Nova Toyota Hilux GR-Sport poderá vir rebaixada de série
A Toyota apresentou a versão esportivada GR-Sport da Hilux na Tailândia. A opção já foi flagrada em testes no Brasil, como a Mobiauto já contou neste outro artigo, o que indica que deve voltar às lojas brasileiras nos próximos meses.
Essa configuração existiu aqui entre 2018 e 2020, quando era empurrada pelo motor V6 a gasolina de 234 cv e 38,3 kgfm ou 2.8 turbodiesel de 177 cv e 45,9 kgfm, sempre automática. Porém, quando a Hilux recebeu um facelift no final do ano passado, ela foi retirada da lista de versões.
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No sudeste asiático, a Hilux esportivada foi apresentada novamente apenas com o motor 2.8 turbodiesel, que na reestilização foi recalibrado para entregar 204 cv e 51 kgfm de torque. Ele é gerenciado pelo câmbio automático de seis marchas e tem tração 4x4.
Essas são as mesmas especificações das versões turbodiesel da picape média aqui no Brasil, e que devem ser aproveitadas pela configuração com apelo esportivo em seu relançamento no nosso mercado.
A diferença fica para a suspensão, que por lá ficou mais reforçada com braços duplos na dianteira e cinco lâminas no feixe de molas traseiro. Por aqui, esperamos que esse mesmo reforço seja adotado.
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Fato curioso é que a Hilux GR-Sport lançada na Tailândia traz duas opções de suspensão, sendo uma convencional e outra rebaixada - que não deve vir ao Brasil. Neste segundo caso, o motor e o câmbio se repetem, só que a tração é apenas 4x2 traseira.
A variante, chamada de “low rider”, faz uma alusão à cultura americana de modificação de carros que surgiu em meados do século passado, e que se concentra principalmente no uso de suspensões hidráulicas e rebaixadas.
Assim como os low riders, a nova Hilux GR-Sport tailandesa andará mais baixo nessa configuração, literalmente. A suspensão poderá ter a altura reduzida em 2,3 cm. Tomando como base o vão livre do solo da versão de topo da picape vendida aqui, SRX 4x4 diesel, teríamos uma picape com 26,3 cm de distância do chão.
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Sim, a Hilux GR-Sport rebaixada ainda é alta. Mas, tirando os pneus de uso misto para adotar os convencionais e reduzindo a roda de liga leve de 18 para 17 polegadas, ela fica ainda mais baixa.
Nessa versão, a picape recebe também um bodykit exclusivo com pára-choque aerodinâmico, saias laterais e difusor na parte traseira. Além disso, terá acabamento em preto brilhante na grade e nas entradas de ar - que são artificiais.
Já a GR-Sport convencional foi apresentada com dianteira diferente da vista rodando camuflada no Brasil. Ela abandona o emblema da marca e recebe a assinatura “Toyota” centralizada na grade dianteira, enquanto o logo “GR” vai para o canto da peça.
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Por dentro, ambas as opções têm acabamento exclusivo com bancos esportivos em couro sintético pintado de preto com detalhes vermelhos, central multimídia de 8 polegadas, sete airbags e pacote de sistemas autônomos Toyota Safety Sense.
A nova Hilux GR-Sport deve ser lançada no Brasil até o fim deste ano, pouco depois de ser apresentada globalmente no Japão e em outros mercados asiáticos. Ela chegará ao nosso mercado via Argentina, assim como o restante da gama.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.