Chevrolet GPix: como GM poderia ter saído na frente para ter seu Fiat Pulse
O futuro VW Tera, e toda expectativa sobre seu lançamento, dão a tônica de quem são os novos queridinhos do mercado brasileiro, os SUVs compactos de entrada. Apesar de ser uma tendência recente, a GM poderia ter saído na frente nesta corrida e lançado seu próprio Fiat Pulse, o Chevrolet GPix.
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Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2008, o Chevrolet GPix era um conceito de um crossover-cupê, destinado a gerar um produto que se posicionaria entre os Chevrolet Corsa e Astra em nosso mercado.
Na época, a ideia da montadora era de que o projeto adiantasse a nova identidade visual que a Chevrolet adotaria mundialmente. Hoje em dia, pode-se dizer que o protótipo adiantava parte da linguagem de design que os atuais SUVs compactos possuem, com suspensão alta e desenho cupê, vista em modelos como VW Nivus, por exemplo.
O GPix contava com luzes de LED no para-choque, farois com desenho afilados e uma grade dividida, traços os quais puderam ser vistos em alguns modelos da GM nos anos seguintes, inicialmente no Chevrolet Agile e posteriormente em produtos como Montana e Onix.
Esse “pioneirismo” do Agile não é à toa. Isso porque foi o conceito GPix quem deu origem ao hatch em questão, que acabou se tornando alvo de críticas em relação ao seu design e acabamento, que para alguns pouco remetiam ao protótipo apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2008.
Vale mencionar que o nome GPix, que chama atenção, tem motivo. O “G” vinha da palavra “global”, já o “Pix” era uma abreviação de “picture”, que significa “imagem”, em inglês. Na lista de equipamentos, o conceito possuia rodas de liga leve de 17 polegadas e teto panorâmico.
Por dentro, o GPix acomodava quatro passageiros e podia ter seus bancos traseiros rebatidos. Também vinha com ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos, além de tecnologias como painel digital e sistema de som Bluetooth, as quais viriam a ser adotados posteriormente pelos produtos da Chevrolet.
Houve certa frustração na época, pois alguns imaginavam que a Chevrolet manteria os traços do conceito no produto final, de modo a lançar um modelo capaz de brigar com o Ford Ecosport, o único de seu segmento naquele momento.
Hoje em dia, é um tanto curioso observar que a Chevrolet poderia ter lançado seu próprio Fiat Pulse muitos anos antes da atual febre dos SUVs compactos. Porém, por seus próprios motivos, decidiu se distanciar do conceito GPix e lançar o polêmico Agile.