Novo SUV da Skoda confirma motorização que veremos no VW Tera no Brasil
O Volkswagen Tera teve seu nome revelado na última segunda-feira (4) e já tem gerado bastante expectativa. O SUV compacto será lançado somente em 2025, mas o último lançamento da Skoda (subsidiária tcheca do Grupo Volkswagen) na Ásia antecipa alguns detalhes do modelo que será fabricado em Taubaté (SP) a partir do ano que vem.
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O Skoda Kylaq, recém-lançado na Índia, compartilha a plataforma MQB A0 e diversos componentes com o Volkswagen Tera, uma vez que ambos foram desenvolvidos para otimizar custos de produção em mercados emergentes.
A única motorização disponível para o Skoda Kylaq é a conhecida 1.0 turbo a gasolina de três cilindros com injeção direta, que desenvolve 115 cv de potência e 18,1 kgfm de torque. No caso do Tera, esse motor deverá manter a calibração 170 TSI utilizada nas versões intermediárias do Polo para seguir entregando 116 cv e 16,8 kgfm.
O motor 200 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm usado nos modelos Polo Highline, Virtus, Nivus e T-Cross entrega números superiores de potência e torque por ter uma construção mais sofisticada, com mais periféricos e turbina maior.
As opções de câmbio também serão diferentes. Enquanto o Kylaq será vendido na Índia com transmissões manual e automática de seis marchas, a depender da versão, a expectativa é que o Tera aproveite a caixa manual de cinco velocidades e o longevo automático Tiptronic de seis relações – ambos oferecidos no Polo e no Virtus.
O que mais o Skoda Kylaq adianta sobre o VW Tera?
Mas as similaridades entre Kylaq e Tera não ficam apenas na motorização. As versões mais caras do SUV da marca tcheca são equipadas com rodas de liga leve de 17 polegadas, painel de instrumentos de 8” e central multimídia de 10,1”com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Esses mesmos itens deverão ser incorporados pelo Volkswagen Tera.
Na parte visual, porém, acabam as semelhanças. O Kylaq segue a identidade Modern Solid, da Skoda, com grade superior formada por filamentos verticais e conjunto óptico fragmentado. Já o VW Tera adotará um design bem semelhante ao que se vê no recém-lançado Nivus 2025, com grade mais estreita e para-choque alargado verticalmente.
Em relação a medidas, o SUV da Skoda conta com 3,95 m de comprimento, para se enquadrar à legislação indiana, que dá benefícios tributários a veículos de até 4 metros de comprimento. Já o VW Tera deverá ser um pouco maior, com porte semelhante ao do Polo, para ficar na casa dos 4,10 m. A expectativa é que o entre-eixos seja igual para ambos, de 2,56 m.