Hyundai HB20 tem nota rebaixada em teste de segurança

Modelo teve nota reduzida para uma estrela pelo Latin NCAP
Renan Bandeira
Por
09.10.2020 às 14:33 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Modelo teve nota reduzida para uma estrela pelo Latin NCAP

O Hyundai HB20 teve a segurança reavaliada em apenas uma estrela após passar por teste de auditoria do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe).

O resultado divulgado pelo órgão nesta sexta-feira (9) indica que o modelo oferece proteção menor para os ocupantes adultos da primeira fileira do que foi avaliado no teste original, em 2019, no qual o hatch havia conseguido quatro estrelas. 

Leia também: Hyundai HB20 2021 passa batom preto em todas as versões. Veja preços

Após o teste de colisão lateral a 50 km/h, os bonecos demonstraram que os efeitos do impacto ultrapassaram os limites permitidos para o corpo humano e, por isso, a avaliação despencou.

Durante a batida, o dummy adulto - que representa os ocupantes da primeira fileira - sofreu forte impacto na região torácica, gerando a avaliação ruim (cor vermelha) de proteção para a área.

Como prevê o protocolo de avaliação do Latin Ncap,  caso uma parte crítica do corpo humano - que oferece riscos à vida do ocupante - tem avaliação ruim, a nota não pode ultrapassar uma estrela. Por conta disso, a nova classificação para ocupantes adultos do HB20 é de uma estrela.

Modelo teve a nota reduzida pelo Latin NCAP de quatro para uma estrela na proteção de adultos após auditoria

A de crianças segue em três estrelas e não registrou mudança nos resultados entre os testes de 2019 e o atual.

Questionado sobre como evitar esse tipo de oscilação na avaliação, Alejandro Furas, Secretário-geral do Latin NCap, afirmou que "o monitoramento para evitar esse tipo de oscilação na qualidade da produção é de responsabilidade do fabricante."

Além disso, disse que regulamentações mais rígidas dos países sobre fabricantes de automóveis poderia pressionar as empresas em reforçar e monitorar o controle de qualidade de seus produtos.

Procurada pela Mobiauto, a Hyundai ainda não se posicionou sobre o caso até a publicação desta reportagem.

Volte em instantes para mais informações.

 Talvez você também se interesse por:

Os 10 melhores carros com motor turbo abaixo de R$ 100 mil
Os 10 melhores hatches na faixa de R$ 70 mil
Os sedans 0 km com maiores porta-malas no Brasil
Os 10 SUVs mais econômicos do Brasil 

Comentários