Hyundai HB20 e Ford Ka zeram teste mais rígido de segurança

Avaliação é válida para as carrocerias hatch e sedan dos modelos que contam com dois airbags de série
Renan Bandeira
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08.12.2020 às 15:10 • Atualizado em 29.05.2024
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Avaliação é válida para as carrocerias hatch e sedan dos modelos que contam com dois airbags de série

Hyundai HB20 e Ford Ka zeraram em teste de colisão do novo protocolo do Latin NCAP, órgão responsável por avaliar os níveis de segurança dos veículos vendidos na América Latina e Caribe.

O resultado foi divulgado nesta terça-feira (8) e é válido para as carrocerias hatch e sedan dos veículos. A nova avaliação unificou a nota de crianças e adultos e agora é medida em percentual, com a adição de dois novos testes: proteção de pedestres e assistência à segurança.

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O Hyundai HB20, com dois airbags, teve proteção de impacto frontal média e proteção lateral ruim para o tórax - principal motivo para a avaliação baixa. Além disso, outros pontos que fizeram o compacto ter zero estrela foram o desempenho ruim no teste de chicote vertical e a falta do controle eletrônico de estabilidade em todas as versões - item cobrado no novo protocolo da entidade.

Em percentual, a proteção é: 19% para adultos, 10% para crianças e 43% para pedestres. A assistência à segurança é de 14%.

O caso do Ford Ka é parecido. O modelo não conta com controle de estabilidade de série em toda a gama e seu desempenho no chicote cervical também foi ruim. Na batida de frente, a proteção é considerada média e na lateral, fraca para a região torácica.

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A porcentagem de proteção do Ford é de 34% para adultos, 9% para crianças, 50% para pedestres e 7% para assistência à segurança.

Outro aspecto que influenciou na avaliação é a falta da folha de resgaste, que é uma espécie de manual que indica aos socorristas onde há acesso às vítimas em caso de colisão que prejudique o acesso pelas portas ou porta-malas.

De acordo com o Latin NCAP, "a Ford está apresentando atualizações para o equipamento de segurança do Ka de série, oferecendo ESC (controle de estabilidade0 e airbags laterais de série em todas as versões."

O órgão ainda afirmou que uma versão mais completa do hatch foi avaliada e teve melhor desempenho na proteção dos ocupantes, mas a atualização da classificação será feita após os itens do veículo de teste serem incorporados de série nas demais opções da gama.

Novas exigências do Latin NCAP

A cada quatro anos, o programa torna o teste mais rígido e estabelecendo novos critérios e fazendo mais exigências. 

A partir de 2020, o controle de estabilidade passará a ser exigido de série em todas as versões para obtenção das cinco estrelas. Proteção lateral, de pedestres (no capô) e avisos de uso do cinto de segurança em todas as posições também renderão mais pontos. 

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Haverá a inclusão de testes de frenagem autônoma emergencial (pontos extras), chicote vertical e atropelamento de pedestres. Ainda, carros que tiverem itens como frenagem autônoma emergencial, alerta ou assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego e limitador de velocidade ganharão pontos extras.

Além disso, a classificação por estrelas será unificada, não havendo mais distinção entre proteção para adultos e crianças.

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