Caoa Chery se prepara para fabricar mais dois carros no Brasil

Tiggo 7 híbrido plug-in será produzido em Anápolis (GO), assim como o maior SUV da marca – ainda inédito
Diego Dias
Por
29.08.2024 às 16:51
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Tiggo 7 híbrido plug-in será produzido em Anápolis (GO), assim como o maior SUV da marca – ainda inédito

Durante o lançamento do novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro 2025, a marca sino-brasileira também acabou confirmado outros dois SUVs importantes para o mercado nacional. Estamos falando dos novos Tiggo 7 híbrido plug-in e Tiggo 9 híbrido plug-in, que passarão a ser produzidos na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) a partir do ano que vem.

Podemos dizer que o anúncio veio de maneira inesperada, já que Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, atual presidente da Caoa, disse durante um bate-papo informal com jornalistas que o novo Caoa Chery Tiggo 7 híbrido plug-in será produzido em 2025, algo que segundo o atual chefe da montadora vai ocorrer no “meio do ano”. Com isso, podemos esperar que o SUV híbrido seja lançado entre junho e agosto de 2024.

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Com essa confirmação, podemos esperar que o novo Tiggo 7 PHEV seja o primeiro carro híbrido plug-in produzido pela Caoa Chery no Brasil. Vale dizer que atualmente a empresa já produz o Tiggo 5X e Tiggo com algum nível de eletrificação, mas que no caso é o motor 1.5 turbo híbrido-leve, que traz um motor de partida com sistema de 48V no lugar do alternador.

É um sistema híbrido-leve (ou micro-híbrido) que acaba ajudando mais no desempenho e número de emissões, do que na redução do consumo de combustível. A estreia do Tiggo 7 PHEV no ano que vem é uma forma também da Caoa Chery se preparar diante do cenário de taxas de importação, que vem subindo conforme o tempo no Brasil. Caso siga o modelo vendido lá fora, terá visual próprio na dianteira com nova grade e para-choque. O SUV já foi flagrado no Brasil pelo canal GTAutos.

Reprodução: Canal GTAutos

No exterior, o novo Caoa Chery Tiggo 7 PHEV já é vendido com o mesmo motor híbrido plug-in do Tiggo 8. Ele é formado pelo 1.5 turbo a gasolina de 147 cv de potência e 22,4 kgfm de torque e mais dois motores elétricos que, juntos, entregam 170 cv e 34,2 kgfm. O câmbio é o automático DHT com três marchas mecânicas e 11 posições simuladas.  A potência combinada é de 317 cv, enquanto o torque atinge bons 56,6 kgfm. Destaque ainda para o consumo esperado, que pode chegar nos 25 km/litro.

Caoa Chery Tiggo 9

Quem também foi confirmado para o Brasil é o novo Caoa Chery Tiggo 9, maior SUV da marca em todo seu catálogo. Certamente a novidade será o modelo mais caro da marca à venda no mercado brasileiro, ou seja, podemos esperar por um preço acima dos R$ 249.990, cobrados atualmente pelo Tiggo 8 PHEV.

O que podemos confirmar ainda é que o novo SUV grande será oferecido tanto com versão de 5 ou de 7 lugares.

É importante lembrar ainda que a confirmação da chegada do Tiggo 9 no Brasil já havia sido antecipada pelo jornalista Tião Oliveira, do Jornal do Carro. A publicação confirmou que a produção do SUV na fábrica de Anápolis (GO)  será apenas da versão a combustão, enquanto a configuração híbrida será importada da China.

O novo Tiggo 9 tem grande dimensões, sendo maior que modelos como Jeep Commander e GWM Haval H6. Prova disso é que tem 4,82 metros de comprimento, 2,82 m de entre-eixos, 1,70 m de altura e 1,93 m de largura. O porta-malas é de apenas 200 litros quando os sete lugares estão ativos.

Debaixo do capô, a versão a combustão, que deve ser produzida nacionalmente em montagem CKD no complexo goiano da Caoa Montadora, traz no mercado chinês o propulsor 2.0 turbo, cuja potência fica na casa dos 260 cv e o torque em 40,7 kgfm.

Com desenho registrado no INPI, a variante híbrida plug-in do Tiggo 9 deve vir importada da China. Tal configuração combina o motor a combustão de 238 cv e 38,3 kgfm de torque a um propulsor elétrico posicionado na traseira. Combinados, eles entregam bons 366 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A transmissão é automática de oito marchas, sendo que o maior destaque é a autonomia de 1.400 km no ciclo chinês – um tanto otimista. Já o consumo é de 19,2 km/l.

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