Fiat Strada, carro mais vendido do Brasil, decepciona em teste de segurança
Apesar de toda a evolução apresentada na segunda geração, a Fiat Strada não conseguiu melhorar tanto no quesito segurança, ao menos não aos padrões exigidos pelo Latin NCAP. A picape teve seu teste revelado hoje e recebeu apenas uma estrela de cinco possíveis.
A entidade testou uma unidade com cabine simples e outra com cabine dupla e se surpreendeu com diferenças entre as versões. Graças aos assentos, as notas foram consideravelmente distantes, especialmente para a proteção e adultos.
A versão de cabine simples, equipada com dois airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade (ESC) como padrão alcançou 47,47% em ocupante adulto, 22,08% em ocupante criança, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança.
A versão de cabine dupla, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça e tórax) e ESC como equipamento padrão alcançou 41,39% em ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança.
Estrutura instável e airbag deficitário
De acordo com a entidade, o impacto frontal mostrou uma estrutura instável, incluindo a área dos pés. Já no teste impacto lateral contra poste, os airbags laterais, presentes somente nas versões de cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido.
Dessa maneira, há alta probabilidade de ferimentos com risco de vida. O Latin NCAP alerta que apenas ter o equipamento de segurança não significa que ele funcionará bem.
Outro ponto ressaltado pelo Latin NCAP diz respeito aos bancos. Durante o teste de proteção contra a chicotada cervical, a entidade detectou que as versões com cabine dupla possuem um bom resultado, enquanto as configurações de cabine simples mostram proteção pobre. Isso acontece graças a construção diferente dos bancos, o que causou estranheza ao Latin NCAP.
Vale lembrar que Volkswagen Nivus e Honda WR-V foram testados na última rodada. O SUV da marca alemã conseguiu cinco estrelas, enquanto o modelo da fabricante japonesa ficou com apenas uma.
Você também pode se interessar por:
Como nova Chevrolet Montana terá porte de Toro usando cabine do Tracker
Jeep Renegade 2022: de R$ 120.000 a R$ 160.000, veja versões e itens de série
Fiat Toro 2022: cinco coisas que queríamos que mudasse na picape
Nova Fiat Strada: os principais problemas, segundo os donos
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.