Os carros que mais aumentaram o preço no começo de 2021
Está tudo cada vez mais caro ou é só coisa da nossa cabeça? Por tudo não podemos responder, mas resolvemos tirar a prova em relação ao valor de alguns carros.
Quem acompanha o mercado automotivo, tem notado o quanto os reajustes estão se tornando cada vez mais constantes. Versões de entrada saem de linha, enquanto outras aumentam significativamente de preço em um piscar de olhos.
Não à toa, está ficando difícil encontrar um carro zero-quilômetro por um preço popular. Por isso, levantamos as tabelas de preço de janeiro e abril das oito marcas generalistas mais populares do mercado: Chevrolet, Fiat, Hyundai, Honda, Jeep, Renault, Toyota e Volkswagen.
O objetivo: ver quais promoveram os maiores aumentos no primeiro trimestre do ano.
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Constatamos o óbvio: nós não estamos enlouquecendo, são os preços que estão subindo em uma proporção quase que inacreditável e com intervalos cada vez menores. É quase uma pequena amostra dos obscuros tempos de super ou hiperinflação no Brasil.
E olha que resolvemos nem falar dos importados de marca premium, cujos aumentos são ainda mais assustadores. Confira, portanto, os dez carros generalistas que mais aumentaram de preço no primeiro trimestre de 2021.
Vale esclarecer que neste levantamento, ao invés de usarmos como métrica o aumento pelo valor absoluto, consideramos a porcentagem para demonstrar a variação dos preços de janeiro a abril.
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Chevrolet
Dos dez carros que tiveram o maior aumento de janeiro a abril, três são da Chevrolet. Em décimo lugar está o antigo Prisma, agora rebatizado de Joy Plus. O aumento de 9,97%, convertido para reais, equivale a R$ 6.240.
O que mais surpreende é que, com os reajustes, o Joy Plus já está mais caro até do que o irmão Onix Plus na versão Turbo AT, que é oferecido por R$ 68.390 e voltado ao público PCD (embora possa ser adquirido por qualquer consumidor).
Na sétima posição, outro sedan da Chevrolet, o Cruze. O reajuste de 12% na versão Premier significa R$ 15.200 a mais de peso no bolso do consumidor.
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Comercializado por R$ 141.790, o modelo ficou mais caro que as versões de entrada e algumas intermediárias dos seus principais concorrentes, Honda Civic, VW Jetta e Toyota Corolla.
No entanto, o representante da Chevrolet que mais se destacou foi o hatch Cruze Sport6, ocupando o posto de carro com o maior aumento percentual de preços do trimestre entre as marcas generalistas. A alta de 16,60%, fez com que o modelo encarecesse R$ 21.200 de janeiro para abril.
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Fiat
Com aumentos acima de 12%, a Fiat também tem três representantes entre os carros que tiveram os aumentos mais significativos no primeiro trimestre de 2021. Em sexto lugar está o Fiat Uno 1.0 MT (12,16%); em quinto, o Uno Attractive 1.0 MT (12,20%).
Porém, dos modelos da Fiat, o Cronos 1.8 AT (versão intermediária) foi o que teve o maior aumento percentual, 14,42%. Em três meses, seu valor saltou de R$ 75.590 (janeiro) para R$ 86.490 (abril). Apesar de não constarem no top 10, todas as outras versões do Cronos passaram por reajustes significativos, entre 8,61% e 9,44%.
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Toyota
A fabricante japonesa conta com dois representantes no ranking. O valor de tabela do Yaris Hatch 1.3 XL Live CVT teve um acréscimo de 10% no primeiro trimestre, enquanto o aumento do valor das outras versões não passou de 1,50%.
O Yaris Sedan XL 1.5 CVT, que ocupa a segunda posição desta lista, sofreu uma escalada de 14,57% ou R$ 10.200, passando a ser comercializado por R$ 80.190.
No começo do ano, a fabricante justificou sua decisão afirmando que o aumento do ICMS no estado de São Paulo tornava inviável a oferta de Yaris hatch e sedan com câmbio CVT por menos de R$ 70.000.
Já que era para aumentar, a empresa resolveu não economizar nos percentuais...
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Hyundai
O sedan HB20S foi o modelo da fabricante coreana que teve os maiores reajustes percentuais de preço no primeiro trimestre de 2021. Em oitavo e quarto lugar estão as versões Vision 1.6 AT (11,82%) e Vision 1.6 MT (14,29%), respectivamente.
Chama atenção o fato de a versão manual ter um sofrido um aumento maior do que a versão automática do sedan.
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Os 10 carros que mais aumentaram de preço no primeiro trimestre de 2021
10. Chevrolet Joy Plus 1.0 Aspirado MT
Preço janeiro – abril: R$ 62.590 - R$ 68.830
Aumento percentual (e absoluto): 9,97% (R$ 6.240)
9. Toyota Yaris Hatch 1.3 XL Live CVT
Preço janeiro – abril: R$ 69.990 - R$ 76.990
Aumento porcentagem (e absoluto): 10,00% (R$ 7.000)
8. Hyundai HB20S Vision 1.6 AT
Preço janeiro – abril: R$ 71.090 - R$ 79.490
Aumento porcentagem (e absoluto): 11,82% (R$ 8.400)
Preço janeiro – abril: R$ 126.590 (R$ 141.790)
Aumento porcentagem (e absoluto): 12,01% - R$ 15.200
Preço janeiro – abril: R$ 50.990 - R$ 57.190
Aumento porcentagem (e absoluto): 12,16% (R$ 6.200)
Preço janeiro – abril: R$ 49.190 (R$ 55.190)
Aumento porcentagem (e absoluto): 12,20% (R$ 6.000)
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4. Hyundai HB20S Vision 1.6 MT
Preço janeiro – abril: R$ 65.090 - R$ 74.390
Aumento porcentagem (e absoluto):: 14,29% (R$ 9.300)
Preço janeiro – abril: R$ 75.590 - R$ 86.490
Aumento porcentagem (e absoluto):: 14,42% (R$ 10.900)
2. Toyota Yaris Sedan 1.5 CVT XL LIVE
Preço janeiro – abril: R$ 69.990 - R$ 80.190
Aumento porcentagem (e absoluto):: 14,57% (R$ 10.200)
1. Chevrolet Cruze Sport6 Premier
Preço janeiro – abril: R$ 127.690 - R$ 148.890
Aumento porcentagem e (e absoluto):: 16,60% (R$ 21.200)
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.