Fusca ganha releitura elétrica chinesa e Passat ganha uma da… Hyundai?
Basta olhar as fotos para lembrar dos Volkswagen Fusca e Passat. Esses projetos asiáticos são elétricos e não são fabricados pela marca alemã, embora pareçam releituras dos clássicos que já foram vendidos pela montadora.
Vamos falar primeiro do “ônibus do tempo”. O veículo que bebe da mesma fonte do Fusca foi projetado pela marca chinesa ORA, que pertence à Great Wall e será apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Xangai, na China, na próxima semana.
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
A inspiração no Fusca pode ser vista externamente nas linhas curvilíneas por toda carroceria, nos faróis arredondados, no pára-brisa retilíneo e nos pára-lamas traseiros com alojamento para lanterna. As diferenças ficam pelas linhas mais futuristas e pelas quatro portas.
Por dentro, o volante lembra o conhecido cálice do velho Fusquinha, com aro externo de grande diâmetro e interno cromado em formato de meia-lua, que aciona a buzina. A diferença está na modernidade do console central, nos comandos elétricos na porta do motorista e nas saídas de ar-condicionado.
Já o protótipo parecido com o Passatão, na verdade, é uma releitura do Hyundai Pony, que foi um hatch vendido pela marca no século passado, entre as décadas de 1970 e 1980, assim como o próprio VW Passat no Brasil.
Leia também: O que ninguém conta sobre os carros elétricos
Embora seja feito para dar nova vida ao antigo Hyundai, as linhas do projeto são mais parecidas com as do Volkswagen. Basta observar a carroceria carregada de vincos, as duplas de faróis na dianteira, as setas nas extremidades do pára-choque dianteiro, a característica tampa do porta-malas e as lanternas horizontais.
A maior distinção em relação ao hatch fabricado no Brasil fica com os retrovisores, que estão dispostos nos pára-lamas dianteiros, parecidos com os dos Nissan Skyline ou de outros modelos asiáticos das décadas de 1960 e 1970, e não na coluna A, como se convencionou no Ocidente.
Já o interior mistura o estilo vintage dos grandes painéis horizontais - que lembra o do Ford Galaxie - com a tecnologia atual de mostradores digitais, e o volante contemporâneo com pegada mais esportiva e base reta.
Leia também: Está mais barato comprar este avião do que um Renegade, T-Cross ou Tracker
Ambos os projetos ainda não saíram do papel. No caso da releitura visual do Fusca, não se sabe, de fato, quando será produzido, enquanto o Hyundai deve ter apenas uma unidade fabricada, que ficará exposta no estúdio da marca, em Busan, na Coreia do Sul.
Você também pode se interessar:
SUVs de até R$ 70 mil
VW Taos será assim e terá item “esquecido” do Nivus e T-Cross
Os melhores carros usados pelos R$ 10 mil de um iPhone 11 Pro Max
Você já pode assinar um carro da Audi como se fosse Netflix
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.