Apesar do investimento de R$ 16 bi, Volkswagen manterá plataforma de 12 anos
A Volkswagen anunciou uma nova rodada de investimentos na última quinta-feira (1º). Serão mais R$ 9 bilhões que, somados aos R$ 7 bilhõesanunciados anteriormente, darão vida a 16 novos carros, entre eles uma picape,um SUV compacto, mais dois modelos nacionais e um inédito motor híbrido. No entanto, não há uma nova plataforma, mantendo a MQB, apresentada em 2012, por ao menos mais quatro anos.
Se tornou habitual, ao menos em grandes investimentos, o anúncio de novas plataformas. Foi assim com a Renault e plataforma CMF-B, queequipará o Kardian e a picape Niagara, por exemplo, além da Stellantis, que anunciou R$ 2,5 bilhões até 2025 para adaptar a fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, à plataforma CMP.
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Ainda falando do conglomerado formado por Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, o grupo promete anunciar o maior investimento da história da indústria automotiva em breve. A Mobiauto já desvendou que a marca trará aplataforma STLA Medium para produzir novos produtos no Brasil.
Já a Volkswagen, mesmo somando R$ 16 bilhões em investimentos, manterá a plataforma MQB, que apenas passará a ser chamada de MQB Hybrid, uma vez que receberá o motor 1.5 TSI Evo2, que já explicamos ofuncionamento neste outro texto.
Mudanças na plataforma MQB
Apesar de não mudar a estrutura da plataforma, a base MQB terá modificações importantes. O primeiro, como citamos, é o motor 1.5 híbrido. E esse propulsor está diretamente ligado à segunda modificação importante.
O motor poderá receber diferentes tipos de eletrificação. Desde o híbrido leve, que usa um superalternador para auxiliar o motor térmico em circunstâncias específicas, até mesmo a instalação de dois motores elétricos com recarga externa, ou seja, um híbrido plug-in.
Vale lembrar que o investimento contempla uma nova transmissão. Não sabemos ainda qual, mas fora do Brasil o motor 1.5 é conectado somente à caixa DSG DQ200, que é automatizada de dupla embreagem com sete marchas. Esse tipo de câmbio não tem boa fama por aqui, o que pode levar a Volkswagen a procurar novas alternativas para o mercado nacional.
Outro ponto importante é que haverá uma nova arquitetura elétrica, isso permite a instalação de novos equipamentos. Esse tipo de tecnologia é a que permite a criação de carros autônomos e nos leva diretamente para a próxima novidade.
A Volkswagen também confirmou novo ADAS, ou seja, o pacote de assistência ao condutor mais moderno. Atualmente, nos produtos vendidos no Brasil há controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e somente o Taos é equipado com sensor de ponto cego.
Com o novo ADAS, espera-se assistente de permanência e centralização de faixa, por exemplo, além, claro, de adicionar o pacote de equipamentos de segurança aos futuros lançamentos da marca.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.