SUV do “Elon Musk chinês” supera Audi e VW em teste de segurança europeu
A NIO é a primeira empresa chinesa a se aventurar no segmento de carros elétricos premium. A Mobiauto, inclusive, já contou mais detalhes da marca e de seu CEO, William Li, uma espécie de Elon Musk chinês, que tenta mudar a reputação dos veículos chineses globalmente.
A tentativa parece estar dando certo. Com o sucesso no mercado asiático, onde conta com três veículos entre os 20 elétricos mais vendidos até o momento, a NIO tenta expandir seu campo de atuação para atacar a Europa.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
O SUV ES8, que leva até sete passageiros, agora pode ser comprado na Noruega e, por isso, passou pelo rigoroso teste de colisão do Euro NCAP, o programa de segurança viária do Velho Continente que inspirou o nosso Latin NCAP.
O órgão avalia, além da segurança da carroceria, o funcionamento de tecnologias semiautônomas de condução, como frenagem de emergência ativa, que ainda não são cobradas pelo nosso Latin NCAP.
Leia também: Brasil está mais para trás na corrida do carro elétrico do que imaginamos
SUV chinês surpreende nos sistemas autônomos
O resultado final foi a nota máxima de cinco estrelas e a oitava melhor avaliação do ano para a Europa na classificação geral.
Só não ficou em posições melhores por causa da proteção mediana para adultos no impacto lateral, que deixou o SUV com 82% por cento de aproveitamento no teste. Na proteção para pedestres e ciclistas, foram 72%.
Entretanto, no quesito “Safety Assist”, que avalia as assistência de segurança, o NIO ES8 registrou o melhor desempenho do ano, com 96%, deixando para trás os tecnológicos VW ID.4 e Audi e-tron Sportback.
Leia também: Como as mortes ligadas ao Autopilot viraram um risco para a Tesla
De acordo com o Euro NCap, o sistema de frenagem automática apresentou um bom desempenho, evitando ou mitigando praticamente todas as situações de colisão contra outros veículos. Além disso, o sistema de alerta de mudança de faixa involuntária com correção foi bem avaliado por atuar “suavemente”.
O SUV ainda conta com aviso de não afivelamento do cinto de segurança com detecção de ocupante em todos os assentos, monitora a fadiga do motorista e controla a velocidade por meio de uma câmera capaz de ler as placas de sinalização da via.
Destaca-se, ainda pela carroceria que é inteiramente feita com alumínio de alta resistência.
Leia também: Os bizarros microcarros chineses que estão dando dor de cabeça à Tesla
Testes enfrentados pelo NIO ES8
A estrutura do SUV elétrico passou pelos testes de impacto frontal contra uma barreira rígida a 50 km/h; impacto frontal parcial contra uma barreira móvel a 50 km/h; impacto lateral contra poste a 32 km/h; impacto lateral contra uma barreira móvel rígida a 60 km/h.
O NIO teve o balanço dianteiro e capô testados para avaliar como é a proteção para impactos contra cabeça, pélvis e pernas de ciclistas e pedestres. Além disso, passou por uma rodada de avaliações de frenagem autônoma em situações diurnas e noturnas contra pedestres e ciclistas.
Por fim, o Euro NCap testou os sistemas de assistência a velocidade, monitoramento do status do motorista, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência contra outros veículos.
Você também pode se interessar por:
Etanol pode salvar nossa indústria mesmo quando vier o carro elétrico
Avaliação: JAC e-JS1, elétrico chinês com peças de VW e toque de Mercedes
Fiat 500e: elétrico com porte de Mobi será mais caro que a Toro
Avaliação: Porsche Taycan, elétrico que faz esportivos raiz comerem poeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.