Chevrolet Tracker ganha 5 estrelas em segurança, mas pega fogo em teste

Apesar de incêndios na coluna do motorista, SUV tira nota máxima em passagem pelo Latin NCAP
Renan Rodrigues
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16.11.2022 às 14:40 • Atualizado em 29.05.2024
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Apesar de incêndios na coluna do motorista, SUV tira nota máxima em passagem pelo Latin NCAP

O Latin NCAP, órgão responsável por realizar testes de segurança nos veículos vendidos na América Latina, anunciou mais uma rodada de resultados. O modelo testado dessa vez foi o Chevrolet Tracker, que conseguiu cinco estrelas, mas com uma ressalva importante. 

O modelo produzido pela GM no Brasil e Argentina ganhou as cinco estrelas com boas notas para proteção de adultos e crianças. No primeiro caso, segundo o Latin NCAP, a proteção foi de 91%. 

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No teste de impacto frontal a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A proteção do tórax do motorista e a do passageiro foi adequada. Os joelhos do motorista receberam proteção marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel e os joelhos do passageiro receberam proteção boa. As canelas do motorista receberam proteção adequada e boa e do passageiro apresentaram proteção boa. A área dos pés foi considerada estável. A estrutura foi considerada estável.

Já nos testes laterais, a cabeça, abdômen, pélvis receberam boa proteção, e o tórax recebeu proteção adequada. No teste de impacto lateral de poste, a cabeça e pelve receberam boa proteção, enquanto o tórax ganhou proteção marginal e abdômen adequada. E foi justamente nesse último teste que o Latin NCAP apontou uma ressalva grave. 

Segundo a entidade, após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado não esmagado do veículo na área do pré-tensionador do cinto de segurança e dificuldade para soltar o cinto de segurança. Este lado é justamente o do motorista. 

Ainda segundo o Latin NCAP, a Chevrolet foi informado e investigou a ocorrência, descobrindo uma não-conformidade. Um recall foi emitido em abril de 2022 no Brasil e envolveu 79.730 unidades, todas produzidas entre 2020 e 2022. 

Em nota, o órgão afirmou que: “o Latin NCAP é da opinião que o fabricante deve se concentrar na causa do incidente, enquanto o fabricante se concentra nos efeitos após o incidente para fornecer a solução correta. Embora a decisão do fabricante não esteja de acordo com a recomendação do Latin NCAP, o Latin NCAP reconhece que é responsabilidade do fabricante resolver este incidente.”

Por esse motivo, o Latin NCAP resolveu deixar um alerta ao lado das cinco estrelas obtidas pelo Chevrolet Tracker. O sinal de atenção só será retirado quando a Chevrolet comprovar que solucionou o problema. 

Procurada, a Chevrolet emitiu o seguinte comunicado à nossa reportagem: 

"A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes e informa que promoveu, em abril de 2022, uma campanha de recall do Chevrolet Tracker modelos 2020 a 2022 para a solução do caso. Após a realização deste reparo, não houve mais casos relatados. A empresa esclarece ainda que valida as tecnologias utilizadas em seus produtos de acordo com os mais rígidos padrões globais de engenharia e de mercado, sempre atendendo as regulamentações vigentes."

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