Nova CNH: entenda tudo que mudou no documento

Documento passou a contar com novas funcionalidades a partir de junho. Saiba para que servem todas as novidades
JC
Por
03.06.2022 às 15:11
Compartilhe:
Documento passou a contar com novas funcionalidades a partir de junho. Saiba para que servem todas as novidades

 Por Lucas Tischer

O novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entrou em vigor na última quarta-feira (1º) em todo o território nacional. As mudanças no documento foram estipuladas por meio da resolução 886, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no final do ano passado.

O novo modelo da CNH será obrigatório para todos os motoristas que solicitarem ou renovarem a habilitação daqui por diante. Entretanto, a troca não será imediata e sua implementação acontecerá de forma gradativa. Ou seja, quem possui a CNH antiga válida poderá seguir usando-a até a hora da renovação, quando receberá o modelo em novo formato.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Confira o que muda:

Cinco novidades da CNH brasileira

  1. O documento passará a ser traduzido em três idiomas (português, inglês e espanhol), a fim de facilitar o seu uso em diversas partes do mundo.
  2. A habilitação também aproxima o país dos padrões internacionais definidos pela Convenção de Viena: possui as cores verde e amarela, identificação das categorias com equivalência internacional.
  3. Conta, também, com o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes.
  4. Além disso, terá mais dispositivos de segurança, como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, para dificultar falsificações.
  5. No verso, a CNH continua trazendo a tecnologia do QR Code, que garante a autenticidade e a segurança dos documentos emitidos pelos órgãos públicos.

Documento passou a contar com novas funcionalidades a partir de junho. Saiba para que servem todas as novidades

Qual a validade da nova CNH?

Desde junho do ano passado, a CNH teve um aumento da validade, passando de cinco anos para até dez anos para condutores com menos de 50 anos. Quem tiver 50 anos ou mais deve renová-la a a cada cinco anos. Condutores com mais de 70 anos, a cada três anos.

Limites de ponto da nova CNH

Também faz um ano que a lei afrouxou o número de pontos que um condutor precisa acumular em infrações num período de 12 meses para ter a CNH suspensa. Antes, o limite era de 20 pontos. Desde a última alteração, passou a ser de 40 pontos no mesmo período.

Porém, não é todo motorista que pode acumular 40 pontos até ter sua habilitação suspensa. O limite mais alto só vale para quem não tiver cometido nenhuma infração gravíssima (sete pontos) no período. Para quem cometeu uma infração gravíssima, ele cai para 30 pontos. Se forem registradas duas ou mais, aí o teto se mantém nos atuais 20 pontos.

Será obrigatório mudar para a nova CNH?

Não. A transição será gradativa e receberá a CNH renovada quem tirar a sua primeira habilitação ou solicitar a renovação do documento a partir de junho deste ano.

Como fica a CNH Digital?

A chamada CNH digital ou CDT (Carteira Digital de Trânsito) permanece como é hoje: o condutor instala o aplicativo no celular, lê o documento físico via QR Code e passa a ter uma versão digitalizada em seu smartphone. Mas atenção: esse documento só vale para identificação se estiver baixado no aplicativo oficial do governo. Não vale usar um app genérico, tirar print ou foto do documento.

Você pode se interessar também:

BYD negocia comprar fábrica da Ford para fazer carros elétricos na BA
Novo Toyota Corolla será mais forte e terá telas digitais antirreflexo

Segredo: velha Chevrolet Spin será renovada e terá segurança reforçada

Por que as baterias de carro dão mais problema no frio

Comentários