Brasileiros fazem gambiarra para melhorar suspensão do BYD Dolphin Mini

O “jeitinho brasileiro” ataca novamente para adaptar o elétrico chinês para nossa realidade
Vinicius Moreira
Por
27.06.2024 às 20:30
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O “jeitinho brasileiro” ataca novamente para adaptar o elétrico chinês para nossa realidade

Lançado em fevereiro deste ano, o BYD Dolphin rapidamente escalou até o posto de elétrico mais vendido do Brasil. Por outro lado, um item em específico do hatch tem sido alvo de reclamações, seu sistema de suspensão. Mas parece que o “jeitinho brasileiro” já arrumou um truque para melhorar o conforto no amortecimento.

Um casal que divulga sua rotina, no perfil @belinhabyd, com uma unidade do BYD Dolphin Mini compartilhou uma gambiarra para diminuir o efeito pula-pula do subcompacto elétrico.

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Nas imagens divulgadas, a dona do Dolphin Mini mostra que comprou mais um kit de buffer e mostra que seu marido está instalando. No relato, é possível ouvir uma voz ao fundo citando que vai iniciar a instalação de mais um buffer para obter “100% de melhoria”.

É possível ver que um buffer já está instalado na suspensão traseira e é fixado com uma braçadeira (popular enforca gato).

A proprietária revela no vídeo que o componente foi comprado pelo site Aliexpress e deixa inclusive o link para compra no seu perfil.

Na descrição do produto, o anunciante informa que o item é originário da China e serve para maioria dos carros, caminhões e SUVs. O produto é feito de uretano e é oferecido nas versões tipo A, B,C e D.

Na prática, o buffer é um acessório feito para funcionar como uma espécie de calço para as molas helicoidais da suspensão. O item diminui o curso da peça e tem como objetivo dar a sensação de mais firmeza no amortecimento, justamente o efeito contrário do efeito mais mole que o Dolphin Mini tem passado para alguns.

Além desse caso, existem outros donos de Dolphin Mini adotando essa prática. Com a mesma dinâmica, o canal Warley Mobilidade Elétrica mostrou em detalhes como foi a experiência de utilizar o buffer para melhorar a suspensão do elétrico de entrada da BYD.

A princípio, um teste com o Dolphin Mini parado mostra que balanço da suspensão ficou mais rígido. Por outro lado, a percepção final do motorista, depois de guiar o elétrico com o buffer no sistema de amortecimento, foi de que não houve melhora com a instalação do acessório.

O professor de mecânica automotiva do Senai Aguinaldo Ferreira reafirma que o buffer tem mesmo essa função de limitar o movimento da mola. Entretanto, ele ressalta que ao mesmo tempo que diminui a faixa de atuação também inibe o trabalho da suspensão.

“Não aprovo esse produto, o seu objetivo é insignificante para a suspensão”, afirma o professor da Escola SENAI "Conde José Vicente Azevedo" em São Paulo (SP).

A Mobiauto procurou a BYD para questionar a montadora se essa prática pode acarretar algum prejuízo para o proprietário. Leia o posicionamento da fabricante:

“A BYD reforça que, conforme praticado no mercado automotivo em geral, nesse tipo de instalação, os itens afetados, como suspensão, semieixos, motor, etc., serão passíveis de análise e possível negativa da garantia do veículo.”,

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