Exclusivo: VW Saveiro já tem data para morrer e a culpa é da nova VW Tarok

Picapes não vão conviver e Saveiro terá seus últimos anos de vida no Brasil
Renan Bandeira
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28.06.2024 às 22:43 • Atualizado em 12.11.2024
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Picapes não vão conviver e Saveiro terá seus últimos anos de vida no Brasil

A Volkswagen não terá a Saveiro convivendo com a VW Tarok em nosso mercado. A picape compacta da marca alemã foi renovada no ano passado e ganhou sobrevida para se segurar no mercado até a chegada da prima de porte levemente maior.

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A Mobiauto apurou recentemente junto a fontes próximas da Volkswagen que a Saveiro já tem data definida para sair de linha. A marca entende que 2026 é o ano limite para a fabricação do modelo, que já tem 40 anos de linha de produção. O motivo? A preparação para chegada da Tarok, que acontecerá no mesmo ano.

Primeiramente, a marca trabalhava com data de encerramento da produção da Saveiro para 2025, internamente, e a chegada da Tarok ficaria para 2027, segundo o SOP de algumas peças. No entanto, o esquema foi reorganizado e agora a Saveiro aguentará mais um tempo no mercado para passar o bastão para a prima maior.

A VW Tarok chegará para brigar com Chevrolet Montana, Nova Oroch (ou Niágara), a picape da Nissan, a picape do Corolla Cross e provável nova geração da Fiat Strada. Será uma picape intermediária de medidas mais comedidas que a Fiat Toro, por exemplo.

A receita é basicamente a mesma que vemos na Montana. Inclusive, o VW T-Cross fará o mesmo papel do Tracker no projeto. Isso quer dizer que podemos esperar por um visual um pouco diferente e até mais imponente da picape contra o SUV, mas com um compartilhamento grande de peças e também da estrutura.

Afinal, a VW Tarok usará a plataforma MQB A0, mesma de T-Cross, Nivus, Polo e Virtus. No caso dela, o entre-eixos e o comprimento ficarão mais espichados.

A motorização também deve ser compartilhada. A picape deve usar motores 200 TSI, que são 1.0 turbo flex de até 128 cv e 20,4 kgfm e quem sabe o 1.5 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm. Este último ainda não é usado no Brasil, mas já teve produção confirmada pelo Sindicato de Metarlúrgicos de São Carlos e Ibaté. A fábrica de motores da VW fica em São Carlos (SP).

Ele será o substituto do atual 250 TSI 1.4 turbo flex de VW Taos, Polo GTS, Virtus Exclusive e T-Cross Highline.

E o nome da picape?

Chamamos de VW Tarok, que é como o veículo é tratado internamente. Em alguns postos de trabalho também é chamada de Udara, ou apenas VW 247 – seu código de projeto inicial. No entanto, o modelo ainda não tem nome definido.

Mobiauto acredita que até mesmo o nome Saveiro pode ser usado na nova picape, já que elas não conviverão no mercado. Como apuramos, a geração atual da Saveiro sairá de linha pouco antes de a VW Tarok ser lançada, e isso pode ser uma passagem de bastão inclusive do nome.

Até porque a tal VW Tarok terá o mesmo objetivo da Saveiro no mercado. Ser uma picape de trabalho, até por isso usará suspensão traseira com feixe de molas, assim como acontece com a Strada. Então não seria nenhum espanto que o novo projeto seja a “Nova Saveiro” já que o projeto atual da Tarok é bem diferente daquele apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018.

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