Coreia do Norte anuncia carro elétrico, mas é só um BYD Han
A Coreia do Norte anunciou o lançamento de um sedã de luxo elétrico com 720 km de autonomia em um vídeo publicado no Weibo, uma espécie de X, antigo Twitter, chinês. O fato causou estranhamento, pois o país fechado não é conhecido por sua engenharia local. Mas, ao ver as imagens, é possível matar a charada: o Madusan EV é, na verdade, um BYD Han.
Você pode se interessar por:
- Hyundai Azera segue vivo e está ainda mais luxuoso
- Como é o superesportivo de 1.124 cv movido a lixo reciclável
- Fiat Grande Panda, futuro sucessor do Argo, tem truque de Peugeot 2008
- Fabricante da Coreia do Norte tem clone do Corolla para chamar de seu
Segundo a imprensa chinesa, a Madusan é uma empresa especializada na importação de veículos para a Coreia do Norte. No vídeo divulgado, um Han é mostrado sem os emblemas e é chamado de Madusan EV. A autonomia de 720 km é uma incógnita, afinal, o Han não tem versões com este alcance.
A mídia sul-coreana relata que o vídeo do carro vem de um vídeo de quase oito minutos postado no YouTube em 14 de junho.
O vídeo completo fala sobre uma série de atividades nas quais a Madusan está envolvida, que incluem a importação de telefones celulares, mineração e metais preciosos. Esses produtos provavelmente são comprados na China, país que tem parceria comercial com a Coreia do Norte.
A Coreia do Norte tem uma longa história com carros chineses. Alguns carros chegaram a ser fabricados no país em regime CKD. Os modelos são feitos sob licença e até uma versão do Fiat Siena chegou a ser montada no país. O Doblò foi outro Fiat que ganhou as ruas norte-coreanas. O tamanho do mercado de automóveis, no entanto, é desconhecido.
Jornalista Automotivo