Carros “pelados” são os que mais aumentam de preço em 2021

Fiat domina o levantamento com cinco carros entre os dez com maiores altas, e perde a liderança apenas para a Volkswagen T-Cross, que deixou de ser PCD
Renan Bandeira
Por
20.07.2021 às 14:45 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Fiat domina o levantamento com cinco carros entre os dez com maiores altas, e perde a liderança apenas para a Volkswagen T-Cross, que deixou de ser PCD

Os carros estão ficando cada vez mais caros em 2021. Ao longo do ano, a indústria vem sofrendo com as inúmeras paralisações nas linhas de produção, falta de peças, aumento nos custos de matérias-primas, baixa produtividade, inflação e alto valor do dólar frente ao real.

Com todos esses fatores somados, não houve outra consequência: os preços dos carros zero-quilômetro vêm sofrendo reajustes mês a mês, chegando a patamares assustadores. Mas, afinal,  quais foram os modelos com os maiores aumentos percentuais registrados no primeiro semestre?

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto  

A Mobiauto reuniu os preços de janeiro dos veículos vendidos no Brasil e comparou com as etiquetas da primeira semana de julho, para saber essa resposta. Excluímos do levantamento as marcas premium, concentrando a análise nos veículos de maior volume de vendas.

Fiat e ex-PCD dominam

Selecionamos os dez maiores aumentos durante os seis primeiros meses de 2021, e a Fiat foi o destaque negativo, com cinco carros dentro do top-10, sendo todos eles com aumentos acima dos 16%.

O veterano Uno foi a grande surpresa, registrando o pior índice entre todos os veículos da marca italiana, com 22,16% de aumento entre janeiro e julho. Na prática, isso significa um acréscimo de R$ 10.900 ao valor da única vendida no momento, a Attractive, saltando para R$ 60.090.

Fiat domina o levantamento com cinco carros entre os dez com maiores altas, e perde a liderança apenas para a Volkswagen T-Cross, que deixou de ser PCD

O hatch ficou atrás apenas do Volkswagen T-Cross Sense no ranking geral, que fechou o semestre com um aumento 32,86%. Neste caso, o SUV compacto conseguiu o pódio por causa da marca alemã ter desistido de manter a versão Sense como PCD.

Leia também: Carros para PCD terão teto de R$ 140 mil para IPI. Entenda o desconto

A versão mais básica do T-Cross era mantida abaixo dos R$ 70 mil para as pessoas com deficiência conseguirem a isenção de ICMS e IPI na compra. Entretanto, com o teto defasado e o encarecimento dos produtos, que a Mobiauto já explicou em outro artigo, a Volkswagen optou por não oferecer mais esta configuração como PCD. 

Em junho, a marca reposicionou a versão como do SUV como sendo de entrada, mas acessível a qualquer cliente. Com isso, a etiqueta passou de R$ 69.990 para R$ 92.990.

Toyota e Honda seguiram o mesmo caminho da Volkswagen, e é por isso que temos os sedans Yaris Sedan XL Line e City Personal entre os que mais valorizaram no primeiro semestre. 

Outros modelos considerados de entrada ou populares, como Argo Drive 1.3 manual e Strada Endurance Cabine Simples, a versão mais barata da segunda geração da picape, também registraram reajustes percentuais expressivos. Veja a lista completa:

10. Hyundai HB20S Vision 1.6 AT

Fiat domina o levantamento com cinco carros entre os dez com maiores altas, e perde a liderança apenas para a Volkswagen T-Cross, que deixou de ser PCD

Preço em janeiro: R$ 71.090 / preço em julho: R$ 82.990

Aumento: 16,74% / R$ 11.900

9. Fiat Argo Drive 1.3 MT

Preço em janeiro: R$ 63.490 / preço em julho: R$ 74.390

Aumento: 17,17% / R$ 10.900

Leia também: Fiat Pulse terá painel de mini-Compass com peças de Argo, Strada e Toro 

8. Honda City Personal 1.5 AT

Preço em janeiro: R$ 68.190 / preço em julho: R$ 79.990

Aumento: 17,17% / R$ 11.714

7. Fiat Strada Endurance CS 1.4 MT

Fiat domina o levantamento com cinco carros entre os dez com maiores altas, e perde a liderança apenas para a Volkswagen T-Cross, que deixou de ser PCD

Preço em janeiro: R$ 67.490 / preço em julho: R$ 79.390

Aumento: 17,63% / R$ 11.900

6. Fiat Mobi Trekking 1.0 MT

Preço em janeiro: R$ 48.290 / preço em julho: R$ 57.490

Aumento: 19,05% / R$ 9.200

Leia também: VW Virtus: como sedan será reposicionado para ocupar lugar do Jetta

5. Hyundai HB20S Vision 1.6 MT

Preço em janeiro: R$ 65.090 / preço em julho: R$ 77.490

Aumento: 19,05% / R$ 12.400

4. Fiat Cronos Drive 1.8 AT

Fiat domina o levantamento com cinco carros entre os dez com maiores altas, e perde a liderança apenas para a Volkswagen T-Cross, que deixou de ser PCD

Preço em janeiro: R$ 75.590 / preço em julho: R$ 90.490

Aumento: 19,71% / R$ 14.900

3. Toyota Yaris Sedan XL Live

Preço em janeiro: R$ 69.990 / preço em julho: R$ 84.390

Aumento: 20,57% / R$ 14.400

Leia também: Exclusivo: novo Hyundai Creta conviverá com antigo no Brasil

2. Fiat Uno Attractive 1.0 MT

Preço em janeiro: R$ 49.190 / preço em julho: R$ 60.090

Aumento: 22,16% / R$ 10.900

1. VW T-Cross Sense 1.0 AT

Fiat domina o levantamento com cinco carros entre os dez com maiores altas, e perde a liderança apenas para a Volkswagen T-Cross, que deixou de ser PCD

Preço em janeiro: R$ 69.990 / preço em julho: R$ 92.990

Aumento: 32,86% / R$ 23.000

Você também pode se interessar por:

Preço dos combustíveis sobe até 765% mais que a inflação em 2021 

Novo Jeep Renegade turbo terá visual renovado e volante do Compass

Avaliação: vale comprar o Hyundai Creta atual com o novo por chegar?

Como a Fiat fez um motor 1.3 ser o turboflex mais forte do mundo


Comentários