superior à linha de ombros, incluindo as colunas A e C, em tom preto brilhante caso o comprador assim o queira.
Interessante foi observar também o desenho interno das lanternas traseiras do protótipo. A peça deve manter a mesma moldura exterior, porém com novas soluções de arranjo interno em LED a depender da versão. Além disso, a moldura plástica em preto fosco deve receber um novo desenho no para-choque traseiro.
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Na parte da frente, já antecipamos um pouco o que deve mudar: faróis Ecoled com barra horizontal ao centro, aplique em forma de trapézio no para-choque frontal, faróis de neblina retangulares em LED e inversão do posicionamento do nicho de placa e da tomada de ar inferior da grade. Além disso, a grade deve ficar levemente convexa e mais proeminente.
Internamente, conforme já revelamos, o painel será renovado com o volante do Compass 2022 (que também estará no Jeep Commander), quadro de instrumentos digital e as novas centrais multimídias UConnect flutuantes de 8,4 e 10,1 polegadas, munidas do sistema Adventure Intelligence (que traz Wi-Fi permite controlar funções remotamente via app, Alexa ou Google).
Segundo nossas mais recentes apurações, todos os protótipos do novo Renegade que vêm sendo flagrados têm no cofre o motor 1.3 GSE T4. Os testes de homologação com o 1.0 GSE T3 ainda não teriam começado. Ambos devem ser gerenciados pelo câmbio automático de seis marchas da Aisin.
Na parte de segurança, o novo Renegade deve contar com um pacote de assistências semiautônomas similar ao da nova Toro Turbo 270, com frenagem autônoma emergencial e assistente de permanência em faixa, incorporando talvez o controle de cruzeiro adaptativo do irmão maior Compass.
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