Fiat Pulse: os principais problemas do Fiat Pulse, segundo os donos
O Fiat Pulse foi um daqueles carros cercados de expectativa. Afinal, foi o primeiro SUV compacto da Fiat - e o primeiro utilitário esportivo da marca feito aqui. Além disso, teve inúmeras campanha de marketing e chegou a ser conhecido como o carro do “BBB”, quando a montadora ainda patrocinava o reality-show. A fama, porém, também traz a reboque problemas comuns.
Lançado em outubro de 2021, o Pulse é produzido em Betim (MG), com a base do Argo. Só não espalha não, porque a Fiat refuta que ele seja um simples SUV do compacto. Mas o fato é que o modelo usa a mesma arquitetura MLA que serve ao hatch, ao Cronos e ao Fastback.
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No caso do Pulse, além de mais alto, o vão livre do solo do Pulse é de 22,4 cm. A Fiat mexeu na geometria da suspensão traseira (eixo de torção) do crossover para ganhar espaço no porta-malas (370 litros, só que na medição de água, e não VDA, aquela com blocos) e crescer o entre-eixos em 1,1 cm (2,53 m no total).
A linha “civil” do Pulse mantém os conjuntos do lançamento. Hoje vendido em cinco versões, começa na Drive com o motor 1.3 Firefly aspirado de 107/98 cv e câmbio manual por R$ 98.990, que faz dele o SUV mais barato do momento no mercado.
Porém, queremos falar mesmo, é da versão com câmbio CVT que simula sete marchas e acrescenta R$ 7.000 no valor do carro. Já que é ele um dos principais problemas do Pulse.
Tem ainda as opções com o 1.0 turbo GSE T200 de 130/125 cv de potência, sempre com transmissão continuamente variável. Esse conjunto serve aos Pulse Audace (R$ 117.990) e Impetus (R$ 128.990).
No fim do ano passado, contudo, a Fiat emprestou um veneno - literalmente - ao segmento de SUVs e lançou a versão Abarth. O primeiro carro no Brasil preparado pela divisão esportiva do escorpião. Custa R$ 149.990 e usa o motor 1.3 turbinado de 185/180 cv. Um canhãozinho divertido.
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Neste posicionamento, o Pulse foi o quinto SUV compacto mais vendido do país em 2022, com pouco mais de 50 mil unidades e pouca coisa atrás do Jeep Renegade. Nos dois primeiros meses de 2023, são quase 6 mil unidades emplacadas.
Mesmo assim e com pouco tempo de vida, o Pulse não está livre de problemas comuns, segundo seus donos. Além das queixas em relação à transmissão CVT já mencionada, há muitos relatos no site do Reclame Aqui e em grupos de proprietários sobre falhas no motor, na bomba de óleo e defeitos crônicos no acabamento.
Veja agora os principais problemas do Fiat Pulse, segundo os donos.
Fiat Pulse: Principais problemas
Câmbio
O Fiat Pulse estreou o câmbio CVT na linha Fiat no Brasil, mas é fonte de problemas para os donos. As reclamações dizem respeito a transmissões que travam. Inclusive, na posição Parking, e com os motoristas não conseguindo tirar a chave da ignição, mesmo com o motor desligado e a alavanca em “P”.
Alguns casos foram resolvidos, mas a maioria ainda está sem resposta.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4 e Caso 5
Bomba de óleo
Falhas na peça também são usuais nas reclamações que dizem respeito ao Pulse. Segundo os depoimentos, inclusive, a orientação da própria Fiat aos concessionários é de efetuar a troca gratuita da bomba de óleo em caso de defeito.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4
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Está possuído?
São muitos os relatos de Pulse cujo motor para de funcionar do nada, seja com o conjunto aspirado ou turbo. Em outros casos, dificuldades em dar partida em um dia, mas no outro o SUV pega normalmente. Há ainda depoimentos de falhas e engasgos no desempenho.
As razões são variadas. Algumas revendas apontam que a causa está na falha no sistema de injeção ou dos bicos injetores. Outros botam a culpa na bateria ou mesmo no alternador. Poucos foram respondidos pela Fiat.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6, Caso 7, Caso 8 e Caso 9
Acabamento externo e interno
O SUV é uma fábrica de queixas sobre o acabamento. Seja na cabine ou mesmo na carroceria. Entre os principais problemas relatados pelos donos de Fiat Pulse estão: falhas na pintura, arranhões na lataria e nos vidros de veículos que acabaram de sair da revenda, peças plásticas no painel e lanternas desalinhadas e barulhos excessivos no interior.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5 e Caso 6
Recalls
Com menos de dois anos de uso, o Fiat Pulse já teve três recalls:
- Troca da central do sensor de estacionamento traseiro em carros produzidos em 2022
- Substituição do duto de combustível em SUVs fabricados em 2022
- Troca da bomba de alta pressão de combustível em unidades feitas entre 2022 e 2023
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