Hyundai Santa Cruz tem caçamba cheia de truques e inovações

Novo esquema de bagageiro e estilo inédito de cobertura da caçamba confirmam que a picape coreana, de fato, quer conquistar seu espaço na categoria
Renan Bandeira
Por
19.04.2021 às 19:23 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Novo esquema de bagageiro e estilo inédito de cobertura da caçamba confirmam que a picape coreana, de fato, quer conquistar seu espaço na categoria

A Hyundai apresentou na América do Norte a inédita Santa Cruz. A Mobiauto já contou tudo sobre a picape - clique aqui para ler -, que ainda não está confirmada no Brasil, mas já assusta a líder da categoria, Fiat Toro.

A marca coreana não inovou apenas no visual e nas tecnologias embarcadas. A novata exibe também algumas funcionalidades de sua caçamba que são para lá de inusitadas - e inovadoras.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Novo esquema de bagageiro e estilo inédito de cobertura da caçamba confirmam que a picape coreana, de fato, quer conquistar seu espaço na categoria

Picape é construída sobre a plataforma do novo Hyundai Tucson, tem estrutura monobloco e medidas próximas as da Fiat Toro 

Além da assinatura na porta, que lembra as antigas picapes Ford e a Volkswagen Saveiro de primeira geração, a Hyundai dá à Santa Cruz uma espécie de bagageiro sob a plataforma da caçamba. 

O uso é simples. Basta abrir a porta traseira que já ficará à vista a assinatura “open”, indicando onde está o mecanismo para abertura e acesso ao compartimento escondido. 

Sua capacidade ainda não foi informada, mas é suficiente para levar ferramentas ou duas malas, por exemplo, e conta até com um sistema de escoamento de líquido, que pode ser notado pelo ralo. Ou seja: é bom tomar cuidado que o compartimento não é 100% impermeável.

Leia também: Nova Fiat Toro terá duas caras e bloqueio de diferencial TC+ da Strada

Novo esquema de bagageiro e estilo inédito de cobertura da caçamba confirmam que a picape coreana, de fato, quer conquistar seu espaço na categoria

Compartimento guarda kit para troca de pneus e deixa espaço para mais ferramentas

Ah, e não precisa se preocupar em deixar macaco, triângulo, chave de roda e o estepe no local. Os três primeiros itens ficam na cabine, guardados sob o assento da posição direita na segunda fileira de bancos. O último, do tipo temporário, fica embaixo do veículo.

Já abaixo do banco traseiro, porém nas posições central e esquerda, fica outro porta-trecos para guardar pequenas bagagens de mão.

Outro truque é a capota que cobre a caçamba. Ela é diferente das já conhecidas capotas marítimas de picapes convencionais, e mesmo em relação à capota rígida que pode ser encontrada na Toro Ultra. O sistema é do tipo retrátil e fica escondido na base do discreto santantônio quando aberto.

Novo esquema de bagageiro e estilo inédito de cobertura da caçamba confirmam que a picape coreana, de fato, quer conquistar seu espaço na categoria

Sistema lembra persianas com trava no final do curso e tem funcionamento simples (Imagem: canal Redline Reviews)

Leia também: Nova Fiat Toro diesel de até R$ 200.000 queria ser Ram 1500

Para acioná-lo, basta puxar uma fita de tecido e a cobertura vai se formando como uma espécie de esteira, com placas de plástico horizontais que se enfileiram até tapar toda a superfície e vedar a área. Segundo a Hyundai, a capota oferece uma proteção quase total contra infiltração de água em caso de chuva.

Além disso, a Santa Cruz ainda oferece dois degraus para apoiar os pés nas extremidades laterais do do pára-choque traseiro, a fim de facilitar o acesso à caçamba.

Novo esquema de bagageiro e estilo inédito de cobertura da caçamba confirmam que a picape coreana, de fato, quer conquistar seu espaço na categoria

Além da iluminação e trilhos, a caçamba tem ganchos para amarração da carga

Esta, por sua vez, conta ainda com trilhos e lâmpadas nas paredes laterais, que ajudam na amarração da carga, e com uma tomada de 115 V para usar, por exemplo, uma serradeira elétrica dentro da caçamba caso necessário.

Você também pode se interessar por:

Hyundai Alcazar: tudo que já sabemos sobre o SUV de 7 lugares do Creta
Hyundai HB20: os principais problemas, segundo os donos
Avaliação: Hyundai HB20 tem custo-benefício melhor que Onix e Polo?
Hyundai HB20 2022 democratiza ESP e airbags laterais, mas fica mais caro


Comentários