Peugeot 208 vai mal em teste de segurança e recusa teste em mais versões
O Latin NCAP (programa de segurança viária para veículos de América Latina e Caribe) divulgou nesta sexta-feira (10) o resultado de mais uma bateria de testes da chamada “Fase 7”. O principal modelo avaliado foi o novo Peugeot 208 produzido na Argentina.
O hatch fabricado em El Palomar recebeu apenas duas estrelas em segurança, além de duras críticas por parte da entidade. Segundo os avaliadores, o veículo passou por diversos momentos delicados durante a avaliação. Além disso, a Peugeot não aceitou a oferta do programa de testar versões mais completas.
O Peugeot 208, dotado de quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade, foi submetido a sete testes: impacto frontal a 64 km/h, impacto lateral a 50 km/h, chicotada cervical a 16 km/h, proteção de pedestres, ESC, teste de alce e sistema de assistência à velocidade (SAS).
Nas provas, o modelo obteve 51,53% em Proteção de Ocupantes Adultos, 54,92% em Proteção de Ocupantes Infantis, 54,13% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas, e 55,81% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O resultado na avaliação de impacto lateral e chicotada cervical foi considerado bom. Já o teste de impacto frontal foi apenas “aceitável”, enquanto a estrutura da área dos pés foi considerada “instável”. Mas o pior ainda está por vir.
Leia também: VW Taos está entre os SUVs mais seguros com cinco estrelas no Latin NCAP
O Latin NCAP aponta que a proteção do ocupante infantil foi “decepcionante”. A pontuação baixa foi gerada pela falta do interruptor de desconexão do airbag do passageiro, problemas com o cinto de segurança e pelo encosto do banco traseiro ter caído, comprometendo a posição do dummy que simulava uma criança de três anos.
No entanto, o próprio programa alertou que houve comunicação incorreta da marca, que já teria se disposto a adequar as instruções para que o usuário identifique quando o bloqueio do banco está mal engatado. O encosto também foi revisado.
Devido às melhorias feitas pela fabricante, o modelo foi reavaliado pelo programa, obtendo melhores resultados. O encosto permaneceu na posição durante todo o teste, o que gerou mais alguns pontos na avaliação infantil.
Leia também: Fiat Argo e Cronos têm nota rebaixada para zero em segurança no Latin NCAP
O Latin NCAP afirma ter oferecido à Peugeot a avaliação de versões mais bem equipadas do 208, mas o fabricante rejeitou a oferta.
No entanto, nem tudo está ruim para o 208. O programa informou que o hatch está dentro dos padrões do regulamento de impacto traseiro UNR32, mas ressalta que a ausência de airbags de cortina impediu o hatch de somar pontos nas provas de AEB (frenagem autônoma emergencial).
As duas estrelas na segurança foram tão dolorosas para a Peugeot quanto as duras críticas proferidas pela própria presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, Stephan Brodziak: “Lamentamos o mau exemplo que a Peugeot dá com seu modelo 208 ao retirar os airbags de cortina nos mercados latino-americanos”.
Leia também: Renault Duster capota, vaza combustível e tira nota 0 em crash-test
E completa: “Mais uma vez, graças ao Latin NCAP, consumidores podem conhecer os riscos que algumas empresas, principalmente latino-americanas, os expõem com a venda de veículos de baixa segurança”.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP também se manifestou em relação ao resultado do Peugeot 208: “É surpreendente que uma plataforma global relevante como a do 208 tenha eliminado equipamentos de segurança padrão importantes de sua versão original como, os airbags laterais de cortina.
O programa ainda sugeriu à Peugeot que passasse a oferecer esses equipamentos o mais rápido possível para que o modelo seja reavaliado. A versão testada conta com dois airbags frontais, dois laterais e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamentos de série.
Talvez você também se interesse:
Os carros com as melhores notas em segurança vendidos no Brasil
Os carros com piores notas em segurança vendidos no Brasil
Avaliação: novo Peugeot 208 1.6 tem chance contra Onix, HB20 e Polo?
Os 10 melhores hatches compactos na faixa de R$ 70 mil
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.