Dacia terá SUV de entrada diferente do Renault Kardian

Com previsão para chegar em 2027, o novo projeto da Dacia é um SUV de entrada ala Kardian
DR
Por
11.07.2024 às 12:36
Compartilhe:
Com previsão para chegar em 2027, o novo projeto da Dacia é um SUV de entrada ala Kardian

Após lançar lançar seu novo carro-chefe no ano passado, o Dacia Duster, a montadora romena planeja um novo mini SUV de entrada. Com planos para ser lançado em 2027, há quem diga que esse projeto é uma espécie de versão mais em conta do Renault Kardian, mas por quê?

 Você pode se interessar por: 

Para aqueles que não sabem, a Dacia é uma submarca mais econômica do grupo Renault que atua em solo europeu. Deste modo, este novo projeto de entrada seria quase que irmão bastardo do Renault Kardian que é vendido por aqui.

Ou seja, ambos são SUVs compactos de entrada feitos para uso urbano, porém o projeto romeno será ainda mais em conta - levando em conta o posicionamento de mercado da montadora.

Apesar de ainda não ter nome, sabe-se que o mini SUV tomará o lugar do Dacia Sandero Stepway e preencherá uma lacuna que se abriu no catálogo da marca. Isso porque o Dacia Duster, graças ao aumento que recebeu em suas medidas, criou um espaço no mercado para um produto de menor porte, um “baby SUV” tal qual um Jeep Avenger.

Mesmo sendo um sucessor espiritual do Sandero Stepway, categorizado como um hatch, este carro se tornará um SUV de fato. Assim, buscará competir com o futuro Fiat Grande Panda e o Citroen C3 europeu, dois compactos que possuem uma estética mais aventureira.

Visual especulado

Apesar de não ter seu conceito oficialmente apresentado, espera-se que o mini SUV use elementos dos conceitos Dacia Manifesto e Dacia Sandrider. A partir disso, a publicação Carscoops apresentou duas renderizações próprias que uniram o visual desses conceitos mencionados e de SUVs urbanos convencionais.

Também se espera que o “baby Duster” possua um espaço interno maior que o Sandero Stepway. Além disso, uma boa distância em relação ao solo e revestimento de plástico em sua carroceria também são esperados para o mini aventureiro.

Elementos compartilhados

Por ser uma marca com direcionamento mais econômico, é previsto que o veículo traga elementos compartilhados com outros produtos da montadora. A arquitetura deve ser baseada na plataforma CMF-B da Renault, presente em Sandero, Logan e Duster

A mesma arquitetura deve integrar também o Dacia Duster de 7 lugares, que já teve protótipo foi flagrado pelas ruas. Por dentro, o carro deve vir com o sistema de montagem YouClip da Dacia.

A estratégia de compartilhamento de componentes é algo característico dos romenos e permite maior uma economia nos custos de produção de seus carros.

Motorização eletrificado

De acordo com a Carscoops, fontes sugerem que o modelo trará opções com trens de força a combustão e híbrido baseados em conjuntos motores da Renault. Além disso, espera-se que esses propulsores tragam melhorias de desempenho em relação aos da marca francesa, reforçando o caráter econômico da marca romena.

Um conjunto motriz totalmente elétrico também não é descartado, e ainda restam dúvidas sobre o futuro sistema de tração do veículo. A Dacia é uma das únicas montadoras de baixo custo que oferece tração integral em seus produtos, e não se sabe se essa máxima seguirá de pé ou se o “baby Duster” contará com tração dianteira.

Como já comentado, espera-se que o mini SUV de entrada da Dacia chegue em 2027, e seus testes devem começar já ano que vem.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários