12 carros que deram adeus ao Brasil no primeiro semestre de 2021
O primeiro semestre de 2021 chegou ao fim e, junto com ele, pelo menos 12 carros se despediram do Brasil.
Alguns tiveram um final trágico, como a família Ford Ka e o Ford EcoSport, que foram descontinuados do dia para a noite após a marca americana encerrar a fabricação de veículos por aqui.
Outros já nem eram praticamente lembrados, como Citroën AirCross, Citroën C4 Lounge e Nissan Sentra, que já não vinham mais sendo divulgados por suas marcas e viveram até que seus estoques acabassem.
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Em alguns casos, a despedida já era aguardada e não espantou ninguém, como a primeira geração da Fiat Strada, completamente ofuscada pela sucessora mesmo nas versões voltadas a frotistas. Mas houve modelos que saem de cena com sensação de fracasso e ciclo inacabado, caso do VW Up!.
O que mais impressiona é ver como há muitos modelos compactos e de alto volume de vendas na lista. Muitos fatores contribuíram para isso: a pandemia, com consequente queda do mercado; o foco em veículos de maior valor agregado; as novas leis de emissões que entrarão em vigor no ano que vem.
Você lembra de todos os veículos que já se despediram do Brasil neste ano? Para te ajudar a rememorar, a Mobiauto listou os veículos que disseram adeus durante os primeiros seis meses deste ano. Veja a lista abaixo. Esquecemos de mencionar algum? Basta dizer nos comentários.
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Ford EcoSport e família Ka
A primeira baixa do ano veio da Ford, como contamos acima. E logo com uma bomba de proporções únicas. Em 10 de janeiro, a marca americana anunciou que sua filial instalada no Brasil não iria mais produzir carros nem motores, incluindo o fechamento das fábricas em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE).
Com isso, os Ford Ka, Ka Sedan e EcoSport deixaram a linha de produção repentinamente e deram adeus ao mercado. Agora, a marca apostará 100% em SUVs e picapes importados, com tíquete médio bem mais alto. Por isso, segue oferecendo modelos como Territory, Ranger e o novato Bronco Sport aqui.
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Toyota Etios hatch e sedan
Eles já estavam com os dias contados, mas a chegada do Toyota Corolla Cross foi o empurrãozinho final para a família Etios deixar de ser vendida no Brasil. Os modelos continuam sendo produzidos em Sorocaba (SP), só que em menor escala visando somente à exportação.
Longe de ser uma unanimidade nacional, o Etios foi descontinuado sem receber atualizações e com o título de patinho feio da marca japonesa no Brasil. Com o adeus, os Etios hatch e sedan passaram para os Yaris Hatch e Sedan o bastão de carros de entrada da montadora por aqui.
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Citroën Aircross, C3 e C4 Lounge
Os Citroën C3 (hatch compacto), C4 Lounge (sedan médio) e AirCross (monovolume compacto) já estavam fazendo hora extra e viveram até o fim de seus estoques, que acabaram em março deste ano.
Com isso, a fabricante se tornou, mesmo que momentaneamente, marca de um carro só no Brasil, por oferecer apenas o SUV compacto C4 Cactus em seu catálogo.
De todos esses modelos, apenas o C3 deve der relançado ainda este ano. A empresa francesa prepara uma nova geração do veículo, que manterá a assinatura C3, mas que será bem diferente, com visual mais altinho e igual ao protótipo indiano que compartilha a plataforma do primo Peugeot 208.
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Volkswagen Up!
Talvez as comparações com o VW Fusca tenham prejudicado a vida do Up! em território nacional. O subcompacto com visual europeu tinha um projeto mais elaborado que o de seus concorrentes e, consequentemente, seus preços eram mais elevados. Este foi um dos motivos pelo insucesso do modelo aqui.
O Up! até lutou, mas não conseguiu competir em preços com Renault Kwid e Fiat Mobi. Dessa forma, a Volkswagen, aos poucos, foi abandonando o projeto, que perdeu versões nos últimos anos e até a homologação para cinco passageiros, passando a comportar apenas quatro pessoas no ano-modelo 2021.
A tentativa de adequá-lo à nova regra que exige cintos de três pontos e encosto de cabeça em todas as posições de passageiro do veículo não colocou e, em abril deste ano, a montadora deixou de oferecer o Up!, colocando um ponto final na história do hatch nacional.
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Chevrolet Montana
Você deve estar se perguntando: por que a Chevrolet Montana está neste artigo se a marca já anunciou a nova geração? A verdade é que a Chevrolet comunicou que a nova picape manterá essa assinatura, mas não será mais compacta como vimos no Brasil nas últimas duas décadas.
A partir de 2022, a Montana será uma picape compacta-média, usando o SUV Tracker como base para alcançar o porte e brigar diretamente com a Fiat Toro, e não mais com a Fiat Strada.
Dessa forma, a Chevrolet colocou um ponto final na história da Montana de porte compacto, e matou junto os últimos traços de Agile, Celta e Corsa. Além disso, haverá um hiato de cerca de um ano entre o fim de produção da velha Montana e o lançamento da nova. Por isso ela entra nesta lista.
A Mobiauto já havia alertado sobre o possível fim da Montana em outubro do ano passado, quando a Chevrolet reduziu a gama de opções para apenas uma variante. Em maio de 2021 veio a confirmação, e a montadora já prepara a linha de montagem para sua sucessora em São Caetano do Sul (SP).
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Fiat Strada (1º geração)
A Fiat tinha o plano inicial de manter a versão Hard Working da primeira geração da Strada em convívio com a atual, como uma opção de preço mais baixo e com o objetivo de manter o bom volume nas vendas diretas.
No entanto, o sucesso da nova geração atual mesmo nas configurações para frotistas foi tamanho que tornou desnecessária a presença da antiga Stradinha no mercado. Com isso, a velha Strada derivada do Palio I deixou a linha de montagem em janeiro deste ano, aposentando-se após mais de 22 anos de trabalho duro.
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Nissan Sentra
Assim como os Citroën, a Nissan manteve o Sentra à venda até o fim de seus estoques. O fim da linha nunca foi decretado de fato, mas o sedan médio já não era mais divulgado pela marca e deixou definitivamente o catálogo em abril, decretando o seu fim.
Como ainda não há confirmação sobre a importação da oitava geração do Sentra, o veículo entra na lista dos que disseram adeus. Até o momento, a marca japonesa tem no Versa o substituto mesmo que de forma indireta, já que é um três-volumes com preços parecidos com o do falecido sedan médio, mesmo sendo menor.
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Sobre a chegada do novo Sentra, a Nissan continua expressando sua intenção de vendê-lo em nosso país, mas os impactos da pandemia e da alta do dólar em nosso mercado levaram a empresa a cancelar o lançamento inicial, que deveria ter ocorrido já no primeiro semestre deste ano.
Agora, o modelo está em espera e já não se sabe se será apresentado no segundo semestre, só em 2022 ou se a marca abandonará o projeto.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.