Polícia Federal faz Porsche, BMW e picape gigante da Toyota virarem viaturas
As tradicionais viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) terão agora companhias ilustres na frota. Além dos Toyota Corolla e Chevrolet Trailblazer, que são mais comuns nas estradas, a PRF terá viaturas importadas e de luxo, como os SUVs Land Rover Velar e Porsche Cayenne.
Até uma picape Toyota Tundra, maior que a Hilux e que não é vendida oficialmente no Brasil, entrou na frota. No total, são sete novos carros. Junto dos três citados acima, chegaram também um Mercedes-Benz E 300, um Jeep Grand Cherokee e dois BMW, sendo um 320i e outro 330i.
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Todos foram apresentados oficialmente nesta quarta-feira (18) pela PRF, em comemoração aos 93 anos de existência da corporação. Os novatos se unem aos Dodge Challenger e Chevrolet Camaro, que já pertencem à frota de luxo do grupo em Brasília (DF).
De acordo com a PRF, os veículos foram “confiscados de traficantes durante os desdobramentos da Operação Status”, desenvolvida pelo Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul. A polícia ainda afirma que todos eles serão usados no combate ao crime organizado.
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Infelizmente, a instituição não informou quais são os anos-modelos ou versões das novas viaturas, mas a Mobiauto dará um parâmetro sobre os motores dos veículos e seus preços. Veja:
Mercedes-Benz E 300
Os detalhes visuais do Mercedes indicam que o ano-modelo aproximado do sedan é 2020. No ano passado, o três-volumes era oferecido nas versões Avantgarde, Avantgarde Sport e Exclusive.
Todas elas empurradas pelo motor 2.0 turbo de 258 cv. Segundo a Tabela Fipe, os preços atuais das versões variam entre R$ 358 mil e pouco mais de R$ 436 mil.
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Land Rover Range Rover Velar
No caso do Land Rover Range Rover Velar, só há uma geração do SUV no mercado até o momento, lançada em 2017, o que significa que seu ano-modelo é entre 2018 e 2021.
Atualmente, o SUV inglês é vendido nas versões SE e HSE com preços entre R$ 563 mil e 613 mil. Ambas as configurações são equipadas com motor 3.0 de 340 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.
BMW 320i e 330i
Assim como o Mercedes Classe E, os dois BMW da família Série 3 também são novos e da mais recente geração. O 320i atual é vendido nas versões GP, GP Sport e M Sport, com preços que vão de R$ 268 mil a R$ 300 mil.
Já o 330i deve ser no máximo ano-modelo 2020, já que a marca alemã só comercializa o 330e atualmente, que tem um sistema híbrido. A nova viatura pode ser da versão Sport ou M Sport e tem preço Fipe entre R$ 260 e R$ 295 mil.
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Toyota Tundra
Irmã maior da nossa Hilux, a Tundra não é vendida no Brasil. O ano-modelo da picape está por volta de 2015, quando ela era equipada com os poderosos propulsores V8 de 4,6 ou 5,7 litros, que rendem 310 e 380 cv, respectivamente. A picapona não tem valor estimado, já que não tem cadastro na Tabela Fipe.
Porsche Cayenne
O Porsche Cayenne também não é dos mais novos. Os detalhes visuais apontam que seu ano-modelo é próximo de 2016, ainda em sua primeira e penúltima geração, época em que era vendido nas versões V6, S, GTS, Turbo e Turbo S.
Atualmente, seus preços variam entre R$ 270 mil e 526 mil, segundo a Fipe. As três primeiras opções têm um V6 no cofre do motor. A mais básica usa um 3.6 aspirado de 300 cv, enquanto as duas outras têm um 3.6 turbinado, que oferece 420 cv para a S e 440 para a GTS.
Já as mais completas eram vendidas com motor V8 4.8 de 520 cv para a Turbo e 570 cv para Turbo S.
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Jeep Grand Cherokee
A mais antiga das viaturas de luxo é uma unidade do Jeep Grand Cherokee. O SUV tem detalhes visuais que remetem ao ano-modelo 2012, quando era importado em duas versões para o Brasil: Laredo e Limited.
As duas configurações contavam com o motor V6 3.6 de 286 cv e tração 4x4. No mercado de usados, as variantes são vendidas entre R$ 68 mil e R$ 76 mil.
Imagens: Instagram PRF
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.