IPVA 2023: por que imposto ficará mais caro sem aumentar
Se você sofreu para pagar o IPVA de 2022, infelizmente não temos uma boa notícia. O imposto, que teve alta média de 22,54% no exercício atual, ficará novamente mais caro para todos os veículos registrados em São Paulo em 2023.
É verdade que o calendário de pagamento e a tabela com os valores venais ainda serão divulgados pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo estadual, mas dá para adiantar que o valor será reajustado novamente.
Antes que você culpe um possível aumento nas alíquotas, saiba que a ‘culpa’ é da alta nos preços de veículos novos e usados. Essa valorização, que é comemorada por quem está pensando em vender seu carro, acaba impactando no IPVA - como já aconteceu no exercício de 2022. Fatores como a escassez de semicondutores, o aumento no custo das matérias-primas e a desvalorização do real estão por trás do reajuste.
Como calculo o valor do IPVA 2023?
É importante lembrar que, no estado paulista, o imposto é calculado com base nos valores venais praticados em setembro do exercício anterior e informados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Assim, é possível estimar quanto os preços médios subiram entre setembro de 2021, mês de referência para o cálculo do IPVA 2022, e setembro de 2022, que é a base utilizada para definir o imposto de 2023.
Leia também: Nova CNH: entenda tudo que mudou no documento
É preciso também levar em consideração a alíquota aplicada em cada veículo: no estado de São Paulo, a porcentagem varia entre 1% e 4% do preço do veículo de acordo com a tabela Fipe. Para carros flex emplacados em São Paulo, a taxa é de 4%, enquanto nos modelos a gás, eletricidade ou etanol, o valor é de 3%.
Caminhonetes com cabine simples, ônibus e motocicletas pagam 2%. Já os caminhões precisam desembolsar 1,5% sobre o valor do veículo. É importante ressaltar que a alíquota varia em outros Estados, normalmente de 1% a 6%.
E como posso pagar o IPVA?
No IPVA 2022, o governo paulista ampliou para cinco o número de parcelas possíveis para a quitação, justamente por causa dos aumentos no imposto. Além disso, quem realizou o pagamento em parcela única já em janeiro teve desconto de 9%, ao passo que a quitação à vista a partir de fevereiro rendeu abatimento de 5%.
Leia também: Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA
Entretanto, ainda não há uma definição por parte da Secretaria da Fazenda e Planejamento sobre uma repetição de condições de pagamento e descontos para 2023. Vale ressaltar que, para que isso aconteça, uma nova lei precisaria ser aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo. O mistério deve acabar até meados de dezembro, quando todas as informações do IPVA 2023 devem ser reveladas.
Imagem: Shutterstock
Você também pode se interessar por:
Como economizar no seguro do carro? 10 formas de conseguir desconto
10 infrações de trânsito que dão multa, mas (quase) todo mundo comete
Governo promete premiar motoristas que passarem 1 ano sem levar multa
Carros antigos terão novas regras para placa preta. Veja como serão
Este radar multa veículos que fazem barulho demais e já está no Brasil
Jornalista Automotivo