O que fazer na quarentena? 10 Coisas para quem gosta de carro
As pessoas já não aguentam mais a quarentena. Não à toa, o ser humano desde os tempos mais remotos vive em comunidade e agora para o bem do próximo e de si mesmo, se vê obrigado a aderir ao isolamento social por conta do Covid-19. Para tornar mais leve e prazerosa a estadia para quem ama carro, mas no momento só pode ficar em casa, fizemos uma lista de 10 coisas para fazer nessa quarentena. Apenas uma delas torna necessário sair de casa. Repetindo: de casa, não do carro. E é a primeira da lista, pois todo mundo está precisando ver um pouco “de mundo”.
10 Coisas para quem ama carro fazer na quarentena
1. Dar uma volta de carro
Depois de tanto tempo sem sair de casa, colocar o pé na estrada pode fazer muito bem. Ligue o carro. Selecione sua música preferida. Acelere. Abra as janelas e sinta o vento batendo no rosto. Simples assim. Permita-se “turistar” sua própria cidade. Faça um passeio diferente sem descer do carro, algo que dificilmente qualquer pessoa faria em situações normais.
É de São Paulo? Experimente rodar pela Paulista vazia. É do Rio de Janeiro? Escolha algum lugar da cidade maravilhosa para contemplar o pôr-do-sol. Fortaleza? Ao invés de caminhar na beira do mar, experimente dar uma volta de carro contornando a praia e admirando o azul do mar que é quase no mesmo tom do céu. Mora no interior? Aprecie a natureza e sinta o cheirinho das folhas das árvores entrando pela janela do seu carro.
Aliás, que tal sair sem rumo? “O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar”, contou Maria Bethânia. Aumente o som. Cante. A casa está cheia? Tire um tempo para si. Fale sozinho. Ou, leve a pessoa que você gosta com você (desde que vocês estejam em quarentena juntos). Declare-se. Vá rodar sem destino pela cidade. Afinal, como diz o Lulu Santos, “Há tanta vida lá fora”.
Leia também: 6 SUVs novos de até 70 mil
2. Assistir série de pessoas que moram no carro
Já cogitou fazer uma viagem mais longa? Passando dias, semanas’ ou até meses na estrada dentro de um carro? Se a resposta for sim para as duas perguntas, assista o seriado ‘Morando na Estrada’. A série mostra a vida do casal Marcella Witt e Nelsinho que decidiram transformar um ónibus escolar em uma casa móvel e sair desbravando os EUA por quatro meses. Os episódios são exibidos no Canal Off e alguns conteúdos são disponibilizados também no Youtube.
Leia também: 4 Supercarros com detalhes curiosos e extremamente caros
3. Chamar os amigos que amam carro para uma videoconferência
Dia de vídeo conferência com aqueles amigos (as), que amam carro. O papo por si só é ótimo. Depois de tanto tempo isolados, as vezes é possível esquecer o prazer que uma boa conversa pode proporcionar, mesmo que por vídeo. E que tal uma competição para deixar a conversa ainda melhor? Você mesmo pode inventar um jogo para testar os conhecimentos dos amigos, ou se preferir uma sugestão, aqui vai uma. Trata-se de um jogo bem simples, veja as regras.
1ª Regra: o jogo começa com um participante fazendo uma pergunta sobre um carro. O jogador que faz a pergunta, pode dar duas dicas, caso todos participantes não acertem. Quem matar a pergunta sem precisar de nenhuma dica marca dez pontos. Se ninguém acertar, a primeira dica pode ser dada, mas valendo seis pontos. Se ninguém acertar, a segunda dica é dada, mas valendo apenas três pontos. Se ninguém acertar, o jogador que fez a pergunta ganha dez pontos.
Leia também: Novo Volkswagen Nivus: 8 coisas que você vai querer saber sobre esse SUV
2ª Regra: A resposta pode ser enviada em uma dessas duas formas: todos os jogadores utilizam uma lousa ou folha para escrever e mostram ao mesmo tempo, ou combinam de todos enviarem pelo chat ao sinal de quem faz a pergunta.
3ª Regra: o participante que acertar o carro três vezes seguidas, ganha um bônus de 30 pontos, independentemente de ter acertado de primeira, ou depois das dicas. O jogador que não acertar nenhum carro três vezes seguidas perde 30 pontos, podendo ficar com saldo negativo.
