BYD já vende mais que Ford e Caoa Chery juntas no Brasil

Relativamente jovem no mercado brasileiro, a BYD já vende (muito) mais que marcas consolidadas
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19.07.2024 às 10:44
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Relativamente jovem no mercado brasileiro, a BYD já vende (muito) mais que marcas consolidadas

O tamanho da BYD dentro do segmento elétrico brasileiro é incontestável, vide a sua marca de emplacar sete a cada 10 elétricos vendidos por aqui. Porém, a marca chinesa se mostra grande para o mercado como um todo e já vende mais que Ford e Caoa Chery somadas.

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Os números podem espantar, mas são o reflexo da realidade. Nos primeiros seis meses de 2024 a BYD emplacou 32.463 unidades no território brasileiro. Enquanto isso, ambas as outras marcas, citadas, juntas totalizaram 31.558 veículos vendidos (3.590 para Ford e 27.968 para Chery).

 

Vale ressaltar que o volume foi atingido pela BYD muito por conta de três de seus produtos, Dolphin, Dolphin Mini e Song Plus. Principal figura da investida chinesa no Brasil feita no ano passado, o Dolphin já soma 9.608 unidades vendidas no ano[VM1] .

O Dolphin Mini foi lançado em fevereiro e já é dono do posto de elétrico mais vendido do país. Foram 9.050 unidades emplacadas, número que só não foi maior graças ao seu tempo de mercado.

Já o Song Plus não é um elétrico, como os dois já mencionados. O SUV híbrido foi o produto mais emplacado da marca chinesa por aqui no primeiro semestre, e atingiu o número de 10.038 vendas.

Além de ser apenas uma demonstração da força da BYD, a situação se deve também a outros fatores. Vale ressaltar que os números tratam apenas de veículo de passeio e não incluem utilitários.

O caso da Ford

Já faz mais de três anos que a Ford encerrou suas operações no Brasil e acabou com a produção de suas fábricas por aqui - inclusive a de Camaçari (BA), que será usada pela BYD.

Sem fabricação nacional, seus produtos chegam por aqui apenas por meio de importação, o que acaba por encarecer seu valor e afastar potenciais consumidores. Mas isso não é o principal, uma vez que a chinesa também ainda não possui produção local.

 

A norte-americana não possui nenhum veículo de passeio popular no mercado brasileiro e a maior parte de seu volume de vendas advém de veículos com maior valor agregado (Ranger, Maverick e Transit).

No segmento familiar, a Ford possui apenas o Territory, que graças ao seu valor acima dos R$ 200 mil não é popular. Sem um produto que possa inflar seu volume de vendas dentre os veículos de passeio, soma o volume semestral de 3.590 vendas.

O caso da Caoa Chery

Primeiro vale ressaltar que a diferença entre Chery e BYD não é grande e foi de 4.495 unidades no primeiro semestre. A produção dos carros da Chery já é nacionalizada e a diferença se deve mais a sua gama de rodutos.

Os Tiggo 5x e 7 praticam preços competitivos e fazem sucesso no mercado brasileiro, com números que se equiparam e em certos casos superam os carros da BYD. No entanto, são os únicos da marca com potencial grande de emplacamento.

 

A BYD conta com os já mencionados Dolphin, Dolphin Mini e Song Plus, além de ter lançado recentemente o Song Pro. Assim, a marca chinesa tem mais produtos protagonistas no mercado brasileiro.

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