12 carros que estão ameaçados de morte em 2021
Tão aguardados quanto os lançamentos de 2021 são os carros que têm grandes chances de morrer este ano. Muitos que estão na lista já estão fazendo hora extra no mercado nacional, mas suas montadoras ainda o mantêm vivos, seja por estoques remanescentes ou para não dizer que estão com modelos a menos no catálogo.
Se estão abertas as apostas para 2021, estes têm tudo para ser os próximos carros a sair de linha no Brasil. Alguns terão seu fim provocado pelo baixo desempenho nas vendas; outros, por já estarem desatualizados; alguns importados, pela alta do dólar.
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Antes de conhecermos os carros que dirão adeus em 2021, vale lembrar que esta é mais do que uma lista de curiosidades, mas um meio para ajudar os nossos leitores a fazerem um bom negócio. Afinal, modelo que está para sair de linha costuma ser oferecido com bons descontos nas concessionárias.
Assim, sabendo que estes modelos estão com os dias contados, fica mais fácil pechinchar o valor ou até considerar outro modelo para estacionar na garagem.
Obs: a lista original continha dez carros, mas, depois da publicação, lembramos de dois modelos muito importantes que haviam ficado de fora, a dupla Toyota Etios e Etios Sedan. Eles já foram inseridos.
12 Carros que devem sair de linha em 2021
1 e 2. Toyota Etios e Etios Sedan
Projeto indiano, o Toyota Etios sempre causou polêmica pelo visual controverso, pelo acabamento simplório e pelo peculiar quadro de instrumentos localizado no centro do painel. Apesar disso, teve seus anos de glória, com bons índices de venda.
Entretanto, a família de compactos já demonstra cansaço. Enquanto o hatchback emplacou 8.699 unidades no ano passado, o sedan vendeu 5.308. Ambos ficaram de fora do ranking de 50 carros mais vendidos do ano.
Ainda no começo deste ano, a produção de ambos deve ser encerrada em Sorocaba (SP), para dar início à fabricação do SUV compacto-médio Corolla Cross.
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3. Citroën Aircross
Preço: R$ 73.590
O Citroën Aircross não morreu oficialmente em 2020, apesar de estar à beira da morte há alguns anos. Já há informações de que monovolume não é mais fabricado em Porto Real (RJ), restando apenas unidades remanescentes. Agora, resta esperar acabar o estoque para enterrar o modelo.
O crossover não mudou muita esteticamente desde que oi lançado no Brasil, em 2010. Logo quando era novidade, ainda conhecido como C3 Picasso e C3 Aircross, o modelo até conseguiu bons resultados. Talvez isso tenha feito a Citroën insistir no modelo, mesmo ele não se mostrando mais uma opção atraente para os consumidores.
Um substituto para ele, na forma de um SUV pequeno e possivelmente chamado C3 Sporty, está nos planos para lançamento em 2022.
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4. Citroën C4 Lounge
Preço: R$ 103.990
Como se pode ver, tudo indica que a Citroën perderá boa parte dos seus membros em 2021. Juntamente com o crossover e o hatch, o sedan C4 Lounge já está com passagem comprada para dizer adeus ao Brasil.
O modelo já não é importado da Argentina desde 2019, mas o último ano não foi o suficiente para acabar com o estoque do sedan: essa missão ficou para 2021. E ainda assim a tarefa não será fácil, já que em 2020 só foram emplacadas 430 unidades do sedan médio.
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5. Chevrolet Montana
Preço: R$ 75.490
Na última geração, há quase dez anos e sem grandes mudanças, a picape compacta da Chevrolet se mostra ultrapassada diante de Fiat Strada e Volkswagen Saveiro. Mesmo assim, a Chevrolet persiste na picape, que ainda tem certo apelo no mercado de frotistas.
No entanto, na linha 2021 a Montana vem sendo comercializada em versão única, o que dá mostras de que seu ciclo já está no fim.
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Nas vendas do ano passado, a Montana registrou 6.654 emplacamentos, número que não é todo de se jogar fora. Comparando com as rivais Strada (80.030) e Saveiro (30.964), porém, eles se tornam bem mais desanimadores.
Outro fator que decreta o fim da Chevrolet Montana é que ela ainda usa a plataforma do finado Celta. Agora, com a plataforma modular que pode ser usada em diferentes carrocerias (GEM), e que já é utilizada por Onix e Tracker, a GM deve apostar em uma picape mais robusta para concorrer com a Fiat Toro.
6. Fiat Grand Siena
Preço: 51.890
Parece contraditório colocar um modelo que ainda vende bem nesta lista de carros ameaçados. Afinal, no ranking de carros mais vendidos no Brasil em 2020, o Fiat Grand Siena conquistou a 36ª posição, com 10.857 emplacamentos.
Mas isso pode não ser o suficiente para a Fiat. Atualmente o modelo está sendo ofertado para taxistas por R$ 38.273, provavelmente para agilizar a queima de estoque.
