Após 40 anos, Chevrolet poderá ficar sem hatches no Brasil?
No ano de 1982, a Chevrolet lançava o Monza no Brasil. Ele foi o seu primeiro hatch no mercado nacional e iniciou uma forte tradição da marca no segmento. Ao longo desses anos, a Chevrolet vendeu carros icônicos como Kadett, Astra e Corsa, além dos mais recentes Celta, Onix e Cruze Sport6. No entanto, agora essa tradição está em risco de extinção.
Você também pode se interessar por:
- Chevrolet Onix 2023: preços, itens de série e diferenças entre as versões
- Avaliação: nova Chevrolet Montana, o que é ótimo e o que deixa a desejar
- Chevrolet Tracker 2024: preços, itens de série e diferenças entre as versões
- Exclusivo: Chevrolet terá elétrico de R$ 150.000 contra BYD Dolphin
Começando pelo Cruze Sport6, o hatch médio era o resquício do segmento que foi engolido pelos SUVs compactos. Lançado em 2012, o Cruze Sport6 ainda surfou o apreço do público em um mercado que vendia muito mais e tinha modelos como Volkswagen Golf, Ford Focus, Fiat Bravo, Hyundai i30, Peugeot 308 e Citroën C4.
Apenas cinco anos depois, o que é pouco para os padrões atuais do mercado, a Chevrolet apresentava a nova geração do Cruze Sport6, nos dois casos, o sedan chegou um ano antes às lojas. O mercado automotivo era tão diferente, que o hatch médio foi uma das estrelas do Salão de Detroit - agora, tanto os hatches médios como os salões de automóveis estão em baixa.
Voltando ao Cruze de nova geração, o modelo ganhou visual muito mais arrojado, melhorou o nível de acabamento e equipamentos e, o mais importante, trocou o motor 1.8 aspirado pelo 1.4 turbo de 155 cv e 24,5 kgfm de torque presentes até hoje no carro. Porém, a produção do Cruze já se encerrou mundo afora e no único lugar que ainda o fazia, a Argentina.
Como o modelo é importado do país vizinho ao Brasil, apenas o que está nos estoques de concessionários está disponível para a compra. O preço de tabela atual é de R$ 169.670, mas já há generosos descontos nas poucas unidades que restam.
E o Chevrolet Onix?
Bom, ao se deparar com esse texto, você provavelmente entendeu a parte do Cruze Sport6, mas está se perguntando se o Chevrolet Onix sairá de linha. A resposta é: ainda não, mas há riscos para o futuro.
O plano global da Chevrolet não engloba veículos a combustão ou híbridos, haverá uma virada para a era elétrica de uma vez só. Obviamente, um mercado importante como o Brasil, pode atrasar essa mudança e até peitar a matriz para produzir híbridos aqui.
A grande questão com o Onix é que já são cinco anos desde o lançamento da atual geração e não há indícios de um novo modelo. Lembrando que a atual linha de compactos da Chevrolet são frutos de um projeto chinês e nem mesmo no país asiático há alguma novidade sobre o modelo.
Segundo o jornalista Marlos Ney Vida, do site AutosSegredos, a dupla Onix e Onix Plus será reestilizada este ano. O provável é que seja uma reestilização leve para sobreviver por mais alguns anos enquanto a Chevrolet define o que fará no mercado brasileiro.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.