Nova VW Amarok: o que a picape tem lá fora que queríamos no Brasil

Picape média mudará de visual no Brasil, mas não se compara ao que já tem lá fora
Vinicius Moreira
Por
12.07.2024 às 20:44
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Picape média mudará de visual no Brasil, mas não se compara ao que já tem lá fora

O visual da nova Volkswagen Amarok só confirmou o que já era previsto. Em vez de uma nova geração, a picape vai receber uma atualização visual e banho tímido de tecnologia no interior. Bem diferente do que aconteceu com a versão da picape vendida na Europa e em outros mercados.

Lançada no Brasil em 2010, a última atualização da Amarok no Brasil ocorreu em 2016. Desde então, a picape continua com o mesmo visual e sem grandes mudanças.

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Flagras recentes do interior da picape fabricada na Argentina mostram que pouca coisa vai mudar dentro da cabine, e que as principais novidades estarão concentradas na carroceria.

Mas fora do Brasil a história é um pouco diferente. Afinal, alguns países receberam uma nova geração da picape, que nasceu de um projeto da VW em parceria com a Ford. Agora, vamos mostrar as principais diferenças entre a VW Amarok 2025 que será lançada em breve no Brasil e a Amarok vendida em outros mercados.

Dimensões e capacidade

A picape vendida fora do Brasil e recebeu não só um visual atualizado como ganhou medidas novas. São 5,35 metros de comprimento, 3,27 metros de entre-eixos, 1,91 m de altura, 1,88 m de largura. Já a brasileira tem 5,25 metros de comprimento (-10 cm), 3,10 m de entre-eixos (-17 cm), 1,83 m de altura (-8 cm) e só é maior em largura com 1,94 m.

Ainda não há a confirmação sobre a capacidade de carga. Atualmente, a Amarok comporta até 1.156 kg da caçamba.

Na geração que não vai chegar ao Brasil, o ganho de dimensões fez a picape saltar para 3.500 kg de capacidade de reboque e até 1.200 kg de capacidade de carga.

Visual

O ganho de medidas deixou também a Amarok vendida lá fora mais parruda. O visual da parte frontal é bem diferente. Na versão brasileira, a frente ganhará um novo conjunto de iluminação, ao qual terá uma barra iluminada entre os projetores, assim como o VW Taos. A peça do capô também será diferente, com mais vincos.

Nas imagens da VW, a nova Amarok também tem um arranjo diferente para o para-choque dianteiro. Os faróis de neblina estão na vertical e agora não fazem mais parte da grade.

Na traseira, o desenho das lanternas é bem diferente. No teaser divulgado pela montadora, a nova Amarok terá o nome da picape grafado em alto relevo na tampa da caçamba e não mais no letreiro. A nova geração tem a escrita em baixo relevo.

Interior

Lá fora, a Amarok está mais atualizada. Com painel de instrumentos digital, multimídia de 12 polegadas na vertical (com software novo) e acabamento com uma linguagem mais jovial.

Já na Amarok que chegará por aqui, é possível ver que a multimídia até foi atualizada, mas não dá para confirmar se com o atual sistema do VW Play – no entanto, nada de tela da Ford Ranger. Além disso, o volante continua o mesmo que já vemos no Brasil atualmente.

Outro detalhe revelado por flagra é que a partida da picape continuará por chave. Nada de chave por presença ou partida por botão.

Motorização e tração

Em solo nacional, a picape é oferecida em três versões atualmente: Comfortline, Highline e Extreme. Em outros mercados como a Austrália, por exemplo, a picape tem até cinco opções: Essencial, Life, Style, Panamericana e Aventura.

Lá fora, a variação de trem de força também é maior. Há desde um 2.0 TDI que varia a potência entre 150 cv e 209 cv, de acordo com a versão, até um 3.0 V6 turbodiesel de 246 cv. E não podemos esquecer da opção 2.3 turbo a gasolina que oferta 302 cv.

O que não vai mudar na Amarok 2025 vinda da Argentina para o Brasil será o trem de força. O motor turbodiesel 3.0 TDI V6 vai continuar a oferecer seus 258 cavalos de potência e 59,1 kgfm de torque. A transmissão é automática de oito marchas.

Fora do país, a Amarok tem versões com câmbio manual de cinco ou seis marchas. Já nas transmissões automáticas há as opções de seis velocidades e até 10 marchas.

A tração da picape vendida aqui é a já conhecida integral sob demanda, diferente das 4x4 dos concorrentes. Em outros mercados, a Amarok tem o 4x4 ou tração integral permanente, além da tração traseira nas versões mais básicas.

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