VW Nivus alcança nota máxima no Latin NCAP e Honda WR-V decepciona
O Volkswagen Nivus foi o grande destaque de mais uma rodada de testes de segurança do Latin NCAP. O SUV-cupê recebeu nota máxima no teste de impacto divulgada pelo programa de avaliação de segurança de veículos nesta quinta-feira (15). Em 2021, o seu irmão maior, o Taos, também obteve nota máxima no teste de colisão.
Entre os equipamentos de segurança, o Nivus é equipado com um conjunto de seis airbags (dois frontais, laterais de corpo e dois laterais de cabeça), assistente de partida em aclives/subidas (Hill Hold Control), controle de tração, apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e fixação de assento de criança com sistema ISOFIX/Top Tether.
De acordo com o Latin NCAP, o maior índice de segurança apresentado pelo SUV foi na proteção de ocupantes adultos, atingido 92,47% de eficácia. A segurança para crianças ficou em 91,57%.
Em assistência à segurança o VW Nivus ficou com 84,95% em eficiência. Já na segurança para pedestres e usuários vulneráveis nas estradas foi onde o crossover teve o menor índice de eficiência: 48,74%.
Mas é preciso considerar que apenas a versão mais cara do modelo, a Highline traz sistemas como ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) com frenagem autônoma de emergência.
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O que foi avaliado pelo Latin NCAP no teste do VW Nivus?
· Impacto frontal
· Impacto lateral
· Impacto lateral de poste
· Chicotada cervical (whiplash)
· Proteção de pedestres
· Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) de cidade e alta velocidade
· Assistentes de Velocidade
· Controle de estabilidade (ESC)
O Latin NCAP afirma que o VW Nivus obteve um bom desempenho durante todo a avaliação, mas que esperavam uma melhor proteção para pedestres: “Mais de 50% do volume de vendas do Nivus na região [Brasil] são equipados com AEB. Todo o equipamento padrão e avaliado mostrou um bom desempenho, permitindo que o Nivus alcançasse as cinco estrelas”.
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O programa ainda frisou que esperavam uma melhor eficiência do sistema AEB – Automatic Emergency Braking (Frenagem automática de emergência em tradução direta do inglês) e que o item poderia ser oferecido de série em todas as versões, como acontece na Europa, onde ele é comercializado com o nome Taigo com ADAS padrão de série:
“A Detecção de ponto cego (BSD), Sistemas de Suporte de Pista (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED) também poderiam ajudar a alcançar uma pontuação mais alta”, explicou o Latin NCAP.
Honda WR-V conquistou apenas uma estrela
O Honda WR-V, que ainda é fabricado no Brasil para exportação, obteve apenas uma estrela no teste colisão. Com dois airbags e ESC de série, o crossover apresentou baixos índices de segurança: 41,03% na Proteção de Ocupantes Adultos, 40,66% na Proteção de Ocupantes Crianças, 58,82% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 48,84% na Assistência à Segurança.
Porém, o WR-V mostrou mais eficiência que o Nivus na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas: 58,82% contra 48,74%. O desempenho do ESC foi classificado como aceitável na avaliação.
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De acordo com o Latin NCAP, alguns pontos que comprometeram a pontuação do SUV da Honda foram a falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro, resultando em uma baixa proteção para crianças e a falta de airbags laterais e de cortina, que acarretaram maior vulnerabilidade para adultos. Outro ponto negativo é que os cintos não atendem aos requisitos de segurança do Latin NCAP.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP afirmou ficou surpreso com notas tão discrepantes entre o Honda WR-V e o VW Nivus e ainda relembrou o histórico da marca japonesa no programa: “O Latin NCAP incentiva a Honda a melhorar o WR-V e logo oferecer novamente modelos cinco estrelas para a região, já que a última vez que isso aconteceu foi em 2015”.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.