GWM Haval H6 híbrido entra em produção em 2025 e flex deve ficar para 2026
A GWM se prepara para um importante passo no Brasil: a produção de veículos nacionais. A marca chinesa terá como primeiro veículo nacional o H6, SUV médio híbrido que é o seu automóvel mais vendido em nosso mercado. No entanto, ele não terá motorização flex – pelo menos por enquanto.
O GWM Haval H6 é vendido em quatro opções por aqui. A porta de entrada é o H6 HEV (híbrido pleno), depois vem os híbridos plug-in H6 PHEV19, o H6 PHEV34 e, por fim, o H6 GT, que tem a mesma motorização do PHEV34 mas a carroceria é diferente, sendo um SUV médio de estilo cupê.
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Em vídeo publicado no Linkedin, Diego Fernandes, que é COO (Chief Operating Officer) da marca chinesa no Brasil, confirmou que a produção do SUV será feita no fim do segundo semestre do ano que vem. Ele chegará com motorização que já conhecemos, e o estilo de produção será CKD, em que a GWM no Brasil receberá as peças do Haval H6 prontas e o veículo será apenas montado por aqui.
Com o tempo, a fábrica de Iracemápolis (SP) ganhará mais autonomia na produção, e peças do Haval H6 serão fabricados de fato no local. Gradativamente o percentual de produção nacional do modelo aumentará, com o intuito de chegar a 60% de nacionalização em três anos e poder exportar veículos para América Latina.
No entanto, o modelo híbrido flex não será apresentado no mesmo ano. O discurso de Fernandes fala ainda sobre a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento local, que será o responsável por testar os modelos que bebem etanol e gasolina para o nosso mercado.
A estrutura será erguida no próximo ano. Dito isso, podemos
esperar que os testes da tecnologia híbrida flex aconteçam a partir do ano que
vem, e que a produção de modelos desse tipo fique para 2026. Vale lembrar que
são três motorizações diferentes usadas nos Haval H6. Todas elas são hibridas e
abastecidas com gasolina.
Atualmente, apenas Toyota e Fiat oferecem modelos híbridos flex no Brasil. A primeira foi pioneira com o Corolla em 2019 e, depois, o SUV Corolla Cross. Já a Fiat apresentou na semana passada os Pulse e Fastback híbridos ao nosso mercado, que têm sistema do tipo leve - você pode conferir o teste do Pulse T200 Hybrid neste link.
A GWM já trabalha no desenvolvimento dos sistemas híbridos plug-in flex junto da Bosch. E o Haval H6 pode ser o primeiro modelo do Brasil com essa tecnologia, já que a família Corolla tem tecnologia plena, que não vai à tomada, e os Fiat usam micro-híbrido.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.