Renault Duster: os principais problemas, segundo os donos
O Duster sempre teve seu principal argumento no espaço e robustez. Apesar de competir no segmento de compactos, oferece cabine mais ampla que as dos rivais, porta-malas generoso e boa altura do solo. Porém, o SUV da Renault sempre foi criticado pelo acabamento interno e também não está livre de problemas, segundo os donos.
Nesta segunda geração, lançada em março de 2020 - às vésperas de o mundo acabar com a pandemia de Covid-19 -, o SUV da marca francesa produzido em São José dos Pinhais (PR) passou a ser vendido apenas com o motor 1.6 SCe de quatro cilindros e 120/118 cv e 16 kgfm.
Mais recentemente, o Renault Duster topo de linha ganhou uma variante com motor 1.3 16V TCe turboflex de 170/162 cv e torque de 27,5 kgfm a 1.600 rpm. Desta forma, o modelo agora é negociado em quatro versões, com preços entre R$ 110.790 (Intense manual) e R$ R$ 143.390 (Iconic 1.3).
Esta configuração mais cara e turbinada sempre trabalha com o câmbio automático de oito marchas simuladas do tipo CVT, que também está disponível nas versões aspiradas - a caixa, inclusive, é fonte de alguns problemas relatados pelos donos aqui.
Além disso, o SUV também reúne queixas dos proprietários quanto a acabamento - aspecto crônico do modelo desde a primeira geração, lançada em 2011 -, suspensão e central multimídia. Tem ainda uma série de questionamentos nos fóruns de donos do Duster e no site do Reclame Aqui a respeito da falta de peças de reposição.
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A boa notícia é que grande parte das reclamações foram respondidas pela Renault. Confira agora os principais problemas do Duster, segundo a Renault.
Moldura do para-choque
Também chamado de overbumper, trata-se de uma proteção do para-choque que, no caso do Duster, se solta facilmente, segundo os problemas revelados por seus donos. São comuns os relatos de proprietários do SUV que a toda hora têm de encaixar a peça ou mesmo as perdem porque elas se soltaram durante a viagem.
As queixas se estendem ainda à falta do equipamento na rede de concessionárias. Muitos clientes dizem que tiveram de esperar meses pelo acessório. A maioria das ocorrências no Reclame Aqui foi respondida pela marca francesa.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4 e Caso 5
Maçanetas
São diversas as queixas quanto a barulhos excessivos no painel e qualidade dos fechamentos do Duster. Porém, um item que chama a atenção nos relatos de problemas do Renault Duster, segundo os donos, é a maçaneta interna.
Há vários depoimentos sobre quebra da peça e de trocas constantes do equipamento em carros com menos de dois anos de uso. Boa parte foi respondida.
Relatos: Caso 1, Caso 2 e Caso 3
Câmbio travado
Imagine você acabar de retirar o SUV da concessionária Renault e parar alguns quilômetros depois porque o câmbio travou? Isso aconteceu com um dono do Duster, mas existem outros que relatam o mesmo problema com a transmissão automática CVT em veículos com menos de 20 mil km rodados. A grande maioria dos casos foi respondida e/ou resolvida pela montadora.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4
Suspensão e amortecedores
Ruídos e problemas precoces no conjunto da suspensão são reclamações constantes também de donos do Duster. Há ocorrências de vazamentos de amortecedores em carros com 10 mil km percorridos. Em outras, batidas fortes na caixa de roda como se o SUV estivesse dando fim de curso.
A questão é que o amortecedor não faz parte da garantia de nenhuma montadora. Mesmo assim, muitos dos casos foram respondidos pela Renault.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4
Multimídia
O Renault Duster é equipado com o Media Nav, sistema de infoentretenimento que, justamente pela simplicidade, é um dos melhores entre os segmentos de compactos. Tem navegação fluida e intuitiva, respostas relativamente rápidas e é fácil de operar, a despeito do display sem grandes inspirações.
Porém, a central multimídia quase que domina os depoimentos de problemas dos donos do Renault Duster no site do Reclame Aqui. São casos de display que apaga, sistema que trava ou mesmo para de funcionar de uma hora para a outra. Boa parte das queixas foi respondida ou está em réplica.
Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5 e Caso 6
Recalls
Esta geração do Duster passou por duas convocações:
Cilindro de ignição - Duster fabricados entre 14/2/2020 até 31/8/2020, chassis (não sequenciais) J108199 até J536197
Tubo do ar-condicionado - SUVs produzidos de 10/2/2020 a 20/7/2020, chassis (não sequenciais) J106478 até J536311
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