BYD invadirá mercado de transportes com trem em São Paulo

Marca chinesa já fornece monotrilho para nova linha na capital paulista
Diego Dias
Por
25.11.2024 às 15:05 • Atualizado em 27.11.2024
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Marca chinesa já fornece monotrilho para nova linha na capital paulista

A BYD não está investindo massivamente somente nos carros elétricos e híbridos no Brasil, mas também em transportes. Isso porque será também da gigante chinesa os trens da nova linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que está em ritmo acelerado de obras na zona sul da capital paulista. Em vez de ser um metrô convencional, a linha será do tipo monotrilho, mesmo modal da Linha 15-Prata que opera na zona leste da cidade.

A diferença é que, enquanto o monotrilho da linha 15-Prata opera com composições da canadense Bombardier, a nova linha 17-Ouro contará com trens da BYD. A primeira composição desembarcou no pátio da linha em meados de setembro e faz parte de um lote de 14 unidades encomendados pelo Metrô de SP para a BYD Skyrail, a divisão de composições de transporte da marca chinesa.

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Embora a BYD tenha o monotrilho Skyrail na China, na cidade de Yinchuan, o monotrilho da BYD para a Linha 17-Ouro será um projeto próprio. Com desenho futurista em suas extremidades, cada composição será formada por cinco carros. As janelas laterais são tipo panorâmicas, enquanto que os trens têm ainda janelas basculantes que podem ser abertas em caso de emergência.

O trem de monotrilho tem 3,2 metros de largura, enquanto o comprimento fica em 13,5 metros em cada vagão das extremidades e 10 metros para os intermediários. O comprimento da área de passagem entre as composições fica em 0,95 metro, totalizando assim 60,8 metros. Cada vagão tem quatro portas de 1,6 metro cada, sendo duas em cada lado.

As composições das extremidades contam com 21 assentos, enquanto as intermediárias são um pouco maiores com 24 assentos cada. Ao todo, cada composição do monotrilho da BYD tem capacidade de transportar 114 pessoas sentadas, sendo 616 passageiros no total. Os bancos ficarão alternados, posicionados de frente e também nas laterais, solução aplicada no monotrilho da linha 15-Prata.

Assim como os vagões da linha 4-Amarela da ViaQuatro e de alguns trens de superfície da CPTM, a composição da BYD que será utilizada na linha 17-Ouro do monotrilho contará com passagem livre entre os carros.

Os vagões contarão também com sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, além de sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).

Segundo a BYD, o trem que será utilizado na linha 17-Ouro será dotado de modo de operação automática (UTO), utilizando tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC. Este sistema opera por meio de comunicação via rádio digital, formando blocos móveis entre os trens, o que deixa os trens mais próximos entre eles para reduzir o intervalo entre as composições, o que na prática diminui o tempo de espera – algo útil nos horários de pico da manhã e tarde.

O novo monotrilho da linha 17-Ouro do Metrô de SP contará com uma extensão de 6,7 quilômetros e contará com oito estações ao todo (Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi). O principal atrativo da linha será a ligação do Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda de trem da Via Mobilidade.

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