Novo Volvo EX90 pode ler mentes e antecipar suas vontades
A Volvo talvez seja a marca tradicional mais avançada em termos de eletrificação. A fabricante sueca irá vender somente veículos elétricos em 2030. Agora, a empresa acaba de apresentar o EX90, SUV elétrico de sete lugares que substituirá o XC90.
Como destaque, podemos dizer que o EX90 é o primeiro carro a ler mentes e antecipar as decisões do motorista. E não estamos falando de magia, mas sim de tecnologia da gigante da Nvidia. A gente te explica abaixo.
É bom ressaltar que apesar do avanço tecnológico, o EX90 ainda é um carro e, por isso, vamos tratar das especificações técnicas. Neste primeiro momento, o SUV será oferecido com um motor elétrico em cada eixo com 517 cv e 92,8 kgfm.
A bateria tem capacidade para 111 kWh, o que garante 600 km de autonomia. Apesar disso, segundo a Volvo, a recarga dos 10% para 80% é feito em 30 minutos. E, se não bastasse, o EX90 é capaz de vender energia para a rede elétrica sem comprometer os planos do próximo dia de uso.
Ler mentes
O EX90 estreia o chip Drive Orin, da Nvidia. A peça substituiu dezenas de sensores que monitoram parâmetros do motor, central multimídia, airbags, recursos de auxílio ao condutor, pressão dos pneus e tudo mais que você imaginar.
Dessa maneira, o EX90 pode fazer 254 trilhões de cálculos por segundo. Isso graças ao que a montadora chama de “cérebros artificiais” capazes de compreender o trânsito tão bem quanto um humano.
O potencial do Drive Orin é tão grande que a marca não sabe até onde ele vai chegar, uma vez que a inteligência artificial seguirá aprendendo. Dessa maneira, durante esse aprendizado, o SUV poderá prever a mente do motorista e exibir informações antes que elas sejam solicitadas.
Outra característica é a possibilidade de evitar acidentes. A câmera instalada no painel e os sensores conseguem medir a concentração e até embriaguez do motorista. Os bancos promovem cutucões caso o motorista se distraia. Se passar mal ou dormir, o EX90 é capaz de estacionar em local apropriado e chamar os serviços de emergência.
Para terminar essa parte altamente tecnológica, a gigante dos jogos, Epic Games, também está presente no desenvolvimento do EX90. Ela forneceu a Unreal Engine, ferramenta para desenvolvimento de gráficos de videogames, que foi utilizado na criação das imagens do head-up display.
Porte e visual
A Volvo ainda não divulgou detalhes a respeito do porte do EX90, garantindo apenas que o modelo terá sete lugares. No entanto, pelas fotos, o porte não deverá fugir muito das medidas atuais do XC90. Isso quer dizer algo como 4,95 metros de comprimento e entre-eixos de 2,98 m.
A preocupação ambiental também reflete nos materiais usados. O EX90 é construído com 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado e 48 kg de plásticos reciclados. Os materiais de origem natural correspondem a cerca de 15% do total de plásticos usados em todo o veículo.
Visualmente, o EX90 mistura referências do XC90 e dos elétricos da empresa. Na dianteira, os faróis seguem com o formato em “T”, mas com novas divisões internas. Aliás, essas divisões funcionam como leds de uso diurno e se recolhem quando o farol é acionado.
Se nos XC40 e C40, a grade é trocada por uma peça fechada, no EX90 a peça é diferente, integrada ao para-choque e sem qualquer menção a uma grade. Na traseira, as lanternas em C invadem a tampa do porta-malas, enquanto parte do segmento é posicionado na lateral do vidro traseiro.
O interior é ainda mais minimalista. A central na vertical se mantém, mas só há botões aparentes nos comandos dos vidros elétricos. O volante estreia um novo desenho com comandos táteis, aparentemente. O cluster de instrumentos também é novo e flutuante.
A boa notícia para o mercado brasileiro é que o EX90 está confirmado para desembarcar por aqui em 2024. Ele será fabricado na China e Estados Unidos.
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Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.