Fiat Pulse T200 Hybrid 2025: como é o híbrido mais barato do Brasil

SUV rouba posto do Kia Stonic híbrido-leve e traz conjunto competitivo
Diego Dias
Por
09.11.2024 às 12:31 • Atualizado em 12.11.2024
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SUV rouba posto do Kia Stonic híbrido-leve e traz conjunto competitivo

O mercado de carros híbridos no Brasil vem ganhando um importante volume desde 2019, quando a Toyota lançou o Corolla Hybrid, primeiro híbrido fabricado no mercado nacional. Em 2023 os SUVs BYD Song Plus e GWM Haval contribuíram muito para esse mercado crescer, enquanto que agora em 2024 estreou o carro híbrido mais barato do Brasil: Fiat Pulse T200 Hybrid 2025.

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Disponível em duas versões, o SUV tem como versão de entrada o Pulse Audace T200 Hybrid 2025, que hoje custa R$ 125.990. A configuração híbrida-leve conta ainda com a versão Impetus T200 Hybrid, tabelada em R$ 140.990. Mas voltando para o Pulse híbrido de entrada, vale dizer que ele é mais barato do que o Kia Stonic MHEV de R$ 134.990, além dos Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid, de R$ 139.990, e o 5X Pro Hybrid Max Drive, atualmente comercializado por R$ 155.990.

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Equipamentos

Apesar de ter recebido somente a cor Azul Amalfi (que retorna para o catálogo do SUV) e a plaqueta T200 Hybrid na traseira como novidades estéticas, o Pulse Audace T200 Hybrid continua trazendo uma boa lista de equipamentos de série. A principal novidade é a central multimídia com tela de 10,1 polegadas, essa maior que o display de 8,4 polegadas da Audace T200 convencional. A conexão Apple CarPlay e Android Auto sem uso de cabos continua.

Entre os principais itens de série, a versão de entrada com motorização híbrida-leve traz também rodas de liga-leve aro 16, partida remota pela chave, chave presencial e de partida, carregador de celular por indução (com direito a resfriamento), câmera de ré, ar-condicionado automático digital e sensor de estacionamento. O SUV segue com quatro airbags, monitor de pressão dos pneus e controle de estabilidade e tração.

Vale lembrar que, enquanto a versão Impetus traz painel digital de 7 polegadas, a configuração mais básica traz painel de instrumentos analógico com novos ponteiros em azul. O pequeno display de 3,5 polegadas exibe os gráficos da regeneração de energia e carga da bateria numa tela monocromática.

Motor T200 Hybrid

Como já explicado no texto de lançamento, o motor 1.0 turbo flex de três cilindros trabalha agora junto de um pequeno motor-gerador elétrico de 12V, que gera 3 Kw e 1 kgfm de torque. O propulsor a combustão continua rendendo até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, mas passa a ganhar uma pequena ajuda do pequeno conjunto elétrico em acelerações e retomadas, sem tracionar diretamente o carro como num típico híbrido-leve.

O pequeno motor-gerador entrou no lugar do alternador e motor de partida, sem contar que o modelo traz sistema start-stop de funcionamento mais suave. A alimentação desse motor elétrico vem de duas baterias de 12V: uma tradicional chumbo-ácido com 68Ah no cofre do motor; além de outra de íon de lítio de 11Ah, que fica alocada logo abaixo do banco do motorista. O conjunto de baterias é recarregado pelo 1.0 turbo durante desacelerações e frenagens.

Na prática, o sistema híbrido-leve vem para ajudar na redução do consumo de combustível, que segundo a Fiat ficou em 10,7% no Pulse T200 Hybrid, isso tanto usando etanol ou gasolina. Abaixo, veja como ficou o consumo:

Cidade (E/G): era 8,4 km/l e passa a 9,3 km/l - era 12,1 km/l e passa a 13,4 km/

Estrada (E/G): 10,2 km/l / 14,4 km/l (igual)

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