4ª Regra: deve existir uma ordem para cada jogador fazer a pergunta. Como vários podem acertar a mesma questão, o próximo a perguntar deve ser o da ordem já estabelecida e não quem acertou a resposta.
5ª Regra: use algo para marcar os pontos a cada rodada. Ganha o jogo quem atingir 100 pontos primeiro.
4. Assistir os últimos filmes que os carros foram uma atração à parte
Ford vs Ferrari: o filme mostra os bastidores do automobilismo, trazendo à tona a relação da marca com o esporte. Como o próprio nome já revela, tudo gira em torno da rivalidade entre a Ford, uma das marcas pioneiras na produção de carros em série e a Ferrari, marca que se destaca pelos seus modelos de alta velocidade e por dominar o circuito Le Mans. A Ford decide participar do circuito e só pretende aceitar um desfecho: ganhar a disputa, ficar conhecida como uma marca que faz mais do que carros em série e ganhar a fama que a Ferrari tinha conquistado no mundo esportivo até então.
Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw: Luke Hobbs (Dwayne Johnson), tem preferência por picapes e carros blindados, já Shaw (Jason Statham), mostra um gosto mais apurado, preferindo máquinas mais potentes, como um McLaren 720S. Além da inclinação por adrenalina e muita velocidade, os dois tem uma personalidade quase que irredutível. Hobbs e Shaw se enfrentam de alguma forma desde que apareceram juntos na tela, mas agora ganharam a missão de trabalharem juntos para dar fim ao plano de Brixton (Idris Elba), de obter um vírus mortal para eliminar milhões de pessoas, dizendo ser o necessário para evolução da humanidade.
Meu amigo Enzo: se carro e cachorro forem suas paixões, prepare-se para ficar emocionado, até porque o filme traz muitos outros temas que vão mexer com seu coração. No filme, Denny Swift (Milo Ventimiglia), como qualquer protagonista passa por situações bem difíceis, ao mesmo tempo que precisa lidar com diversos problemas maiores, ele também quer e precisa se tornar um piloto melhor. E para oferecer um ponto de vista mais interessante, quem narra a história é o cachorro.
Leia também: 5 Carros tão velozes que ultrapassam os 400 km/h
5. Fazer um curso de mecânica online gratuito
Senai – Noções básicas de mecânica: o curso é online e gratuito. São 14 horas de aula no total, onde será abordado componentes principais de um carro, como: sistema de suspensão e rodas, sistema de freios, sistema de direção, sistema de transmissão mecânica, motor Ciclo Otto, sistema de alimentação, além de conceitos físicos e mecânicos por trás do funcionamento de um automóvel. Para mais informações e matrícula clique aqui.
WR Educacional – Noções básicas de injeção eletrônica: outro curso online e gratuito. Os temas abordados durante o curso passam por métodos de diagnóstico de falha da injeção eletrônica, apresentação de motores eletrônicos e suas variantes, normas de emissão, circuito de alimentação, entre outros. Acesse aqui para saber mais. A WR oferece muitos outros cursos online e gratuitos na área de mecânica, confira: https://www.wreducacional.com.br/cursos/mecanica.
Unieducar - Mecânica e Eletrônica Automotiva SpaceFox I.Motion: esse curso discorre sobre o planejamento de manutenção de veículos da marca Volkswagen, passando por gerenciamento mecânico de sistemas de tecnologias embarcadas como: injeção de combustível, motor e sistema imobilizador. O curso completo chega a 440 horas, mas o oferecido pela Unieducar é um módulo de 4 horas, que apresenta de forma básica o que seria abordado no módulo pago, para assim o aluno avaliar se é do seu interesse. Para mais informações, clique aqui.
6. Jogos de carros para PC
Copa Petrobrás de Marcas: gratuito, distribuído via Steam e não precisa de um hardware super potente. O jogo desenvolvido pelo estúdio brasileiro ‘Reiza’, traz várias opções de pistas nacionais, como: Interlagos, Curitiba e Goiânia, diversas máquinas e pilotos característicos. Quem gosta de jogos de simulação, costuma ficar satisfeito com esse.
iRacing: um jogo de simulação para proporcionar ao jogador a emoção de carro de corrida nas pistas. iRacing agrada não só amadores, mas pilotos profissionais. A sua forma de distribuição é diferente da maioria dos outros jogos, pois é comercializado como um serviço, com planos mensal, semestral ou anual. O valor mensal fica em torno de R$ 20 e R$ 30 dependendo do plano escolhido.
