Mitsubishi Outlander PHEV: SUV voltará ao Brasil híbrido contra BYD e Haval

SUV regressará ao mercado nacional após dois anos em configuração híbrida plug-in com 251 cv combinados para encarar Song Plus e Haval H6
Diego Dias
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27.11.2023 às 11:01 • Atualizado em 12.11.2024
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SUV regressará ao mercado nacional após dois anos em configuração híbrida plug-in com 251 cv combinados para encarar Song Plus e Haval H6

Depois de sair de linha de forma discreta no final do ano passado no Brasil, o Mitsubishi Outlander vai voltar a ser vendido no Brasil. A confirmação veio através de Mauro Correia, presidente da HPE, representante oficial da marca japonesa em nosso mercado, que garantiu o retorno do SUV em nova geração e em versão híbrida plug-in (PHEV) durante um seminário da AutoData.

Baseado na plataforma CMF-CD da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a mesma do Nissan X-Trail, a quarta geração do Mitsubishi Outlander traz visual totalmente renovado e bem mais atualizado que o modelo anterior, que tinha estagnado na mesma geração por nada menos do que uma década (o SUV tinha a mesma base desde 2012). É uma mudança e tanto – e muito bem-vinda.

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O visual do novo Outlander PHEV

Esqueça tudo o que lembra do Mitsubishi Outlander anterior, pois o novo nada tem a ver. Apresentado mundialmente no início de 2021 nos Estados Unidos, o SUV médio de sete lugares adotou o novo DNA de design da marca, batizado de Dynamic shield, e que já está presente aqui na atual L200 Triton Sport e Pajero Sport.

Seu visual traz grade frontal com linhas mais robustas e quadradas, somada aos faróis dispostos em dois segmentos, com as luzes diurnas acima e o conjunto óptico principal logo abaixo – tendência que vem se repetindo na indústria, mas se sobressai por ter um desenho vertical.

De perfil, o SUV chama a atenção pelos vincos em baixo relevo, dispostos logo abaixo dos vidros e na parte inferior das portas, enquanto as molduras das caixas de rodas são bem demarcadas. Na traseira, lanternas horizontais e recortadas na parte inferior, enquanto o para-choque é parrudo e soma uma proteção inferior, com saídas de escape falsas. As rodas de liga leve de 20 polegadas completam bem o estilo do SUV.

Por dentro, o novo Outlander teve uma evolução extrema, tanto em questão de desenho do painel (que deixou de ser datado como alguns outros carros da marca) quanto no aspecto geral de qualidade percebida.

Pelas imagens, podemos ver linhas horizontais, revestimento em couro com costuras pespontadas e central multimídia destacada no painel, que pode ser de até 9 polegadas. Já o quadro de instrumentos é digital de 12,3 polegadas. Interessante, também, que o novo Outlander vem sempre com sete lugares, seja qual for a configuração.

Para se ter ideia de suas dimensões, o novo Outlander tem 4.710 mm de comprimento, 1.862 mm de largura e 1.745 mm de altura, enquanto a distância entre eixos fica em 2.710 mm e o porta-malas tem 478 litros de volume. Para efeito de comparação, o GWM Haval H6 mede 4.683 mm de comprimento e o BYD Song Plus, 4.705 mm.

Retorno como híbrido

Embora nos Estados Unidos o novo Outlander seja oferecido com um motor 2.5 aspirado de 184 cv de potência e 24,9 kgfm de torque (mesmo conjunto do Nissan X-Trail), no Brasil o SUV desembarcará em 2024 apenas como híbrido plug-in (PHEV), com recarga externa. Para não deixar o lado off-road de lado, ele terá tração nas quatro rodas e sete modos de condução: Normal, Tarmac, Gravel, Snow, Mud, Power e Eco.

Vale lembrar que Outlander PHEV chegou a ser vendido no Brasil na geração anterior, sem muito sucesso. Agora, aportará com um motor 2.4 quatro-cilindros aspirado de ciclo Atkinson com 131 cv de potência e 19,9 kgfm de torque.

Ele trabalha junto de outros dois motores elétricos. Um deles, dianteiro, entrega 116 cv; o outro, responsável por tracionar as rodas traseiras, rende 136 cv. A potência combinada é de 252 cv entre os motores elétricos, enquanto o torque combinado chega a 45,9 kgfm, mas a Mitsubishi não divulga dados de potência e torque combinados entre os motores elétricos e a combustão. A estimativa é que o número supere os 300 cv.

O conjunto de baterias aumentou nesta nova geração: sai o de 13,8 kWh e entra um de 20 kWh. Na prática, a autonomia em modo elétrico passou de 54 km para aproximadamente 87 km, isso pelo ciclo europeu WLTP. Segundo a Mitsubishi, o motor elétrico dianteiro tem uma inédita função de enviar energia ao motor térmico ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia. O consumo não foi declarado, mas testes mundo afora indicam médias de quase 14 km/l com gasolina.

Bem equipado

Como um bom SUV médio, o novo Outlander PHEV trará um bom pacote de equipamentos, afinal, a concorrência neste segmento no mercado brasileiro é forte. Caso repita o pacote do modelo vendido no exterior, estará disponível por aqui com o piloto automático adaptativo com assistente de permanência, que pode operar junto ao assistente de congestionamento, que freia e move o veículo para seguir o trânsito.

Soma na lista de itens de série ainda o alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, farol alto automático, reconhecimento de placas de trânsito e alerta de ponto cego. Tem até sistema head-up display para projeção de informações no para-brisa.

Caso a Mitsubishi faça o lançamento do novo Outlander PHEV com um preço competitivo afim de ganhar mercado, Toyota Corolla Cross Hybrid, GWM Haval H6 PHEV e BYD Song Plus que se cuidem.

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