BYD Shark: picape híbrida plug-in é lançada com preço de Toyota Hilux

Modelo capaz de rodar 100 km no modo elétrico estreia no Uruguai antes de desembarcar no Brasil
Diego Dias
Por
19.08.2024 às 21:01
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Modelo capaz de rodar 100 km no modo elétrico estreia no Uruguai antes de desembarcar no Brasil

Prestes a ser lançada no Brasil – segundo as apurações da Mobiauto, a estreia está prevista para setembro - a picape média híbrida plug-in BYD Shark acaba de desembarcar no Uruguai com preço pouco superior ao de uma Toyota Hilux. As primeiras unidades serão entregues aos clientes em novembro.

De acordo com o site Autoblog Uruguay, a nova BYD Shark será comercializada no país vizinho custando entre U$S 69.490 e U$S 72.990, o equivalente a R$ 375.843 e R$ 394.773, respectivamente, em conversão direta na cotação atual da moeda norte-americana. Para efeito de comparação, a caminhonete da marca chinesa tem preço inicial pouco superior ao da Toyota Hilux SRV, que no mercado uruguaio sai por U$S 61.490 (R$ 332.636). Vale dizer que a versão mais cara da Hilux no mercado uruguaio, a SRX, ultrapassa os R$ 400.000.

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Embora seja concorrente das picapes médias convencionais movidas somente a combustão, a BYD Shark é ligeiramente maior que suas rivais, como revelam as medidas divulgadas pela fabricante. Construída com estrutura monobloco, a Shark chama a atenção pelo seu porte: 5,46 m de comprimento de 5,46 metros, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 3,26 m de entre-eixos. A Toyota Hilux, por exemplo, tem 5,32 metros de comprimento ante a Ford Ranger, com 5,35 m.

A nova BYD Shark será comercializada no Uruguai nas versões DMO GL e DMO GS, ambas equipadas com o motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina de 197 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, combinado a dois propulsores elétricos (um dianteiro de 231 cv e um traseiro de 203 cv), que também atuam como um sistema de tração integral, conectado à transmissão automática e-CVT.

O conjunto entrega 430 cv, potência combinada suficiente para a picape acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos – o torque não foi divulgado pela BYD.

Por se tratar de uma picape híbrida plug-in, a BYD Shark conta com uma bateria de 29,58 kWh que pode ser recarregada em fontes externas. Segundo os dados de fábrica, a grandalhona pode ter uma autonomia combinada de 840 km, considerando o consumo de 13,3 km/l no modo híbrido, de acordo com o padrão chinês de medições NEDC. No modo totalmente elétrico, a picape pode rodar cerca de 100 km.

A BYD informa que a Shark é capaz de carregar 835 kg na caçamba de 1.450 litros e tem capacidade de reboque de 2.500 kg. O seu peso em ordem de marcha (totalmente vazia) é de 2.665 kg.

Quando o assunto é recarga, a BYD divulga que o carregamento da bateria em corrente contínua (DC) é realizada de 30% a 80% em apenas 20 minutos, cuja capacidade é de até 40 kW. Já a recarga em corrente alternada (AC) tem capacidade máxima de 3,3 kW.

Baseada na plataforma modular DMO Super Hybrid, que traz bateria integrada estruturalmente ao chassi e suspensão independente nas quatro rodas, a BYD Shark compartilha a sua estrutura com o SUV de luxo Fangchengbao Bao 5, que também foi atração na última edição do Festival Interlagos.

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