Pela primeira vez, carro mais vendido na Europa é um elétrico
Por Fernando Vasconcellos
A era dos carros elétricos pode estar mais próxima do que imaginamos. Pela primeira vez na história, um modelo movido a eletricidade liderou as vendas na Europa. O Tesla Model 3 fechou o mês de setembro à frente de modelos consagrados, como o Renault Clio e o Volkswagen Golf.
Além disso, o modelo fabricado pela empresa californiana foi o primeiro carro produzido fora do continente europeu a conquistar a liderança nas vendas na região.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Antes de atingir tal feito, o Model 3 superou a marca de 251 mil unidades vendidas em todo o mundo no primeiro semestre deste ano, segundo a consultoria automotiva Focus2Move.
Já o levantamento da Jato Dynamics apontou que o Tesla registrou um aumento de 58% nas vendas na Europa em comparação com setembro de 2020. O elétrico teve 24.591 unidades comercializadas no Velho Continente no mês passado.
Leia também: Carros elétricos retrô se inspiram no passado para ditar o futuro
Para efeito de comparação, esse volume foi 26% superior aos 18.264 emplacamentos do Renault Clio, o segundo carro mais vendido em setembro - 23% a menos em relação ao mesmo período de 2020.
Segundo a Jato Dynamics, além do Tesla Model 3, apenas o Hyundai Tucson registrou aumento nas vendas no último mês em comparação com setembro do ano passado no ranking dos dez modelos mais vendidos no mercado europeu. O SUV teve um acréscimo de 40% nos seus emplacamentos.
Leia também: SUV do “Elon Musk chinês” supera Audi e VW em teste de segurança europeu
Já o Volkswagen Golf, líder de vendas na Europa nos últimos 13 anos consecutivamente, apresentou a maior queda: 39% a menos em relação a setembro de 2020. O hatch da marca alemã vendeu 17.507 unidades no mês passado, montante que o colocou na quarta colocação do ranking. O terceiro lugar ficou com o Dacia Sandero (17.988 unidades).
O aumento de 23% nas vendas dos carros elétricos na Europa em setembro ajuda a explicar o bom desempenho do Model 3 naquele mercado (praticamente o dobro do volume registrado no mesmo período do ano passado). Além disso, a queda nas vendas gerais provocada pela crise dos semicondutores também afetou a produção dos modelos convencionais, de acordo com a análise da agência de notícias Bloomberg.
Leia também: Por que donos de carro elétrico estão voltando ao motor a combustão?
Além da liderança geral com o Model 3, a Tesla também conquistou a segunda colocação no ranking de vendas de elétricos com o SUV Model Y. Os carros da marca norte-americana deixaram para trás o Volkswagen ID.3 e o Renault Zoe.
Talvez você também se interesse:
Toyota é mais valiosa que Tesla, Ferrari e Land Rover juntas
Nove carros elétricos que queríamos muito ver no Brasil
Tesla é condenada em R$ 1,3 milhão na China por vender carro batido
10 Carros que foram pioneiros em tecnologia no Brasil