Hyundai nega piora na segurança do HB20 e vai investigar teste do Latin NCAP
A Hyundai se posicionou em primeira mão à Mobiauto, nesta terça-feira (13), sobre a redução de quatro para uma estrela na nota de segurança do HB20 anunciada na última semana pelo Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe).
O teste de auditoria realizado na última sexta-feira (9), constatou que a unidade avaliada não contava com a mesma estrutura oferecida pela testada no final do último ano, quando o hatch conquistou quatro estrelas de segurança, apenas uma abaixo da nota máxima.
Leia também: Hyundai HB20 2021 passa batom preto em todas as versões. Veja preços
Segundo a Hyundai, ambas as unidades foram fabricadas no Brasil e possuem a mesma estrutura. "Não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano."
O novo teste realizado pelo órgão aponta que o Hyundai não garante boa segurança para os ocupantes da primeira fila em casos de colisão lateral a 50 km/h. Durante a avaliação, o modelo teve proteção considerada ruim (vermelho) para área torácica do passageiro.
Como prevê o protocolo de avaliação do Latin Ncap, caso uma parte crítica do corpo humano - que oferece riscos à vida do ocupante - tenha avaliação ruim, a nota não pode ultrapassar uma estrela. Por conta disso, a nova classificação para ocupantes adultos do HB20 é de uma estrela.
Insatisfeita com o resultado, a marca afirmou que "está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019."
Leia também: novo Nissan Versa: patinho feio vai virar cisne em outubro
Procurada pela nossa reportagem, a Hyundai emitiu o seguinte comunicado:
"A Hyundai desenvolveu o HB20 originalmente para o Brasil e, posteriormente, passou a exportá-lo para países vizinhos, sempre com base na mesma qualidade global de todos os seus produtos.
Não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano.
A Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019.
Nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa. Mas a Hyundai assegura que, caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração."
Talvez você também se interesse por:
Os 10 melhores carros com motor turbo abaixo de R$ 100 mil
Os 10 melhores hatches na faixa de R$ 70 mil
Os sedans 0 km com maiores porta-malas no Brasil
Os 10 SUVs mais econômicos do Brasil
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.