Carros “pelados” são os que mais aumentam de preço em 2021
Os carros estão ficando cada vez mais caros em 2021. Ao longo do ano, a indústria vem sofrendo com as inúmeras paralisações nas linhas de produção, falta de peças, aumento nos custos de matérias-primas, baixa produtividade, inflação e alto valor do dólar frente ao real.
Com todos esses fatores somados, não houve outra consequência: os preços dos carros zero-quilômetro vêm sofrendo reajustes mês a mês, chegando a patamares assustadores. Mas, afinal, quais foram os modelos com os maiores aumentos percentuais registrados no primeiro semestre?
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
A Mobiauto reuniu os preços de janeiro dos veículos vendidos no Brasil e comparou com as etiquetas da primeira semana de julho, para saber essa resposta. Excluímos do levantamento as marcas premium, concentrando a análise nos veículos de maior volume de vendas.
Fiat e ex-PCD dominam
Selecionamos os dez maiores aumentos durante os seis primeiros meses de 2021, e a Fiat foi o destaque negativo, com cinco carros dentro do top-10, sendo todos eles com aumentos acima dos 16%.
O veterano Uno foi a grande surpresa, registrando o pior índice entre todos os veículos da marca italiana, com 22,16% de aumento entre janeiro e julho. Na prática, isso significa um acréscimo de R$ 10.900 ao valor da única vendida no momento, a Attractive, saltando para R$ 60.090.
O hatch ficou atrás apenas do Volkswagen T-Cross Sense no ranking geral, que fechou o semestre com um aumento 32,86%. Neste caso, o SUV compacto conseguiu o pódio por causa da marca alemã ter desistido de manter a versão Sense como PCD.
Leia também: Carros para PCD terão teto de R$ 140 mil para IPI. Entenda o desconto
A versão mais básica do T-Cross era mantida abaixo dos R$ 70 mil para as pessoas com deficiência conseguirem a isenção de ICMS e IPI na compra. Entretanto, com o teto defasado e o encarecimento dos produtos, que a Mobiauto já explicou em outro artigo, a Volkswagen optou por não oferecer mais esta configuração como PCD.
Em junho, a marca reposicionou a versão como do SUV como sendo de entrada, mas acessível a qualquer cliente. Com isso, a etiqueta passou de R$ 69.990 para R$ 92.990.
Toyota e Honda seguiram o mesmo caminho da Volkswagen, e é por isso que temos os sedans Yaris Sedan XL Line e City Personal entre os que mais valorizaram no primeiro semestre.
Outros modelos considerados de entrada ou populares, como Argo Drive 1.3 manual e Strada Endurance Cabine Simples, a versão mais barata da segunda geração da picape, também registraram reajustes percentuais expressivos. Veja a lista completa:
10. Hyundai HB20S Vision 1.6 AT
Preço em janeiro: R$ 71.090 / preço em julho: R$ 82.990
Aumento: 16,74% / R$ 11.900
9. Fiat Argo Drive 1.3 MT
Preço em janeiro: R$ 63.490 / preço em julho: R$ 74.390
Aumento: 17,17% / R$ 10.900
Leia também: Fiat Pulse terá painel de mini-Compass com peças de Argo, Strada e Toro
8. Honda City Personal 1.5 AT
Preço em janeiro: R$ 68.190 / preço em julho: R$ 79.990
Aumento: 17,17% / R$ 11.714
7. Fiat Strada Endurance CS 1.4 MT
Preço em janeiro: R$ 67.490 / preço em julho: R$ 79.390
Aumento: 17,63% / R$ 11.900
6. Fiat Mobi Trekking 1.0 MT
Preço em janeiro: R$ 48.290 / preço em julho: R$ 57.490
Aumento: 19,05% / R$ 9.200
Leia também: VW Virtus: como sedan será reposicionado para ocupar lugar do Jetta
5. Hyundai HB20S Vision 1.6 MT
Preço em janeiro: R$ 65.090 / preço em julho: R$ 77.490
Aumento: 19,05% / R$ 12.400
4. Fiat Cronos Drive 1.8 AT
Preço em janeiro: R$ 75.590 / preço em julho: R$ 90.490
Aumento: 19,71% / R$ 14.900
3. Toyota Yaris Sedan XL Live
Preço em janeiro: R$ 69.990 / preço em julho: R$ 84.390
Aumento: 20,57% / R$ 14.400
Leia também: Exclusivo: novo Hyundai Creta conviverá com antigo no Brasil
2. Fiat Uno Attractive 1.0 MT
Preço em janeiro: R$ 49.190 / preço em julho: R$ 60.090
Aumento: 22,16% / R$ 10.900
1. VW T-Cross Sense 1.0 AT
Preço em janeiro: R$ 69.990 / preço em julho: R$ 92.990
Aumento: 32,86% / R$ 23.000
Você também pode se interessar por:
Preço dos combustíveis sobe até 765% mais que a inflação em 2021
Novo Jeep Renegade turbo terá visual renovado e volante do Compass
Avaliação: vale comprar o Hyundai Creta atual com o novo por chegar?
Como a Fiat fez um motor 1.3 ser o turboflex mais forte do mundo
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.