BYD Song Plus: o que explica o sucesso mundial do SUV híbrido plug-in?

Modelo atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo
Diego Dias
Por
23.07.2024 às 21:51
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Modelo atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo

O BYD Song Plus estreou no Brasil em 2022 para aproveitar o crescimento dos SUVs híbridos no país, segmento que começou a se destacar no mercado nacional após o lançamento do Toyota Corolla Cross Hybrid, em 2020.

Nesta semana o BYD Song Plus alcançou a importante marca de 1 milhão de unidades vendidas no mundo. No primeiro semestre do ano, as vendas das versões híbridas plug-in do SUV registraram um aumento de 35,4% em comparação com o mesmo período de 2023 - no exterior, o Song Plus ainda conta com variantes elétricas.

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No acumulado de vendas dos primeiros seis meses de 2024, o BYD Song Plus vendeu o total de 166.221 unidades no mercado global.

O SUV híbrido plug-in também faz bonito no mercado brasileiro, tanto que de janeiro a junho deste ano emplacou nada menos do que 10.038 unidades no país.

Mas o que explica o sucesso do BYD Song Plus?

Lançada no mercado global em 2020, a atual geração do BYD Song Plus conta com atributos que certamente contribuíram para o seu bom desempenho comercial mundo afora, sem contar que é um dos primeiros modelos eletrificados bem-sucedidos que foram desenvolvidos por uma montadora chinesa.

Para cair no gosto do público, inclusive o brasileiro (onde o utilitário é o carro híbrido mais vendido do país), o Song Plus traz consigo quatro características marcantes como bom consumo de combustível, nível de acabamento acima da média, bom pacote de equipamentos e preço competitivo frente aos concorrentes.

Embora seja vendido também em versão elétrica em outros mercados, o Song Plus tem como destaque mesmo a configuração híbrida plug-in, movida pelo motor 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv de potência trabalhando combinado a outro propulsor elétrico de 179 cv para entregar até 235 cv e 40,8 kgfm de torque combinados.

O consumo pelo ciclo PBEV do Inmetro fica em 14,9 km/l na cidade e de 12,1 km/l estrada, o que em tese dá a ele uma autonomia rodoviária de 701 quilômetros.

Equipado atualmente com uma bateria de 18,3 kWh, o Song Plus tem autonomia elétrica de 68 km ante os 28 km do modelo anterior, que tinha bateria menor, de 8,3 kWh.

Na cabine, o acabamento dele também foi destacado pela imprensa especializada (inclusive em nosso comparativo no final de 2023), sendo também um ponto bastante elogiado pelos proprietários do SUV híbrido plug-in. O BYD Song Plus é equipado com painel revestido de material macio ao toque, detalhes em couro, além de elementos em preto brilhante e que imitam aço escovado.

Entre os equipamentos de série, o chamariz fica para a famosa central multimídia com tela giratória de 15,6 polegadas, painel de instrumentos digital configurável de 12,3”, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, bancos de couro e ajustes elétricos para os bancos dianteiros, porta-malas com abertura e fechamento elétrico, modos de direção e condução, faróis e lanternas de LED.

O pacote ainda soma assistências ao motorista, como piloto automático adaptativo (dotado de função para e anda), assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sistema de detecção para abertura de portas. O SUV  também possui câmera com visão em 360 graus 3D panorâmica e ar-condicionado automático de duas zonas com sistema de esterilização por alta temperatura.

Vendido no Brasil atualmente por R$ 239.800, o BYD Song Plus certamente não é nenhuma pechincha para a grande parcela dos consumidores, mas ainda sim tem preço competitivo no mercado de SUV híbridos plug-in, onde rivaliza direto com o GWM Haval H6 PHEV.

Atualmente, a BYD vende seus veículos eletrificados (elétricos e híbridos) em nada menos do que 88 países, enquanto a produção vai além da Tailândia, já que a gigante chinesa está em vias de começar a produzir na Hungria, Uzbequistão e também no Brasil, onde pretende construir a sua fábrica em Camaçari (BA) – antigo complexo pertencente a Ford.

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