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Verdade seja dita: o sedan ainda entrega bons números para sua fabricante, graças às vendas para frotistas. O problema é que, desde que foi lançado, em 2012, o Grand Siena continua com o mesmo visual, que agora já se mostra defasado.
E com os planos da Fiat de lançar um SUV compacto este ano, o escolhido da família para ceder espaço para ele na linha de montagem, caso necessário, certamente será o veterano três-volumes.
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7. Ford Edge ST
Preço: 351.950
A gama de modelos da Ford não para de ser reformulada. Seis carros da marca saíram de linha entre 2019 e 2020. O próximo que morrerá no Brasil é o SUV esportivo Ford Edge ST, que emplacou ínfimas 90 unidades no ano passado.
O modelo já não é mais importado para o Brasil e estacionou na linha 2020: basta acabar o estoque para a morte ser anunciada. Para seu lugar, ainda este ano a marca lançará o Bronco Sport, um SUV com pegada mais off-road e que deve substitui-lo diretamente na faixa de R$ 300 mil.
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8. Hyundai ix35
Preço: R$ 118.200
O Hyundai ix35 é um carro com história confusa no Brasil. Mundo afora, ele nada mais é do que a segunda geração do Tucson. Mas, quando chegou no Brasil, em 2010, foi comercializado com outro nome e como um modelo independente para conviver com o Tucson I, que seguiu em linha.
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A chegada do New Tucson e de novos SUVs, robustos e espaçosos, fez o ix35 perder espaço drasticamente no mercado ano após ano.
O modelo alcançou 10.254 emplacamentos em 2017, 8.525 em 2018, 5.786 em 2019 e apenas 2.583 em 2020. Apesar de a Caoa, responsável pela montagem do SUV em Anápolis (GO), não confirmar, a aposta é que 2021 seja seu último ano de vida.
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9. Mitsubishi Pajero Full
Preço: 307.990
Devido às regras antipoluição e de segurança cada vez mais rígidas no Japão, já não é mais comercializado em mercados importantes da Europa e Ásia, e deixará de ser fabricado este ano no país do sol nascente, de onde vem importado ao Brasil.
Em 2019, a fabricante lançou a série de despedida Final Edition, que já antecipava o fim de linha do veterano SUV. Porém, ele resistiu a 2020 e continua sendo vendido em versão única. Só que a sobrevida não deve durar muito.
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10. Toyota Prius
Preço: 184.990
Embora a Toyota mantenha o Prius em catálogo, não faz mais sentido comercializá-lo em terras tupiniquins tendo o Corolla híbrido flex, que é mais moderno, tecnológico, com design mais bem acertado e fabricado no Brasil.
Com o valor atual do dólar, o Prius não se mostra nada vantajoso, tanto que custa quase R$ 40 mil a mais do que a versão Altis Hybrid do Corolla.
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Todos esses fatores somados contribuíram para o desempenho pífio nas vendas do Prius em 2020, com apenas 54 unidades emplacadas. E olha que ele foi pioneiro entre modelos híbridos no país, sendo com sobras o carro eletrificado mais vendido de nosso país por alguns anos.
Enquanto a versão híbrida do irmão teve 9,6 mil emplacamentos no mesmo período. Isso comprova que o Toyota Prius está muito perto de dar adeus ao Brasil.
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11. Toyota Camry
Preço: R$ 309.990
Conforto e segurança são os principais atributos do sedan de luxo Toyota Camry. Porém, o modelo deixa a desejar em tecnologia e um visual mais moderno, o que faz com que o modelo fique em desvantagem diante dos concorrentes, como o Honda Accord.
O valor exorbitante do modelo é outro empecilho para que ele deslanche nas vendas, ainda mais quando os mais entendidos do mercado automotivo sabem que em países como os Estados Unidos o modelo tem versões bem mais interessantes que a comercializada aqui.
E, com a alta do dólar, o Camry tem sofrido grandes reajustes no preço. Em setembro, quando a redação da Mobiauto avaliou o sedan, ele custava R$ 276.990. Três meses depois, ele está R$ 33 mil mais caro. Isso dificultará ainda mais a venda do modelo, o que pode ser pressão suficiente para que ele saia de linha ainda este ano.
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12. Volkswagen Up!
Preço: R$ 60.090
O Volkswagen Up! chegou a 2021 com apenas uma versão em linha e homologado para transportar somente quatro passageiros, já que não dispõe de itens exigidos pela legislação atual, como cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça no assento central traseiro.
O fato de a fabricante ter reduzido a gama ao invés de acrescentar os itens obrigatórios demonstra que o modelo está com os dias contados.
Com apenas uma versão em linha e com essa limitação, as vendas devem cair ainda mais, considerando que ele já não tem um número alto de emplacamentos. Em 2020, foram 6.924 unidades vendidas.
Uma possível saída para o Up! se manter vivo no mercado nacional é a chegada da versão elétrica e-Up!, que está nos planos da marca para este ano, conforme revelado em primeira mão pela Mobiauto.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.