Hyundai Santa Cruz tem caçamba cheia de truques e inovações
A Hyundai apresentou na América do Norte a inédita Santa Cruz. A Mobiauto já contou tudo sobre a picape - clique aqui para ler -, que ainda não está confirmada no Brasil, mas já assusta a líder da categoria, Fiat Toro.
A marca coreana não inovou apenas no visual e nas tecnologias embarcadas. A novata exibe também algumas funcionalidades de sua caçamba que são para lá de inusitadas - e inovadoras.
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Picape é construída sobre a plataforma do novo Hyundai Tucson, tem estrutura monobloco e medidas próximas as da Fiat Toro
Além da assinatura na porta, que lembra as antigas picapes Ford e a Volkswagen Saveiro de primeira geração, a Hyundai dá à Santa Cruz uma espécie de bagageiro sob a plataforma da caçamba.
O uso é simples. Basta abrir a porta traseira que já ficará à vista a assinatura “open”, indicando onde está o mecanismo para abertura e acesso ao compartimento escondido.
Sua capacidade ainda não foi informada, mas é suficiente para levar ferramentas ou duas malas, por exemplo, e conta até com um sistema de escoamento de líquido, que pode ser notado pelo ralo. Ou seja: é bom tomar cuidado que o compartimento não é 100% impermeável.
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Compartimento guarda kit para troca de pneus e deixa espaço para mais ferramentas
Ah, e não precisa se preocupar em deixar macaco, triângulo, chave de roda e o estepe no local. Os três primeiros itens ficam na cabine, guardados sob o assento da posição direita na segunda fileira de bancos. O último, do tipo temporário, fica embaixo do veículo.
Já abaixo do banco traseiro, porém nas posições central e esquerda, fica outro porta-trecos para guardar pequenas bagagens de mão.
Outro truque é a capota que cobre a caçamba. Ela é diferente das já conhecidas capotas marítimas de picapes convencionais, e mesmo em relação à capota rígida que pode ser encontrada na Toro Ultra. O sistema é do tipo retrátil e fica escondido na base do discreto santantônio quando aberto.
Sistema lembra persianas com trava no final do curso e tem funcionamento simples (Imagem: canal Redline Reviews)
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Para acioná-lo, basta puxar uma fita de tecido e a cobertura vai se formando como uma espécie de esteira, com placas de plástico horizontais que se enfileiram até tapar toda a superfície e vedar a área. Segundo a Hyundai, a capota oferece uma proteção quase total contra infiltração de água em caso de chuva.
Além disso, a Santa Cruz ainda oferece dois degraus para apoiar os pés nas extremidades laterais do do pára-choque traseiro, a fim de facilitar o acesso à caçamba.
Além da iluminação e trilhos, a caçamba tem ganchos para amarração da carga
Esta, por sua vez, conta ainda com trilhos e lâmpadas nas paredes laterais, que ajudam na amarração da carga, e com uma tomada de 115 V para usar, por exemplo, uma serradeira elétrica dentro da caçamba caso necessário.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.