SUV do “Elon Musk chinês” supera Audi e VW em teste de segurança europeu

SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos
Renan Bandeira
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10.09.2021 às 15:57 • Atualizado em 29.05.2024
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SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos

A NIO é a primeira empresa chinesa a se aventurar no segmento de carros elétricos premium. A Mobiauto, inclusive, já contou mais detalhes da marca e de seu CEO, William Li, uma espécie de Elon Musk chinês, que tenta mudar a reputação dos veículos chineses globalmente.

A tentativa parece estar dando certo. Com o sucesso no mercado asiático, onde conta com três veículos entre os 20 elétricos mais vendidos até o momento, a NIO tenta expandir seu campo de atuação para atacar a Europa. 

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SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos

O SUV ES8, que leva até sete passageiros, agora pode ser comprado na Noruega e, por isso, passou pelo rigoroso teste de colisão do Euro NCAP, o programa de segurança viária do Velho Continente que inspirou o nosso Latin NCAP.

O órgão avalia, além da segurança da carroceria, o funcionamento de tecnologias semiautônomas de condução, como frenagem de emergência ativa, que ainda não são cobradas pelo nosso Latin NCAP.

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SUV chinês surpreende nos sistemas autônomos

SUV chinês do segmento premium quer chegar com tudo no mercado europeu, e surpreende pela eficiência dos sistemas autônomos

O resultado final foi a nota máxima de cinco estrelas e a oitava melhor avaliação do ano para a Europa na classificação geral. 

Só não ficou em posições melhores por causa da proteção mediana para adultos no impacto lateral, que deixou o SUV com 82% por cento de aproveitamento no teste. Na proteção para pedestres e ciclistas, foram 72%.

Entretanto, no quesito “Safety Assist”, que avalia as assistência de segurança, o NIO ES8 registrou o melhor desempenho do ano, com 96%, deixando para trás os tecnológicos VW ID.4 e Audi e-tron Sportback.

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De acordo com o Euro NCap, o sistema de frenagem automática apresentou um bom desempenho, evitando ou mitigando praticamente todas as situações de colisão contra outros veículos. Além disso, o sistema de alerta de mudança de faixa involuntária com correção foi bem avaliado por atuar “suavemente”.

O SUV ainda conta com aviso de não afivelamento do cinto de segurança com detecção de ocupante em todos os assentos, monitora a fadiga do motorista e controla a velocidade por meio de uma câmera capaz de ler as placas de sinalização da via.

Destaca-se, ainda pela carroceria que é inteiramente feita com alumínio de alta resistência.

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Testes enfrentados pelo NIO ES8

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A estrutura do SUV elétrico passou pelos testes de impacto frontal contra uma barreira rígida a 50 km/h; impacto frontal parcial contra uma barreira móvel a 50 km/h; impacto lateral contra poste a 32 km/h; impacto lateral contra uma barreira móvel rígida a 60 km/h. 

O NIO teve o balanço dianteiro e capô testados para avaliar como é a proteção para impactos contra cabeça, pélvis e pernas de ciclistas e pedestres. Além disso, passou por uma rodada de avaliações de frenagem autônoma em situações diurnas e noturnas contra pedestres e ciclistas.

Por fim, o Euro NCap testou os sistemas de assistência a velocidade, monitoramento do status do motorista, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência contra outros veículos.

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