ADAS: O que significa a sigla?
Com a evolução da tecnologia, os automóveis também se modernizaram (e não foi pouco). Os modelos da Tesla, por exemplo, são focados em condução autônoma e conforto, e contam com recursos do sistema ADAS. Marcas populares e modelos mais acessíveis também contam com esse sistema em suas linhas atuais. Mas o que significa a sigla ADAS?
A sigla formada por quatro letras significa “Advanced Driver Assistance Systems” (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor, na tradução para o português).
Você também pode se interessar por:
- ACC: o que é e como funciona o controle de cruzeiro adaptativo
Seis itens de carros modernos que mais atrapalham do que ajudam
5 formas de economizar até 50% de combustível sem instalar nada no carro
Dirigir sem habilitação: o valor da multa para quem é pego sem CNH
Esses “sistemas avançados de assistência ao motorista” consistem em sistemas inteligentes que residem dentro do automóvel e auxiliam o motorista de diversas maneiras, prevendo situações corriqueiras que podem trazer perigo no trânsito ou apenas auxiliando o motorista e tornando seu trajeto mais confortável.
O ADAS pode fornecer, por exemplo, desde informações vitais sobre o tráfego e bloqueio de estradas até um aviso sobre o carro que está muito colado em você na estrada ou em um estacionamento.
Além disso, existem outras funções que o sistema é capaz de oferecer, como alertas sobre o automóvel, assistência de mudança de faixa e até informações sobre a fadiga do condutor, mas veremos isso adiante.
O ADAS é encarado pelas montadoras como um grande diferencial na hora de realizar o projeto de um carro. O desenvolvimento do sistema tem como um dos principais objetivos reduzir acidentes e fatalidades veiculares, além de proporcionar mais conforto.
Para tornar a explicação desse sistema mais prática, vamos exemplificar alguns “serviços” oferecidos pelo sistema.
Funções do ADAS
O ADAS conta com diversos recursos, desde os mais simples, relacionados ao conforto do motorista, até os mais complexos, que visam evitar acidentes e tornar a condução mais inteligente.
Os mais simples podem fornecer um sensor de estacionamento, informações sobre o tráfego, níveis de congestionamento, rotas sugeridas para evitar trânsito, aviso sobre o cinto de segurança etc.
Já nos ADAS em níveis mais avançados, o sistema pode ser utilizado para avaliar a fadiga e a distração do condutor humano e, assim, emitir alertas de precaução, por exemplo.
Em alguns dos novos veículos novos da Volkswagen, o detector de fadiga emite um aviso visual e sonoro quando a concentração do condutor está dispersa.
Para além do detector de fadiga, no caso da Volks, os carros mais modernos também possuem o Park Assist, que consiste em um assistente de estacionamento. Usando sensores em ambos os lados dos para-choques, juntamente com sensores de distância de estacionamento dianteiros e traseiros, o sistema presente no automóvel ajuda ativamente o condutor a estacionar em 90 graus, a voltar para uma vaga e a entrar e sair de um estacionamento paralelo.
Conheças os níveis e os recursos do ADAS
O ADAS possui seis níveis diferentes de automação, classificados do 0 ao 5.
- Nível 0: No nível zero, estão enquadrados a maioria dos carros atuais (populares), em que o condutor faz praticamente tudo e controla o automóvel sem algum tipo de assistência tecnológica;
- Nível 1: Aqui, o condutor passa a receber assistência tecnológica de frenagem, aceleração e direção;
- Nível 2: Neste nível, o veículo já possui direção autônoma em estradas, mas o condutor pode ter de assumir em certas situações;
- Nível 3: No nível 3, o carro tem maior capacidade de detectar o entorno, mas ainda exige um condutor;
- Nível 4: No nível 4, já não é possível exemplificar com exemplos reais, já que hoje em dia os veículos, mesmo autônomos, ainda possuem limitações. Aqui, o carro consegue ter direção e resposta a problemas no percurso, mas ainda há volante e pedais, caso o condutor queira assumir;
- Nível 5: No nível 5, a tecnologia comanda completamente o automóvel. Não existem pedais e o condutor pode apenas deixar o carro guiá-lo para o destino.
Algumas funções comuns de conforto e segurança do ADAS em veículos novos incluem:
- Permanência em faixa (LKS, na sigla em inglês)
- Assistente de frenagem de emergência (BAS, na sigla em inglês)
- Aviso de saída de faixa (LDW, na sigla em inglês)
- Sistema de alerta de ponto cego (BLIS)
- Aviso de colisão frontal (FCW, na sigla em inglês)
- Assistência automática de farol alto (AHB, na sigla em inglês)
- Reconhecimento de sinais de trânsito (TSR, na sigla em inglês)
- Detecção de objetos, detecção de pedestres, potencialmente combinada com frenagem automática de emergência (AEB, na sigla em inglês)
- Controle de velocidade adaptativo (ACC, na sigla em inglês).
Muitas funções do ADAS são baseadas em câmeras e sensores instalados, de fábrica, internamente e no entorno do carro.
As informações da câmera são complementadas com informações de outros sensores, como detecção e alcance de luz ou detecção e alcance de rádio.
O ADAS, apesar de auxiliar a condução do veículo, é apenas um assistente. Por isso, a condução do veículo, seja ele qual for, segue como responsabilidade do motorista.