Forza Horizon 4: diferente dos outros jogos, esse não é tão voltado para simulação. O cenário não é mais uma pista e sim um mundo compartilhado, onde você está no banco do motorista para competir. São mais de 450 carros e muitas opções de lugares e diferentes condições sazonais. O jogador pode ainda desbloquear itens enquanto joga, ou comprar propriedades em todo o mapa.
Leia também: 7 lançamentos da Chevrolet para 2020
7. Fazer um tour virtual por museus de carros
Algumas máquinas só podem ser encontradas em um lugar: no museu. E nesse período de quarentena que a recomendação é não sair de casa, a única forma é optar por fazer tours virtualmente. Enquanto não é possível viajar para Maranello – Itália, para ver de perto os belos modelos da Ferrari, ou para Stuttgart Alemanha para contemplar os charmosos automóveis da Porsche, vamos conhecendo cada um pela ferramenta do Google Maps. Clique na marca desejada abaixo para visitar o acervo.
1. Museu BMW
4. Museu Ford
5. Museu Honda
7. Museu Mazda
9. Museu Pagani
10. Museu Pertensen
11. Museu Porsche
12. Museu Toyota
13. Museu Volvo
8. Assistir avaliações no Youtube no canal da Mobiauto
Já para quem quer saber o que está sendo ofertado no mercado, que tal dar uma conferida no que o nosso canal no YouTube oferece? Há vídeos desde o Renault Kwid até o McLaren Senna GTR XP, o único na América Latina e provavelmente o carro mais caro do Brasil. Como deu para perceber, os vídeos atendem as mais variadas preferências. O forte do canal é avaliação de carro, mas também há vídeo de curiosidades, listas e muito mais. Segue algumas sugestões abaixo.
Mercedes-Benz Classe A 200 - Qual o preço o sedan de entrada?
McLaren Senna GTR XP em detalhes com frases de Ayrton
Breve avaliação Volkswagen Polo GTS
Avaliação Volkswagen Jetta GLI
Como é fazer drift?
9. Que tal navegar por sites de carro
Esse é outro passatempo de quem é louco pelo Universo automotivo: passar horas vendo fotos dos carros que considera verdadeiros objetos de desejo e conferindo cada informação da ficha técnica para ver o que o carro oferece. Os sites das montadoras são uma boa opção para isso, desde que se tenha uma preferência por uma única marca. Mas quando se quer saber de carros de diferentes fabricantes, acaba sendo um pouco irritante não encontrar onde estão as informações. Algumas marcas deixam isso tão escondido que dá vontade de desistir, por isso o ‘Catálogo 0 km da Mobiauto’, acaba agradando quem tem esse tipo de hobby e adora transitar entre as mais diferentes marcas.
No Catálogo da Mobiauto, há diversas formas de busca. É possível realizar a busca por nome da marca e modelo se já tiver um em mente. Também dá para buscar por marca, ou por tipo de carroceria e se perder nas opções de SUVs, hatches, sedans etc. E se você for do tipo que adora filtros, pode selecionar por faixa de preço, tipo de câmbio e até combustível, experimente: https://www.mobiauto.com.br/catalogo.
10. Aprenda sobre o seu carro
Nesse período de quarentena, veja alguns vídeos para aprender a fazer pelo menos o básico de manutenção do seu carro. É uma boa forma de evitar sair e ainda aprender algo novo e economizar um pouco. Se quiser uma indicação, o Canal High Torque no YouTube dá várias dicas e recomendações de como cuidar do seu carro em casa. Além disso, há uma infinidade de informações sobre o seu carro na internet e nada melhor que saber o que tem estacionado na sua garagem, assim evita de ficar na mão se surgir algum problema e você ainda poderá fazer uma boa propaganda quando quiser vende-lo.
Talvez você também se interesse:
20 lançamentos automotivos para 2020
5 SUVs automáticos usados de até 50 mil
Veja 6 SUVs novos de até 70 mil
Como congelar as parcelas do carro por 60 dias?
10 carros mais vendidos de 2019, uma lista como você nunca viu
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.