Tesla Cybertruck terá sistema igual ao de ônibus articulado de SP
A Tesla Cybertruck teve o visual apresentado no final de 2019 e chamou muita atenção pela carroceria futurista coberta por chapas retilíneas e fortes vincos.
Quase dois anos depois, a picape elétrica ainda não tem data definida para chegar às lojas nos Estados Unidos, mas teve uma novidade um tanto interessante revelada por ninguém menos que Elon Musk, CEO da Tesla Motors.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Em resposta ao site automotivo americano Carscoops no Twitter, o milionário afirmou que “a Cybertruck [de produção] será quase exatamente [igual] ao que foi mostrado. Estamos adicionando a direção da roda traseira, para que ela possa fazer curvas fechadas e manobrar com alta agilidade.”
Com o anúncio, fica certo que a picape manterá boa parte do visual quadradão exibido dois anos atrás, mas a nova tecnologia a ser aplicada no eixo traseiro não estava presente no protótipo original.
Mercedes-Benz 0500 superarticulado com último eixo direcional
O sistema deve ser parecido com o visto nos ônibus O500 superarticulados da Mercedes-Benz que rodam pela cidade de São Paulo. Nos Mercedes, o eixo traseiro é direcional e responde ao acionamento do volante assim como os dianteiros, só que no sentido contrário, ajudando assim a contornar curvas mais fechadas.
Leia também: Gigante chinesa fará SUVs e picape no Brasil para brigar com Caoa Chery
No caso dos ônibus, o mecanismo é simples: eixo com braços articuláveis e um sensor eletrônico, que é acionado pelo impulso do giro do volante e comanda a bomba hidráulica responsável pelo movimento do último conjunto de rodas. Até o momento, a Tesla não divulgou como irá trabalhar o seu eixo traseiro.
Picape elétrica da GMC é uma das principais concorrentes da Tesla Cybertruck
O inusitado sistema anunciado pela marca americana é uma resposta à concorrência. Após o anúncio da chegada da Cybertruck, as rivais GMC e Rivian se mexeram e anunciaram, respectivamente, suas picapes elétricas Hummer EV e R1T.
Ambas chegaram com sistema de quatro rodas esterçantes, tornando obsoleto o projeto inicial na Tesla. A picape Hummer, inclusive, foi apresentada com a tecnologia de “andar como caranguejo", na qual as quatro rodas podem ser viradas para uma mesma direção, permitindo que o veículo ande em 45º.
Sistema de esterçamento do eixo traseiro da picape Hummer EV em funcionamento
Leia também: Os carros de verdade que desmontam como Lego
Já a da Rivian tem motores elétricos em cada uma das quatro rodas, que permite que as mesmas girarem de forma independente, podendo mudar a direção da picape sem tirá-la do lugar, como nos tanques com esteira.
Você também pode se interessar por:
Este carro elétrico pode ser montado em casa como Lego em menos de 1 hora
Motor universal faz qualquer carro virar elétrico pelo preço de um Kwid
“Elon Musk chinês” quer criar grife de carros elétricos maior que a Tesla
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.